TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão e Organização

Por:   •  6/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  995 Palavras (4 Páginas)  •  45 Visualizações

Página 1 de 4

                                                                          [pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

NOME COMPLETO

RA

Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Escolar e

 Não-escolar

PORTFÓLIO 1 – CICLO2

Bauru

2022

  1. INTRODUÇÃO

Para realizar a atividade, após várias pesquisas, a instituição escolhida foi o Abrigo da Velhice São Vicente de Paula, localizado na cidade de Rio Claro no estado de São Paulo.

O Abrigo da Velhice São Vicente de Paula, tem sua missão, visão e valores:

Missão: Oferecer atendimento integral e humanizado ao idoso, proporcionando conforto emocional e físico através de atendimento especializado, garantindo moradia segura para a tranquilidade dos familiares.

Visão: Ser o marco no atendimento especializado ao idoso no Município de Rio Claro.

Valores: Amor, respeito, dignidade, fé, seriedade e caridade.

A história do Abrigo da Velhice São Vicente de Paula, nos mostra que foi fundada por um influente religioso, Monsenhor Botti, no qual seu objetivo era de um trabalho de acolhida aos mais pobres e marginalizados pela sociedade. Fundada com o nome de “Escola dos Meninos Monsenhor Botti”, onde prestava assistência a crianças de rua e alguns idosos, após várias transformações no município de Rio Claro, a então escola, se torna um abrigo somente para idosos e passa a se chamar “Abrigo da Velhice São Vicente de Paula”.

Com mais de cem anos de história, o abrigo é uma instituição privada e filantrópica, sem fins lucrativos, atendendo hoje mais de sessenta idosos, de ambos os sexos que necessitam de apoio, moradia e atendimento especializado.

O perfil ideal para atuação nesse abrigo, são de pessoas/profissionais preocupadas com a velhice, com o bem estar do idoso, que desenvolva trabalhos emocionais, pedagógicos, saudáveis e autônomos, para que o idoso se sinta e permaneça sempre ativo, ou seja, tenha uma melhor qualidade de vida.

  1. CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS

O Abrigo conta hoje com vários profissionais, de diversas áreas, para proporcionar uma assistência de qualidade aos idosos. Abaixo as áreas de atuação profissional, assim como seu desenvolvimento/benefícios:

-Serviço Social: Defende a integridade física, social e mental dos idosos abrigados.

-Psicologia: Atendimento psicológico regularmente, auxiliando o idoso em sua autonomia e independência.

-Nutrição: Nutrição adequada para garantir vida saudável e de qualidade, evitando/reduzindo riscos de doenças crônicas e fortalecendo o sistema imunológico.

-Fisioterapia: Desenvolvida para mantar sua qualidade de vida, sua independência diária, garantido o bem estar.

-Educação Física: Realização de exercícios mentais e físicos está intrinsecamente relacionado à longevidade

-Fonoaudiologia: Além das responsabilidades pela audição, linguagem, deglutição, mastigação, respiração, sucção é grande aliado para minimizar doenças degenerativas e auxiliar no fortalecimento das cordas vocais.

-Enfermagem: Através de atendimento humanizados, promover, prevenir e recuperar a saúde dos moradores.

-Medicina: Atendimento individual e especializado necessário para essa faixa etária.

-Farmacêutico: Responsável por efetuar o planejamento, armazenamento, preparo, distribuição, dispensação e controle dos medicamentos de maneira eficaz e eficiente

-Serviços Gerais: Equipe completa de profissionais que atuam diariamente na limpeza, manutenção, organização e conservação dos ambientes.

Cada profissional atua de forma consciente, profissional, especial, participativa e humanizada, em prol de uma excelente qualidade de vida dos idosos.

  1. ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO

        O Abrigo da Velhice São Vicente de Paula, em sua estrutura, possui quatro lares e uma enfermaria. Os dormitórios/lares são selecionados de acordo com a necessidade de cada idoso, visando o maior conforto, segurança e cuidado, proporcionando assim maior individualidade. Possui também uma capela, espaço para horta, sala para atividades físicas e pedagógicas, campo de futebol, jardim e uma área para eventos beneficentes.

        Dentre as atividades desenvolvidas, temos a lúdico-terapêuticas, onde são realizadas em locais apropriados. Essas atividades estão estruturadas e organizadas da seguinte forma:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (133.6 Kb)   docx (71.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com