TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão na Educação

Por:   •  12/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 3


[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB

CAMPUS JUVINO OLIVEIRA – ITAPETINGA

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Maria Paula Santos Gomes

Fichamento[1]

(HORA, Dinair Leal da: SANTOS, Terezinha Fátima A. Monteiro dos (orgs.) Políticas educativas e gestão educacional. Campinas, SP: Alínea, 2014.)

  1. Diferenças conceituais e práticas entre administração e gestão escolar.

1.1.[...] é por meio da prática administrativa que o ser humano evolui, produzindo sua realidade material de maneira cada vez mais eficaz. (pag.62)


1.1.2. Na realidade, as práticas administrativas da atualidade revelam que, apesar de muitas novidades teóricas surgirem no universo acadêmico, sendo lentamente implementadas, nas últimas décadas não se presenciou muito mais do que inovações introduzidas as teorias da escola clássica de administração. (pag.65)

  1. Do mesmo modo como acorrem às mudanças na sociedade, com avanços que acontecem em processos de longa duração, dá-se, também, a evolução dos modelos de administração. (pag.65)
  2. [...] é preciso reconhecer a contribuição específica de Anísio Teixeira, que trouxe à discussão a oposição entre administração escolar e empresarial. (pag.66)

  1. Existem diversos estudos que enfatizam as especificidades das instituições educacionais, ressaltando que sua organização transcende a pura assimilação de técnicas de administração que visem à eficiência, tendo em vista que possuem objetivos distintos daqueles estabelecidos pelas empresas. (pag.67)  
  1. A concepção de administração escolar defendida por Paro, enfim, apresenta uma abordagem histórico – critica que ressalta a importância do posicionamento político  em relação aos interesses e objetivos da instituição, tendo em vista o contexto de sua realidade social. (pag.68)
  1. As mudanças ocorridas na prática da administração escolar no Brasil, no final da década de 1980, foram influenciadas pelo movimento de busca por uma nova organização social, decorrente de transformações que aconteceram no mundo do trabalho, primeiramente em nível mundial e, em seguida, nacional. (pag.69)
  1. A gestão escolar começou a ser discutida com mais ênfase no cenário educacional a partir do período de redemocratização da sociedade brasileira, com vistas ao projeto de se assegurar a equidade e qualidade do ensino, pautado no caráter democrático, cooperativo, planejado e responsável que deve fundamentar a ação dessa função. (pag.70)
  1. Para efetivar esse processo, foram estabelecidas três frentes: eleição de diretores, criação de conselhos ou colegiados escolares e transferência de recursos diretamente para as escolas. (pag.70)
  1. A gestão escolar, enfim precisa refletir sobre as concepções que fundamentam sua pratica no contexto das reformas educacionais implementadas. (pag.71)
  1. Administração e Gestão Escolar: uma analogia

1.2.1. Na medida em que a educação é dialética e admite formas de regulação ou libertação, a escola é arena onde os grupos sociais lutam por legitimidade e poder. (pag.72)

1.2.2. Na administração escolar, adotaram-se os princípios de racionalidade, hierarquização, centralização, controle e gerência orientada por um caráter técnico-normativo proveniente da administração geral. (pag.72)

1.2.3. O conceito básico que sustenta tudo é o conceito de poder. (pag.74)

1.2.4. [...] o espaço escolar também deve ser concebido como ambiente de discussão e de conflitos, os quais se dêem em busca da construção de sua ação política, em oposição a visão ingênua de neutralidade no campo educacional, defendida pela teoria da administração escolar. (pag.74)  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (156.3 Kb)   docx (72.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com