TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Escolar e Formação de Professores: Conhecendo Ferramentas Avaliativas

Por:   •  29/6/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.837 Palavras (12 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

Diego Poly Romano, 1820454

Iris Domingues Nascimento, 1822753

Juliana da Silva Galesi, 1830541

Juliana Nogueira de Souza, 1820480

Marisa Maciel Stenico, 1828031

Gestão escolar e formação de professores: conhecendo ferramentas avaliativas

Piracicaba - SP

2021


UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

Gestão escolar e formação de professores: conhecendo ferramentas avaliativas

 

 

Relatório Técnico - Científico apresentado na disciplina de Projeto Integrador para o curso de Pedagogia da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).

                                                                       

Piracicaba - SP

2021


ROMANO, Diego Poly; NASCIMENTO, Iris Domingues; GALESI, Juliana da Silva; SOUZA, Juliana Nogueira de; STENICO, Marisa Maciel. Gestão escolar e formação de professores: conhecendo ferramentas avaliativas. Relatório Técnico-Científico. Pedagogia - Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Tutora: Maria Cleonice dos Santos. Goncalves. Polo Piracicaba, 2021.

RESUMO

A complexidade existente no processo de avaliação da aprendizagem tem levantado importantes reflexões e discussões ao longo dos últimos anos. É sabido que tal prática sozinha não assegura a democratização e inclusão no processo ensino-aprendizagem. Questionar as ferramentas utilizadas no processo de avaliação e propor novas ferramentas se faz necessário diante do cenário em que vivemos e da própria evolução natural do desenvolvimento do educando. O objetivo deste trabalho é realizar, junto aos docentes da E. E. Profa. Carolina Mendes Thame, uma formação continuada, visando ampliar o conhecimento a respeito de ferramentas que viabilizem um processo avaliativo mais inclusivo e democrático. Em pesquisa de campo, realizada com a equipe docente desta unidade escolar, verificou-se que os mesmos demonstram desconhecimento de ferramentas diferenciadas que possam compor o processo avaliativo. Optamos por realizar esta ação durante as ATPCs, pois constituem-se espaços e momentos privilegiados para o debate do tema abordado junto à Gestão escolar.

PALAVRAS-CHAVE: Avaliação; Formação continuada; ATPCs; Gestão escolar.


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        1

2. DESENVOLVIMENTO        2

2.1 Objetivos        2

2.2. Justificativa e delimitação do problema        3

2. 3. Fundamentação teórica        4

2.4. Metodologia        5

3. RESULTADOS        6

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

5. REFERÊNCIAS        8

1. INTRODUÇÃO

Paulo Freire inspira e orienta a construção de uma educação capaz de contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade que combata a exclusão. Segundo Freire (1996) é importante que o aluno desenvolva competências que fortaleçam sua autonomia e sua identidade, possibilitando a construção de um saber autônomo, significativo e libertador, e uma visão crítica e racional do que o cerca. As ideias de Freire (1987) aparecem para confrontar diretamente práticas educativas que se baseiam no senso comum e na pedagogia tradicional ao propor uma pedagogia libertadora que possibilita aos estudantes desenvolverem uma postura crítica a respeito da realidade em que vivem e, a partir disso, transformarem a sociedade. A escola moderna já deu os primeiros passos para a construção de uma sociedade mais justa ao garantir o acesso de negros, pobres e mulheres, mas ainda é insuficiente em estratégias de permanência desses alunos e no desenvolvimento pleno e crítico do cidadão. Para garantir a progressão moral e intelectual dos estudantes, muitos aspectos necessitam de constante reforço e reflexão, entre eles o processo de avaliação ao qual os estudantes estão submetidos (SOUZA, 2020).

Luckesi (2001) afirma que o processo avaliativo precisa superar as amarras históricas relacionadas à sociedade burguesa, ou seja, há necessidade de uma reflexão a respeito das provas seletivas, que resultam em uma aprendizagem não diagnóstica, autoritária e antidemocrática, transformando-as em ferramentas avaliativas coerentes com uma educação libertadora.

Desta maneira, o projeto dialoga com as disciplinas Gestão escolar, onde traz a figura do gestor como responsável por dar continuidade à formação dos professores; Avaliação Educacional e da Aprendizagem, que aponta como questões nucleares para o desenvolvimento do trabalho docente: o que é avaliar? Para que avaliar? Como e quando avaliar? E Teorias da Aprendizagem que ressalta a importância do papel do professor como mediador do processo de ensino e aprendizagem.

O presente trabalho visa realizar formação continuada durante as ATPCs capaz de ampliar o conhecimento dos(as) docentes da E. E. Profa. Carolina Mendes Thame, localizada no endereço: Av. Orlândia, 401 - São Francisco, Piracicaba/SP, a respeito de ferramentas possíveis de serem utilizadas em um processo avaliativo mais inclusivo e democrático, ainda mais considerando o momento de pandemia em que estamos vivendo, onde o ensino híbrido se faz presente.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Objetivos

O objetivo geral deste Projeto Integrador consiste em ampliar o conhecimento dos(as) docentes a respeito de avaliação processual e ferramentas possíveis de serem utilizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (136.9 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com