TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Educação Infantil- Particularidades

Por:   •  16/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.622 Palavras (7 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 7

Gestão Educacional -  Uma nova visão

Autora: Sonia Simões Colombo e colaboradores

Capitulo 15 A gestão da Educação Infantil- Particularidades

  • Convite

 O convite serve para a aproximação do texto e interação. Seja quem for que estiver lendo não esquecer-se de sua chave, uma expressão tirada do poema de Carlos Drummond de Andrade que significa a chave da consciência para abrir um novo horizonte da Educação Infantil.

 O trabalho é democrático, envolvendo toda comunidade (diretores, professores, pais, crianças, e etc.) para uma responsável construção em busca de uma identidade menos desprezada e mais valorizada, tomando a frente um gestor com responsabilidade e capacidade para as mudanças.

  • Que escola é essa?

 Um pouco de história – A educação infantil é um processo histórico de vista social.

 As primeiras reivindicações por creches em fabricas no inicio do século XX; na década de 1950 houve um aumento na classe média por pessoas capacitadas a cuidarem de crianças pequenas.

 A imobiliária mexeu geograficamente no espaço das crianças, tirando o lazer e a recreação somada também a mudanças na estrutura familiar. Mães agora mais no mercado de trabalho tendo que dividir a educação de seus filhos em lugares diferenciados, ensinando a importância da individualidade fez com que a demanda aumentasse para crianças de 0 a 6 anos.

 Apesar de tudo a lei 5692 de 1971 no Brasil, artigo 19 da ênfase ao período pré–escolar  ´´O sistema de ensino velarão para que as crianças de idade inferior a 7 anos recebam conveniente em escolas maternais, jardins de infância a instituições equivalentes `` (Ministério da Educação e do desporto, 1971)Antes não é necessário formação acadêmica para trabalhar na área da educação, tinha como cuidado a higiene, alimentação e cuidados enquanto seus pais trabalhavam.

Houve uma mudança nesse cenário recentemente agora que recebe é chamado educativo e não mais recreativo. A instituição Brasileira de 1988 define a creche como um direito da criança, u dever do estado e uma opção da família. O estatuto da criança e do adolescente, de 1990, destaca o direito da criança ao entendimento em instituição. Tendo um aumento também de berçários e pré-escolas particulares.

 A primeira etapa da educação básica começa em 1996 com a LBD da Educação Nacional. Em 1998 começam a oferecer ensino em universidades no Brasil para ajudar na qualidade do ensino da educação infantil.

Nas duas ultimas décadas houve uma grande preocupação com os projetos infantis; incluindo e preparando cada vez mais a criança no ambiente social ajudando-as nas atividades, brincadeiras e a lidar com outras crianças. O Ministério da educação e desporto constata uma diversidade e heterogeneidade nas escolas.

 Ainda não há um conhecimento e instrução para essa nova etapa da educação; a rede particular oferece varias propostas.

 O atendimento das crianças de 0 a 6 anos, coloca em debate a competências dos profissionais que atuam nessas áreas da educação infantil assim veio à constituição de 1988 para orientar os profissionais dessa área com o Referencial Curricular Nacional. E a lei das Diretrizes e Bases titulo VI, artigo 62, ´´ A formação de docentes para atuar na educação básica farse-a em nivel superior, em curso de licenciatura, de graduação plena em universidades em institutos superiores de educação, adimitida, como formação minima para o exercicio do magisterio na educação infantil e nas quatros primeiras série do ensino fundamental , a oferecida em nivelmédio, da modalidade Normal ``.

 Portando não há legitimidade na busca pelo educador infantil (profissionais responsavel de crianças até 6 anos ) tenham eles formação especializadas ou não.

 A história tem de organizar saberes e aproveitar o que foi de melhor construido dessa trajetória.  Assim a escola busca sua identidade própria garantindo a crianças seus direitos fisícos e psicologicos reafirmando que esse papel é do gestor escolar assegurar essa responsabilidade.

Contexto da Educação infantil: particularidades muito próprias – constataçoes e comentarios

 Conforme acima as escolas infantil costumam ser singularizadas e com multi funçoes que tender a asseurar as necessidades das crianças ( 0 a 6 anos ) e informando seus pais; pois a escola é o seu primeiro passo para uma coletividade sem a observação de seus pais, em que horarios e rotinas não são iguais a de seu ambiente familia. Por isso a area da educação infantil exige muito do profissionais que para essa area deve dar o máximo de sua competência deixando seus problemas de lado e abraçar o universo infantil com respeito e qualidade.

 Lembrando que o afeto que tem dentro de casa não classifica como um bom funcionário, pois a escola o convívio e o ambiente são diferentes.

 O profissional deve estar preparado para possíveis imprevisto como alunos novos, troca de horários, o gestor ajuda-os a realizar uma enquete para o melhoramento do ambiente como: atividades recreativas, monitores, concepções sobre brincadeiras, salario, necessidade de atendimento especial ao aluno. Outro assunto seria: quem levanta a escola em que normalmente são empresas e famílias e o próprio dono pode ser a vir o diretor da escola, administrador e coordenador ao mesmo tempo, para isso ele deve ser estudado nessas áreas.

 O gestor da escola pode trazer movimentos negativos ou positivos sobre sua atuação, deve saber lidar com os imprevistos do cotidiano da escola que nunca será o mesmo, então ele deve saber se impuser a isso sem prejudicar a escola.

Duas peculiaridades relevantes

A família e a escola: Diálogos transversais

 Tanto escola como os pais deve ter uma conversa aberta, a escola deve passar a realidade da escola sem fantasiar e os pais devem entender as regras da escola, assim não criando certa ansiedade de ambos os lados e não havendo surpresa ao longo do tempo.

 A confiança de ambos os lados são conquistadas no decorrer, ou dependendo pode haver a desconfiança vai do que a escola passa para os pais ate se tornar um pensamento fixo.  

 A relação e considerada a mais complicada, pois envolvem muitas pessoas e nem todos vê o lado pessoal das famílias assim criando preconceitos. Profissionais não preparados pode prejudicar a imagem da escola generalizando a situação podendo perder um aluno, assim havendo a necessidade de estratégias para maior inclusão desses pais. Muitos gestores estão ressabiados em seguir tradições, exemplos festas de confraternização, pois podem atingir alguns pais que pode transmitir queixas fora da escola e repassar a outros pais por acharem não produtivas; para isso deve haver o dialogo entre ambos sobre o ambiente escolar assim deixando as ofensas de lados e colocando os pontos importantes dos pais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com