TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO GARANTIR QUE A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO CAMINHEM JUNTOS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA

Por:   •  13/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.448 Palavras (10 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

THAMIRES RODRIGUES BRITO

COMO GARANTIR QUE A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO CAMINHEM JUNTOS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA

SÃO PAULO

2018

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

THAMIRES RODRIGUES BRITO

COMO GARANTIR QUE A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO CAMINHEM JUNTOS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA

Projeto de Pesquisa apresentado à Universidade Nove de Julho, sob orientação do (a) professor (a) Helida Balardine Lança Vicente como requisito parcial para a conclusão do curso de Pedagogia.

SÃO PAULO

2018

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO

JUSTIFICATIVA

PROBLEMATIZAÇÃO

APRESENTAÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo, entender qual a melhor maneira de fazer com que a alfabetização e o letramento caminhem juntos para a qualidade no desenvolvimento das crianças no momento da alfabetização plena.

No decorrer da história, os alunos eram alfabetizados apenas ouvindo e repetindo, sem poder muitas vezes tirar suas duvidas ou fazer questionamentos, mas, atualmente todos os tipos de dúvidas ajudam na construção do conhecimento, e o letramento muitas vezes ocorre graças às curiosidades que as crianças expressam a todo o momento. Como antigamente as crianças apenas ouviam e repetia o que escutavam, a formação dela se dava com base na memorização, agora elas podem pegar todas as características do contexto social em que está inserida e fazer uso disso para adquirir novos conhecimentos.

As crianças têm contato com as palavras e as letras desde bebês, e a partir dos quatro anos elas vão começar a escrever as primeiras palavras, que são o próprio nome, ou nome dos familiares ou de coisas que elas gostam, mas o fato é: Como garantir que a alfabetização e o letramento caminhem juntos no processo de aquisição da escrita? Os demais assuntos do projeto irão responder a esse questionamento com base em conhecimentos adquiridos durante o curso de licenciatura em pedagogia, e também com bases teóricas, para que as pessoas entendam e passem a utilizar o letramento na primeira infância.

Vale ressaltar que, a criança pode ser alfabetizada mesmo se não for letrada, e também é letrada, mesmo se nunca chegar a ser alfabetizada. E no ambiente escolar, um contribui com o outro para uma formação plena. Além dos temas colocados aqui, é necessário que se entenda, que o educador deve sempre criar novas propostas metodológicas para trabalhar com os alunos, de acordo com Soares (2016, p.16) "Se entende por métodos de alfabetização um conjunto de procedimentos que, fundamentados em teorias e princípios, oriente, a aprendizagem inicial da leitura e da escrita", pois, como cada criança tem sua individualidade, nem todas aprendem da mesma maneira, ou nem todas são letradas, e por isso elas nem sempre vão aprender com a mesma metodologia, e neste caso, o educador deve sempre saber analisar e partir da dificuldade do aluno para criar novas estratégias no ensino, e permitir que eles transmitam seus conhecimentos aos demais alunos, pois de fato, a educação é algo que se da de maneira integral, se houver integração dos alunos entre si, e o professor for um mediador, o rendimento escolar do aluno será de qualidade, e o aluno não aprenderá apenas conteúdos, que é necessário, mas também, a ter afeto, respeitar a opinião dos demais, e saber se expressar com demais pessoas, de maneira geral ele saberá como interagir.

JUSTIFICATIVA

A justificativa para a escolha do tema surgiu com base na área de conhecimento que eu mais me identifiquei durante o curso de pedagogia. As aulas que foram ministradas sobre o tema foi de suma importância para que eu entendesse como se dá essa questão do letramento no contexto social, e também a sua contribuição quando a criança for alfabetizada. O letramento, além de ser uma parte importante no momento da alfabetização, também é importante a algumas pessoas que nunca tiveram acesso a escolas ou que não puderam ser alfabetizadas no tempo correto. Saindo de um contexto escola, o letramento se encarrega de permitir que as pessoas tenham conhecimento de mundo, e saibam ao menos fazer o uso das palavras, letras, e códigos de maneira social, mesmo se no caso elas não forem alfabetizadas, o que é bom, pois muitas pessoas não tiveram a oportunidade de serem alfabetizadas. Já alfabetização é o processo de ensino e aprendizagem de um sistema linguístico, e nos dá forma de como utiliza-lo para se comunicar com a sociedade, e Segundo Kramer (1986, p.17), a alfabetização "vai além do saber ler e escrever inclui o objetivo de favorecer o desenvolvimento da compreensão e expressão da linguagem”, ou seja, além da importância em alfabetizar e formar, a criança tem que entender as formas de linguagens e saber utiliza-la de diversas maneiras para se expressar, seja lendo, escrevendo, ou dialogando. Esse processo também habilita o sujeito a desenvolver diversos métodos de aprendizado da língua, por isso, o tema contribui para o auxílio aos alunos no momento da alfabetização, e também, o professor que estiver encarregado de alfabetizar essas crianças terá mais facilidade de desenvolver suas metodologias pautadas nisto.

No âmbito educacional, o tema Alfabetização e Letramento pode contribuir para uma visão mais ampla por parte dos docentes quando forem alfabetizar, e instruírem aos pais, de como contribuir para que o desenvolvimento do aluno vá além do espaço escolar, o letramento pode ocorrer em diversos lugares, mas muitas vezes as pessoas sem conhecimento no assunto, acabam ignorando essa etapa da vida da criança que é tão importante, e o letramento pode ocorrer de forma natural, depende do estímulos que a criança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com