TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Recursos Humanos

Por:   •  5/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.025 Palavras (9 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE SUPERIORES DE TECNOLOGIA

 

Kellen Oliveira Zacharias RA: 9144269916        

Marciano da Silva Vaz RA: 8945187351

Regina A. Bogarim Perez RA: 8520927167

Robson Pinheiro RA: 8905168590

Rosana Sanches de Souza RA: 8520927393

DESAFIO PROFISSIONAL

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Disciplinas Norteadoras:

Técnicas de Recrutamento e Seleção;

Saúde e Segurança do Trabalho;

Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas.

Ponta Porã/MS-2015

PRODUÇÃO ACADÊMICA

PASSO 01: RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS

        Notamos que a Construção Civil Lopes & Lopes sofre no momento um número muito grande de desligamentos de funcionários nos cargos de mestre de obras, portanto foi elaborado um planejamento para recrutamento e seleção de novos profissionais para este cargo, temos como conhecimento que um mestre de obras é o profissional responsável pela execução de obras de pequeno e grande porte, trabalha gerenciando toda a mão de obra sendo, portanto, um administrador.                                                                                         Em uma grande construtora, como a Lopes & Lopes, a figura do Mestre de Obras é o elo entre a Engenharia e o Canteiro de Obras, é ele que dá as ordens e orientações para os demais. Portanto o processo de recrutamento e de seleção de pessoas da Construtora Civil tem como objetivo selecionar pessoas eficiente e eficaz, para o cargo mestre de obras.                        As técnicas para o recrutamento e a seleção desses profissionais acontecerá de maneira que será levado em conta as experiências, referências e algum tipo de curso ou diploma que se refere na área. Além disso, é pedido que o interessados saiba coordenar os serviços da obra, sempre repassando aos funcionários todas as recomendações do Engenheiro, também possuir um bom relacionamento com os demais funcionários, facilidade de comunicação, responsabilidade e atenção à segurança e qualidade.                                                                                  De acordo com o anunciado pela empresa, o salário e os benefícios são à combinar, com essa seleção de profissionais a construtora terá grandes benefícios para terminar a obra do viaduto, pois terá novos talentos e experiências para a empresa, com a entrada de novos colaboradores, que não faziam até então parte dos quadros da organização, dá-se uma importação de ideias novas, que conduzem inevitavelmente a diferentes abordagens dos problemas internos da empresa e, quase sempre, a uma revisão da maneira pela qual os assuntos são conduzidos dentro desta.

PASSO 02: CRONOGRAMA DE NOVOS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

        Observamos que os equipamentos da Lopes & Lopes já deveriam ser substituídos, erguemos um relatório com datas que apontam que estes materiais foram entregues aos profissionais no início da obra, a partir desse período nunca foi realizado trocas, vimos que muitos equipamentos encontram-se vencidos e gastos.

        De acordo com a NR, a construção civil é um local onde ocorrem muitos acidentes, a forma mais eficaz de evitar tais acidentes é a colocação de proteções coletivas. Montamos um cronograma apresentando os equipamentos que deveram ser substituídos imediatamente, pois a construtora deve em primeiro lugar manter a segurança de seus profissionais.

PRINCIPAIS EPI´s e EPC´s

Capacete de Segurança

Usado para fornecer proteção para a cabeça contra impactos causados pela queda de objetos e materiais.

Protetor Auditivo tipo Plug

Muito usado para controlar a exposição ao ruído.

Botina de Segurança

Fornece segurança para os pés contra perfurações causadas por pregos e outros, proteção contra queda de objetos (bico de aço), evita que o trabalhador seja vítima de escorregões.

Máscara para poeira

Proteção contra poeiras provenientes de corte de tijolos, cerâmicas, etc. Proteção contra o pó proveniente de madeira.

Máscara para produtos químicos

Usada por todos os atingidos pelo pó de cimento gerado na betoneira, e usada também para proteger contra os químicos na pintura.

Cinto de Segurança tipo paraquedista

Indicado para proteção em trabalho em altura. Vale lembrar que trabalho em altura é todo trabalho acima de 2 metros de altura.

Viseira de Proteção

Serve para proteção contra partículas em projeção. Muito usado em serras circulares, lixadeiras e poli cortes.

Óculos de Proteção

Serve para proteção contra partículas em projeção. Tem uma desvantagem perante a viseira. Os lados dos óculos têm pequenos espaços que podem permitir a passagem das partículas.

Luva de Raspa

Para proteção em trabalhos onde haja risco de corte ou para trabalhos com risco de lesão. Muito usado no carregamento de ferros e vergalhões.

        Portanto o trabalho na construção civil é um dos que mais matam atualmente, pois precisamos trabalhar com mais segurança no trabalho, desse modo a Lopes & Lopes substituirá os demais equipamentos relacionados no cronograma por novos materiais, prevenindo assim os acidente de trabalho.

PASSO 03: SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUTORA CIVIL LOPES & LOPES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (166.5 Kb)   docx (312.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com