TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA E FALADA

Por:   •  10/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.982 Palavras (12 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 12

UNIDADE 1

HISTÓRIA DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA E FALADA

Questões obrigatórias para o dossiê

1. Pautando-se nos textos estudados, discorra sobre a história da evolução do grafismo, desde as formas primitivas até os sistemas alfabéticos. Em seus relatos, inclua as três etapas e explique-as.

Ideografica: que veio primeiro com formas mais simples e com grafismo mais abstrato (oral),

Pictografica: com sistemas de desenhos simbólicos e temas mitológicos (discursiva).

Grafismo linear: que tem suas origens na influencia das anteriores.

2. Explique o significado de: pintura rupestre, pictogramas, escrita cuneiforme e hieróglifos.

Pintura rupestre: termo usado para representações artísticas pré-historicas, feitos em paredes, tetos e outras superfícies de cavernas e abrigo rochosos, ou mesmo ao ar livre.

Pictogramas: E uma forma de escrita representada por figuras, exemplo: em lugares públicos, ou em portas de banheiros.

Escrita cuneiforme: São feitas com objetos em forma de cunha.

Hieroglifo: São sinais ou escritas usadas por antigas civilizações.

3. Faça a leitura minuciosa do texto “A função social da linguagem”. Em seguida, elenque as ideias principais do texto e relacione com dados atuais do analfabetismo no Brasil que podem ser extraídos a partir de pesquisas em livros ou na internet.

        O texto fala sobre o desenvolvimento que a educação traz para a sociedade, fala como ela vem se desenvolvendo e as variações que sofreu ao longo dos anos.

Mas não muito diferente dos dias de hoje aqui no brasil, que é onde não se põe a educação em primeiro lugar, onde o governo ainda e falho com os professores, alunos e com a escola, onde não temos preparação pra dar um bom ensino e com qualidade.

4. Relate os dois grandes equívocos a respeito das concepções de alfabetização que Emília Ferreiro e Ana Teberosky destacaram no livro a Psicogênese da Linguagem, que pode ser encontrado no material da unidade 1.   

 

1° identifica-se a leitura como decifração de um texto;

2° identificar a escrita com a cópia de um modelo externo.

Os dois estão relacionados à ideia de que a escrita é uma simples transcrição gráfica da fala e não uma forma especifica de linguagem.

5. Faça uma análise a partir dos seus estudos e relate como se dá a gênese (origem) da aquisição da escrita na criança.

A origem da escrita começa, na gestualidade e da fala. O signo visual escrito tem sua origem no gesto, o signo visual contém a figura escrita da criança. Os rabiscos iniciais da criança são gestos colocados no papel, da mesma maneira que os gestos são formas gráficas no ar.

6. Defina e justifique o que é ler e compreender.

A criança precisa ler e entender o que se escreve, muitas das vezes se copia as palavras mas não se sabe o que escreveu, tornando uma pura a chamada cópia, mesmo que demore para obter esse resultado, se procurarmos ao nosso redor podemos encontrar pessoas idosas que conseguem copiar qualquer palavra ou textos mas não conseguem explicar oque estão copiando, quem dirá entendendo.

7. Qual a importância do rabiscar e do desenho para a criança?

        Nessa fase em que as crianças estão começando a desenhar ou rabiscar, elas ganham controle sobre suas mãos, coordenação motora para definir traços, aprender a usar os dedos, a escolher, nesse momento ela está expressando seus pensamentos e demostrando a forma que enxerga o mundo.

UNIDADE 2

PRESSUPOSTOS QUE FUNDAMENTAM AS CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO

Questões obrigatórias para o dossiê

1. Pesquise na internet e elenque os tipos de métodos de alfabetização que existem. Após feito isso, defina o método sintético, analítico e misto, e responda por qual razão eles têm marcado os debates em torno da alfabetização.  

Método Fônico, Método Alfabético, Método Analítico, Método Sintético, método misto e construtivista.

Método Sintético: acredita-se que no inicio da aprendizagem deve-se começar do mais fácil para o mais difícil. Ou seja, primeiro inicia-se com palavras depois frase por ultimo texto.

 O aprendiz demorava entorno quatro anos para começar a ler um texto completo. Só depois, ele aprende à escrita.

Método Analítico: primeiro o aluno aprende as palavras só então se faz a separação em sílabas para a formação de novas palavras. Dessa forma é proposto que ela acompanhe pequenos textos.

Método misto: O Método da Abelhinha é considerado misto porque não é totalmente fônico. E é um método que buscar ensinar independente da forma que for utilizada.

E cada um defende um ponto de vista, e nem todos os educadores pensam da mesma maneira isso vem causando debates,

2. Faça uma busca na internet a imagem de um ambiente alfabetizador. Salve e cole a imagem abaixo. Escreva, com suas palavras, o que você entende por ambientes alfabetizadores e liste cinco desses ambientes que você julga importante para as crianças.

[pic 1]

Um lugar para aprender deve ser aconchegante e despertar no aluno a curiosidade para fazer suas próprias descobertas. Por isso o professor deve gastar um tempo a mais se dedicando a esse espaço na sala de aula. Não se trata apenas de decoração, mas de materiais didáticos que estejam ao alcance dos alunos.

1 Ambiente de leitura.

2 Quadro com letras do alfabeto.

3 Exposição dos trabalhos feitos.

4 Ambiente com números e desenhos que os represente.

5 Ambiente para se desenhar (giz, canetinhas, tintas.).

3. No texto “Teorias pedagógicas de alfabetização”, que consta no fascículo, são apresentadas várias propostas pedagógicas. Escolha três delas e se posicione sobre tais sugestões.

Freinet: Uma boa proposta, pois assim trará mais interesse para o aluno, por ser uma coisa que ele já viu.

Piegetiano: E bom porque ajuda as crianças a desenvolverem seu raciocínio.

Montessori: Ajuda a desenvolver o cérebro das crianças, desenvolve sua audição, visão, tato e atenção.

4. Leia e grife as ideias principais do texto “Alfabetização – ler e escrever com e para as crianças, dentro e fora da escola, o melhor método”. Responda por que é importante aprender a ler com palavras, frases e textos que sejam significativos para as crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (174.4 Kb)   docx (82.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com