TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Democrática

Por:   •  30/9/2021  •  Artigo  •  1.334 Palavras (6 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 6
  1. Tema:

Gestão democrática na Educação Infantil

  1. Problema:

Quais as possibilidades e os desafios para a efetivação de uma gestão democrática na instituição de educação infantil, em que as famílias tenham de fato o direito de participar das decisões e com isso se garanta uma educação da criança compartilhada?

  1. Justificativa

Através desta pesquisa realizada, busca-se entender em que medida pode efetivar-se, nas instituições de educação infantil, uma gestão democrática que possibilite o compartilhamento da educação e do cuidado da criança pequena entre educadores e famílias.                                                                                        Trabalhar em creche possibilitou-me conhecer e compartilhar os dilemas e conflitos presentes no cotidiano de uma instituição de educação infantil. A complexa dinâmica que configura a gestão de um CEI é algo difícil de descrever, especialmente porque há uma infinidade de questões de ordem relacional que surgem diariamente no convívio entre profissionais, famílias e crianças, formando assim um cenário de tensão repleto de emoções e sentimentos nem sempre fáceis de serem compreendidos e administrados.                  A gestão do CMEI observado funciona como instrumento executivo, unificador e de integração do processo de escolarização, pois as ações planejadas e desenvolvidas salientam o ponto para o qual convergem todos os esforços da equipe pedagógica. Neste sentido, a administração escolar mantém um ambiente de ação coletiva na escola, superando as tradicionais formas hierárquicas da organização escolar, que é delegada à diretora, principal articuladora da gestão pedagógica e que exerce seu cargo com liderança e autoridade, assumindo todas as funções, porém de forma democrática, consultando as opiniões dos servidores e tomando as decisões em conjunto.                                                                                                O experimento com a gestão democrática deu-se por meio de mecanismos de democratização das relações internas do CMEI, com a prática coletiva de tomadas de decisões coletiva, que ocorrem através de reuniões mensais com todos os profissionais e de reuniões semestrais de formação de professores.  Numa gestão escolar que tem compromisso com a transformação social é preciso ir além do modelo tradicional de ensino. A proposta pedagógica da instituição e a prática pedagógica dos educadores devem resultar de algumas reflexões que serão definidoras da ação educativa, afinal o sucesso ou o fracasso na aprendizagem é coletivo, ou seja, de toda a escola (HORA, 2002).

  1. Objetivos
  1. Objetivo geral:
  • Identificar os aspectos que contribuem para a realização de gestão democrática na Educação Infantil, com vistas a desvelar a especificidade que assume a administração educacional nesse segmento.
  1. Objetivos Específicos:
  • Analisar os principais desafios no cotidiano do CMEI, para que se constitua um projeto de gestão democrática;
  • Investigar a visão que os professores e equipe de gestão tem a respeito da gestão democrática;
  • Analisar as relações interpessoais entre os educadores e a equipe gestora;
  • Conhecer os elementos que compõem o conceito de gestão democrática na escola.

  1. BASE TEÓRICA CONCEITUAL

O conceito de democracia e o ideário sobre a sociedade democrática exprimem uma série de construções sociais e históricas, reflexo da práxis estabelecida entre os homens e a realidade.

Com relação à democracia no sistema escolar, Carlos Nelson Coutinho (1994) aponta três condições básicas para que esse sistema seja democrático: a primeira condição diz respeito à educação torna-se efetivamente um direito universal, para que ocorra a socialização efetiva do conhecimento. A segunda condição refere-se à necessidade de assegurar no interior da escola o pluralismo, ou seja, a plena liberdade de expressão para todos os pontos de vista já existentes na sociedade.

A terceira condição básica para que a escola seja democrática refere-se a forma de gestão. O ambiente escolar só é democrático quando, mesmo de propriedade estatal, não é gerido autoritariamente de cima para baixo, de fora para dentro, mas encontra formas de autogestão pelos seus próprios atores e usuários diretos.

O alcance dessas ou de outras condições para a democracia na escola tencionam para que se possamos discutir e verificar qual concepção de gestão democrática se materializa no cotidiano escolar mediante os discursos  e praticas dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, na organização do poder na escola e nos processos de tomadas de decisão. No âmbito da democracia, os sujeitos envolvidos no cotidiano escolar são elementos constitutivos e necessários, já que tal democracia não surge nas instituições por acaso e espontaneamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com