TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.625 Palavras (11 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

ALESSANDRO TAVARES - RA 5560122458

AMANDA E. DE OLIVEIRA - RA 4578916443

ERIKA SOUZA MARQUES - RA 4308784119

GILDA SILVA DOURADO - RA 4930924892

MÁRCIA MARIA BEZERRA SEBASTIÃO - RA 1299907948

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática e Praticas de Ensino”, sob a orientação do professor-tutor à distância Prof.ª Lindolfo A. Martinelli.

TABOÃO DA SERRA-SP

24/04/2013

Somos feitos do tempo

Cada fase na história da educação atendia a determinado abjeto que visava às percepções do homem e do mundo. Alguns exemplos:

ERA PRIMITIVA - As crianças e os jovens aprendiam por imitação, observando os mais velhos em suas atividades como pesca e etc.

EDUCAÇÃO ORIENTAL - Desenvolver-se por povos civilizados, onde havia organização social.

EDUCAÇÂO CLÁSSICA - Diz respeito á educação ocidental como Roma e Grécia. Roma tinha princípios heróicos patriarca, helênica e imperial e Grécia tinha princípios cívico, clássico e enciclopédico.

EDUCAÇÂO MEDIEVAL – tem o caráter religioso, onde predomina matérias abstratas.

As escolas jesuítas tinham registro por documentos que era escrito por Inácio de Loiola. Para Platão o conceito de memória é como sinônimo de conhecimento. Por outro lado o autor Benjamin diz que relembrar ou recordar fatos históricos é um ato político, ou seja, uma forma de despertara, para se construir utopias.

A preservação da memória histórica, a reconstituição do passado e o relato dos acontecimentos não são sempre idênticos em todos os tempos e em todos os lugares.

Sabemos que o passado influencia em nosso presente, mas muitas vezes passa despercebida por falta de interesse de professores e alunos.

Como conseguimos entender o processo educacional se não tivermos o mínimo de conhecimento dos fatos históricos do passado!

O processo histórico acontecido no Brasil será completamente diferente do que se ocorreu nos Estados Unidos, por exemplo, pois cada lugar e região terão um fato marcante em sua historia em períodos diferentes.

Um Exemplo: no ano de 1534, o Brasil passava por um sistema de administração territorial chamado capitanias hereditárias que foram criados pelo rei de Portugal, D. JOÃO III.

Porém anos depois, por volta do ano de 1776 os Estados Unidos conquistou a sua independência, se libertando da Inglaterra. Porém esta independência só seria reconhecida pelos Britânicos em 1783, no tratado de Paris.

Portanto podemos perceber que os fatos históricos são importantes para o nosso conhecimento, aprimoramento e que sem eles não existiria história.

A origem da educação escolar no Brasil. A ação dos jesuítas como parte do movimento da contra reforma católica.

Com a chegada dos jesuítas no Brasil, houve uma imposição de regras e costumes que os índios não estavam acostumados a ter, viviam livremente e naturalmente, mas tiveram que se vestir e serem educados como o homem branco. A igreja sempre estava no domínio sobre os atos de nós humanos, até que o revolucionário Martinho Lutero começou a questionar sobre a forma que estavam sendo tratados os índios.

Para que ter o domínio sobre os seres humanos, se nós temos a capacidades de raciocínio e de questionamento?

A visão que a nobreza tinha, era totalmente inversa da igreja. O domínio foi se desvinculando e nós começamos a ter a capacidade de livre escolha, no entanto, com a chegada de Martinho Lutero, esta imposição da igreja sobre os conhecimentos adquiridos do ser humano foi acabando, o que fez com que não dependêssemos mais da igreja, e o governo assumiu o papel de poder em relação à educação.

Com o passar do tempo os seres humanos começaram a ter a percepção daquilo que era passado, e criaram um senso critico se tornando assim mais independentes e menos submissos.

Escola: EMEF PAULO FREIRE

A EMEF PAULO FREIRE está situada na Avenida Arlindo Genário de Freitas, 55 - Jardim Saporito - Taboão da Serra foi criada sobre o Decreto Municipal nº 56, de 31 de Julho de 1998:

Art. 2º- Destina-se a ministrar o Ensino Fundamental na forma de legislação aplicável em vigor e das normas pertinentes, fixadas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que poderá autorizar inclusive o funcionamento de classes de Educação Infantil.

Antes de se chamar Paulo Freire, tinha o nome de EMI Penadinho e atendia apenas a Educação Infantil, hoje atende crianças de 1º a 5º anos, se destaca pelo bom trabalho desenvolvido e pelo comprometimento com a formação do cidadão.

Um pouco mais de Paulo Freire: Recifense nascido em 19 de Setembro de 1921, Paulo Reglus Neves Freire deu suas aulas de Língua Portuguesa aos 18 anos. Mas, ainda tentou ser advogado sem muito sucesso. Em 1964, ficou preso por setenta e cinco dias, acusado de ser “perigoso e subversivo e ignorante absoluto.” Voltou ao exílio em 1980, quando ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores e passou a orientar teses de mestrado na PUC de São Paulo. Faleceu em 02 de Maio de 1999, vítima de enfarto.

Modalidade do curso – 1º ao 5º ano

Entidade Mantenedora – Prefeitura Municipal de Taboão da Serra

Horário de Funcionamento: Das 07h00min às 19h00min

Caracterização da Unidade Escolar

“Para a escola concretizar a construção de seu projeto precisa antes ter a clareza do aluno, do ser cidadão que deseja alicerçar: estar organizado em princípios democráticos: valorizar o interativo e por fim, embora não menos importante, que possa contar com profissionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (68.8 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com