TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Democrática

Por:   •  22/2/2022  •  Resenha  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 3

 “A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA”

O panorama de constantes transformações que incide nas organizações tem exigido uma gestão ágil e inteligente na qual o planejamento estratégico é crucial como ferramenta de adaptabilidade.

Atualmente a educação é considerada como fator de transformação e desenvolvimento, nesta perspectiva o planejamento surge como, como um recurso de organização, sendo este o embasamento de toda ação educacional.

A participação de Pais e Mestres é uma forma de fazer com que a participação dos pais na vida estudantil dos filhos vá além do comparecimento a reuniões e eventos escolares. A idéia é que a opinião deles colabore com a gestão sempre com o objetivo de impactar positivamente na aprendizagem dos alunos e na qualidade da Educação oferecida na escola, permitindo que as famílias e escola conversem, promovendo a integração da comunidade com a instituição escolar.

A gestão democrática é de suma importância, no desenvolvimento de projeto coletivo escolar, pois norteia e determina o destino da unidade escolar, destacando a compreensão da dinâmica das relações interpessoais, nas tomadas de decisões, sendo um instrumento favorável para efetivação da educação de qualidade e emancipação da cidadania.

O educador, ao delinear um trabalho, precisa estar familiarizado com o que pode praticar, de modo que possa escolher a melhor metodologia, conforme as necessidades do educando.

O trabalho escolar com ação de caráter coletivo realizado a partir da participação conjunta e integrada dos membros de todos os segmentos da comunidade. Exige dos envolvidos uma organização, ou seja, divisão de tarefas, mas não significa fragmentação dos trabalhos e sim comprometimento e ação partilhada com reciprocidade e interação. Sendo assim a escola precisa se unir, buscar autonomia, reivindicar seus direitos diante do poder público, definir rumos, fazer trabalho de intervenção da realidade, e realizar com seriedade seu trabalho, buscando favorecer a sua clientela e sua comunidade.

Neste estudo foi possível compreender que o exercício da gestão não é nada fácil e está sendo cada vez mais desafiador para atender a uma sociedade que está cotidianamente em mutação. Por meio da gestão participativa, o caminho pedagógico fica mais eficaz e os participantes se sentem integrantes e participativos de toda e qualquer mudança na escola.

A gestão democrática ensina ao aluno a importância de participar das decisões que envolvem seus interesses e suas necessidades e os prepara para defender o interesse comum e fazer valer seus direitos também fora da escola. É importante considerar a relação entre professor/aluno junto ao clima estabelecido pelo professor, da relação empática com seus alunos, de sua capacidade de ouvir, refletir, discutir o nível de compreensão dos mesmos e da criação das pontes entre o seu conhecimento e o deles.

Deste modo, a participação dos alunos nas aulas é de suma importância, pois estará expressando seus conhecimentos, preocupações, interesses, desejos e vivências de movimento podendo assim, participar de forma ativa e crítica na construção e reconstrução de sua cultura de movimento e do grupo em que vive. 

Portanto, Ao planejar suas ações o educador precisa ter a consciência da heterogeneidade dos indivíduos, de modo que, cada um tem sua realidade, e traz consigo vivencias e aprendizados que ocorrem fora dos portões da escola, deste modo, o professor que caminha para um processo de ensino – aprendizagem eficaz deve saber que ensinar é respeitar os saberes dos alunos, e suas diferenças, para que assim, cresçam juntos. Para que este processo ocorra é preciso que o professor motive, cative e desperte a curiosidade de seus alunos, planejando suas ações de acordo com o conhecimento prévio do perfil de sua sala e de cada um de seus alunos, pois só assim seu trabalho obterá o sucesso esperado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (713 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com