TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Estágio

Por:   •  1/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  6.594 Palavras (27 Páginas)  •  756 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        RELATO DA ANÁLISE DO REGIMENTO ESCOLAR        6

3        RELATO DAS ENTREVISTAS COM A EQUIPE DIRETIVA        8

4        RELATO DA OBSERVAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E SUPERVISÃO        10

5        ATA DE REUNIÃO PEDAGÓGICA E/OU ADMINISTRATIVA        12

6        RELATO DA OBSERVAÇÃO DA ROTINA DO SUPERVISOR/ORIENTADOR        14

7        PLANO DE AÇÃO        16

8        RELATO DA APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO À DIREÇÃO ESCOLAR        18

9        VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO        19

CONSIDERAÇÕES FINAIS        20

REFERÊNCIAS        21

INTRODUÇÃO

O Estágio Curricular Obrigatório lll, foi realizado no Colégio Apogeu Educação infantil e fundamental LTDA, tem como objetivo, relatar experiências, realizações e impressões, para que possa ser compreendido o processo de supervisão acadêmica e as possibilidades de atuação do professor.

O trabalho se discorre com a pesquisa sobre o trabalho do Diretor (a) e do pedagogo em sua atuação, quais as possíveis áreas em que sua intervenção é fundamental, retratando a educação o papel social, nos dias atuais para além ambiente escolar, considerando a atuação desses profissionais em vários programas educativos, tendo ainda como finalidade mostrar ao estagiário como é desenvolvido todo o trabalho da Gestão da escola.  O Diretor (a) tem como objetivo principal exercer a função de orientador e supervisor dentro de uma escola, onde seu papel é trazer para os professores e toda e equipe seu conhecimento e experiência.

O campo de atuação do professor   é muito amplo tendo importância fundamental em todas as instituições de segmento educativo. Por tanto os profissionais dessa área estão indo além dos muros da escola, sendo cada dia mais visto. O estágio foi baseado na busca de conhecimentos sobre vários assuntos propostos como, a leitura obrigatória que fala sobre, Pedagogia em ação o papel do pedagogo e suas diversas atuações, analise do regimento escolar, entrevista com a equipe diretiva, observação da organização e supervisão, ata de reunião pedagógica ou administrativa, observação da rotina do supervisor ou orientador, plano de ação, esses são os assuntos abordados durante todo o estágio. Assim foram feitas todos as entrevistas com a equipe pedagógica para a realização do relatório de estágio na escola Apogeu onde foi realizado o estágio. Os resultados obtidos demonstram a importância do estágio presencial.

  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O pedagogo tem uma ampla área de atuação, podendo ser essas áreas na educação infantil, anos iniciais, curso de nível médio, educação profissional em âmbito de serviço e apoio escolar e formação docente até as áreas não escolares como pedagogo hospitalar, pedagogo empresarial entre outros.

Apesar de o curso abranger várias áreas que são possíveis para a atuação do pedagogo a escolar ainda é a que apresente maior possibilidade de estudo e campo de trabalho.  O pedagogo ocupa um amplo espaço na organização do trabalho pedagógico, sendo um articulador no processo de formação cultural que se dá no interior da escola. Sua presença é fundamental na organização das práticas pedagógicas e consequentemente na efetivação das propostas é o grande responsável pelas propostas e elaboração das aulas que os aluno vão participar ao longo do ano ,desempenhando o papel de orientador e supervisor dentro do ambiente escolar em diversos níveis de ensino, ocupando um amplo espaço na organização pedagógica no trabalho que será desenvolvido com os alunos sendo o articulador no processo de formação cultural que se dá no interior da escola. É indispensável a presença de um pedagogo na organização das práticas pedagógicas e também na efetivação de propostas que vão coloca-las em ação. Sendo o mediador em todo o processo de ensino aprendizagem garantindo assim a consistência das ações pedagógicas.

Para Vygotsky (1996), fica especialmente claro o desenvolvimento da criança em uma análise entre biológico, cultural e psicológico para assim dizer sobre o seu desenvolvimento, sem esse aspecto não diz sobre as   leis naturais universais pré-definidas pela genética dado em um contexto social e cultural. Ele compreende que a criança passa por um processo de maturação de potencias internas, tal processo se remete a analogia do crescimento infantil comparado ao das plantas onde se reduz o processo do crescimento psíquico ao desenvolvimento quase que exclusivamente biológico. Já Leontief (2001) e Elkonin (1987) tem pensamentos parecidos ao acreditarem que é preciso levar em consideração, principalmente, a relação da criança com o meio e que a mesma é exclusiva para cada situação, onde o professor deve conhecer profundamente o processo de desenvolvimento em que a criança está para que assim faça estabelecer atividades pedagógicas especificas para a faixa etária que promovam o desenvolvimento da criança. Sendo a definição de cultura, por Vygotsky (1996), tudo que foi criado e modificado pelo homem na natureza, ele afirma que nesse processo de transformação do meio, o homem acaba transformando sua própria conduta e que o domínio de tal conduta (como a atenção voluntária, por exemplo) é caracterizado por uma função psicológica superior exclusiva dos seres humanos. Segundo o autor esse domínio é dado pela significação (criação de signos) e o principal signo é a linguagem, tendo, então, grande importância no desenvolvimento psicológico. A significação é uma característica primariamente social que depois é transferida para o interior do indivíduo, e esta é a lei genética geral do desenvolvimento cultural, que o caracteriza como uma operação organizada. Leontief (2001) e Vygotsky (1996) concordam, então, que as aptidões exclusivamente humanas, são adquiridas pela criança após introdução de signos e apropriação cultural, não sendo transmitidas biologicamente. A apropriação cultural só é dada com a mediação de outro indivíduo, sendo caracterizada por Leontief (2001) como educação. Logo, o ensino, como agente educador, não pode se basear na maturação espontânea da criança nem na hereditariedade das funções psíquicas superiores, mas na promoção de condições e signos para que as mesmas se formem. Sem necessariamente estar sincronizada com as etapas desenvolvimento, a aprendizagem deve atuar na zona de desenvolvimento potencial (ZDP), no que ainda não está maduro, estando a frente e impulsionando o desenvolvimento. O professor deve usar de suas ferramentas e conhecimentos pedagógicos para proporcionar aos alunos esses conhecimentos de maneira clara e objetiva se certificando que os alunos estão conseguindo alcançar seu pleno desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.7 Kb)   pdf (213.8 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com