TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Ed Física

Por:   •  7/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: História e Teoria da Educação Física

Tarefa: Atividade Ciclo 1

Nome: Renan Kohly Nunes da Silva

RA: 1190493

Turma: DGEFB1502CAPAOS

Parecer do Tutor:

Descrição da atividade

Com base nas leituras indicadas até o momento, especialmente CRC – Unidade 1 e 2 responda as questões a seguir, utilizando o máximo de duas páginas.

1a) - Frente aos períodos históricos estudados: Pré-história; Antiguidade; Idade Média; Renascimento; Idade Moderna e Contemporânea, cite a principal manifestação corporal de cada período histórico. Identifique o tempo histórico e manifestação corporal.

No período da pré-história, como indica Grifi (1989), o homem via a atividade física como um meio eficiente para adquirir um bom condicionamento físico, para a sua sobrevivência, o homem caçava, pescava, migrava, ou seja, atividades que exigiam força, resistência, agilidade e, para ter sucesso, considerava a atividade física como um meio eficiente de preparação, as atividades eram: lutas, natação, corrida, salto e a dança

Na antiguidade fica evidente o surgimento dos jogos olímpicos como um dos principais acontecimentos do período, este era realizado a cada quatro anos, durante as competições podemos citar como atividades: provas de corrida, de ataque e defesa, os esportes equestres, o pentatlo, as provas juvenis e os eventos artísticos (GODOY, 1996)

O período da idade média ficou marcado pelo declínio das atividades físicas, este se deve em função do cristianismo, de acordo com Oliveira (1983), as igrejas desconsideravam os exercícios físicos, mesmo com todo esse declínio, uma das atividades que marcou o período foram os jogos equestres, o torneio, a esgrima, tiro ao alvo, jogos com bola, a luta.  

O período do renascimento ficou marcado pelo retorno da valorização do belo, as atividades passam a ter grande importância novamente, fica evidente a união do físico e estético, como principais atividades podemos citar: jogos com bola, o golfe, além disso, fica marcado a importância da atividade física na promoção da saúde. (OLIVEIRA, 1983).

O período da idade moderna ficou marcado pelo surgimento dos sistemas ginásticos, métodos oriundos de países europeus como: Alemanha, Franca, Dinamarca, Suécia, estes métodos também contribuíram para a implantação das atividades físicas no contexto pedagógico, como atividades podemos citar: a corrida, o salto, arremesso, atividades ao ar livre (BETTI, 1991).

b)  Explique o motivo da Idade Média ser conhecida por Idade das Trevas para as manifestações corporais

A atividade física perde a atenção neste período em função do cristianismo, do descaso pelas coisas materiais, de acordo com Oliveira (1983), ocorre a separação do físico e o intelectual, as igrejas passam a condenar os jogos e as manifestações públicas, dessa forma, o exercício físico e o espetáculo são esquecidos

c)  Qual o motivo central da mudança nas manifestações corporais entre os períodos históricos Idade Média e Renascimento?

Acredito que o motivo central tenha sido o feudalismo, modelo político dominante na idade média. Havia um grupo de cidadãos que tinham como dever proteger a classe dominante, dessa forma, obrigatoriamente tinham que se tornar cavalheiros, portanto, todas as atividades deste período ficaram voltadas para a cavalaria, já no renascimento vem à tona novamente a união do exercício e a estética, a valorização do belo, dessa forma as atividades físicas sofrem mudanças (OLIVEIRA, 1983).

d)  Dê um exemplo de manifestação corporal da Idade Moderna que tenha sido trabalhada com ênfase na implantação da Educação Física Brasileira. Qual tendência da Educação Física que sustenta essa manifestação corporal?

É evidente a influência dos métodos ginásticos europeus nas escolas brasileiras, dessa forma, cito a ginastica como exemplo de manifestação corporal trabalhada com ênfase na implantação da educação física brasileira

e) Cite uma manifestação corporal da Idade Moderna e Contemporânea que tenha sido trabalhada com ênfase na Educação Física Escolar Brasileira entre os anos 1964 a 1980. Qual tendência da Educação Física que sustenta essa manifestação corporal?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (161.2 Kb)   docx (106 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com