TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão em Sala de Aula

Por:   •  27/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.311 Palavras (6 Páginas)  •  27 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

AMPLI – DUQUE DE CAXIAS

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................4

1        A  GESTÃO APLICADA À SALA DE AULA: CONCEITO E FUNDAMENTAÇÃO............................................................................................5

2  A GARANTIA DAS CONDIÇÕES DE APRENDIZAGEM PARA OS ALUNOS..............................................................................................................6

3 O DESENVOLVIMENTO DAS CONDIÇÕES DE ENSINO PELOS PROFESSORES..................................................................................................7

4 OS REQUISITOS NECESSÁRIOS À GESTÃO DE SALA DE AULA

...................................................................................................................8


INTRODUÇÃO

Segundo a Constituição Federal de 1988, todos somos iguais perante a lei e temos os mesmos direitos, mas quando o assunto é aprender, somos completamente diferentes. Cada ser humano possui sua própria capacidade cognitiva, seu tempo e seu modo para adquirir conhecimento e obter seu desenvolvimento.

Insta ressaltar que, dentro de uma sala de aula, onde encontramos em um só lugar cerca de trinta alunos com uma pluralidade de conhecimentos, cultura, modo de vida, raça, classe social dentre tantos outros aspectos diferentes entre eles, conseguimos mensurar o grande desafio do professor em ser o mediador, em incentivar e motivar de uma forma tão abrangente um único conteúdo capaz de alcançar tantas diferenças e, sobretudo de acordo com o planejamento escolar.  

  1. Gestão aplicada na sala de aula.

             Grandes desafios norteiam o professor dentro de uma sala de aula. Não é somente entrar, abrir o livro e ensinar. Existem caminhos a serem percorridos que precisam que seu planejamento anual esteja fundamentado com o da escola, com organização, métodos, dedicação e análises periódicas. É importante que as ações planejadas e executadas dentro da sala atinjam não só as metas da rede de ensino e do projeto político e pedagógico da escola como também venha a obter sucesso na formação dos alunos.

           É de suma importância o professor saber otimizar o tempo e o espaço que ele terá para interagir com os alunos e garantir que todo o grupo obtenham o aprendizado, desenvolvimento, formados não só do conteúdo ofertado, mas da capacidade e entendimento da sua formação como cidadões, conhecedores dos seus deveres e diretos, com censo crítico sabendo se auto analisar e analisar situações a sua volta e resolver conflitos.

          Após a realização de uma aula dinâmica onde os alunos têm a oportunidade de experimentar um ensino no qual ele pode não só se apropriar de suas próprias experiências, mas também raciocinar e planejar o próximo passo, realizando tarefas em grupo, compartilhando suas idéias de maneira que ele mesmo se torna mediador e coparticipante do seu aprendizado e de seus colegas, o professor deverá analisar até aonde cada aluno conseguiu chegar ao seu raciocínio através de uma análise individual e em grupo, analisando o eu cada um conseguiu aprender com seu colega, trazendo uma revisão do que foi falado na próxima aula, fazendo com que os que tiveram mais dificuldade tenham oportunidade de rever o conteúdo.

          Desse modo, os próximos conteúdos deverão está sempre encadeado, revendo sempre o anterior e acrescentando o próximo, de maneira sempre que o aluno possa estar participando no seu processo de aprender e compartilhando o seu aprendizado, sempre ativo nas atividades proposta a ele.

  1. A GARANTIA DAS CONDIÇÕES DE APRENDIZAGEM PARA OS ALUNOS.

Para obter sucesso na entrega de todo o conteúdo programado, é muito importante para que aja uma organização. Ter uma rotina flexível também é um bom caminho para atrair atenção dos alunos para os estudos, pois além de conseguir manter o conteúdo, esse tipo de rotina tem diferentes maneiras de se aprender, como aulas em grupos e individuais, trabalhos, dinâmicas entre tantos outros, fazendo com que as aulas tragam satisfação, dedicação e prazer para o aluno.

Da mesma forma, o planejamento ajuda a definir as ações do dia a dia sem deixar se perder nos conteúdos. Planejar as aulas, fazer anotações, verificar os pontos positivos para acrescentar mais, analisar os pontos negativos para melhorá-los, chegar à sala de aula sabendo qual metodologia usar e o que deve ser feito e a como executar cada atividade é uma das melhores formas de garantir um bom aprendizado. O plano de aula tem que ser bem elaborado e estar de acordo com o planejamento, com o objetivo de alcançar as metas do que exatamente precisa ser ensinado.

Além disso, analisar o desempenho de cada aluno é primordial para o avanço de uma turma, pois se uma parte está com mais dificuldade ela requer mais atenção e cuidado, por isso a interação uns com os outros e com o professor na sala de aula, é de suma importância para o desenvolvimento de cada um. Desta forma, o professor tem que fazer um registro completo no seu diário de campo e estar atento a cada passo dado, e verificar sempre os resultados.

  1. O DESENVOLVIMENTO DAS CONDIÇÕES DE ENSINO PELOS PROFESSORES.

  Para um bom aproveitamento na sala de aula, é necessário que o professor esteja preparado, sabendo o que irá transmitir e como irá fazê-lo, sabendo acolher as necessidades do âmbito escolar dos alunos. Isso se da à intencionalidade didática, que são estratégias planejadas de ensino que agem de forma adequada, organizada e bem executada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (135.7 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com