TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História na Educação Na Pedagogia

Por:   •  28/5/2022  •  Projeto de pesquisa  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1][pic 2]

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD

Avaliação a Distância (AD1) – 2022.1

Disciplina: História na Educação 1 Coordenador (o): Hilton Meliande 

Aluno (a): Patrícia Lopes da Silva

Matr: 21212080045   Polo: Resende – RJ

História: a ciência investigativa

O que é história?

História é uma palavra com origem no antigo termo grego "historie", que significa "conhecimento através da investigação". 

A história pode ser definida como uma ciência que pesquisa sobre acontecimentos ocorridos no passado, estudando a humanidade em seus tempos primórdios e o seu processo evolutivo, a partir de referência de lugar, época, povo ou um determinado indivíduo.

Através do estudo histórico é possível reunir dados que colaboram para uma melhor compreensão do presente.

 "A história é uma pesquisa que nos ensina o que o homem fez, portanto, o que é o homem." (Collinwood).

"A história é um profeta com o olhar voltado para trás. Pelo que foi e contra o que foi e anuncia o que será."(Eduardo Galeano)

O primeiro historiador foi Heródoto, um grego que viveu no século IV a.C., que viajou para o Egito e começou a relatar as histórias daquele povo.

A ideia como História como uma ciência surgiu na Europa, no século XIX. Nesse momento, surgiram os primeiros cursos que passaram a ensinar métodos de pesquisa e que documentos históricos (fontes) deveriam ser utilizados na pesquisa histórica.

A importância de se estudar história só é compreendida quanto a utilidade que ela pode nos oferecer. Ao se indagar sobre o papel da história na educação é ressaltado a forma pragmática, que fornece acessórios para a prática cotidiana. É possível ter uma larga compreensão da sociedade, da cultura, ter um censo crítico sobre os aspectos políticos, social e econômico, bem como diferenciar civilizações e países.

Estudamos história para extrair evidências e significados em fontes diversificadas, a partir da investigação onde podemos confrontar dados variáveis que nos permite distinguir o que é verdade e o que é mentira, e como os fatos e objetivos podem ser distorcidos.

Avaliar interpretações conflitantes é um processo importante para a história, pois é possível lidar com contradições, divergências, conflitos que interferiram no passado.  Estudar história é treinar para atuação no presente, identificando e avaliando situações conflitantes na política, na economia e na sociedade. O estudo de um processo histórico possibilita confrontar diferentes pontos de vistas, estabelece inter-relações que leva a compreender as complexas evidências.

 Os desafios de ensinar história para criança são incontáveis, desde o domínio do conteúdo, haja vista que muitos professores não possuem uma graduação específica para lecionar a disciplina, não tendo notório saber do assunto, até mesmo a falta de recursos didáticos ou mesmo criatividade que visam despertar o interesse do aluno. A aula precisa ser interativa e lúdica que possa possibilitar uma melhor compreensão do conteúdo, descartando o processo mecânico, de memorizar e repetir infinitas vezes a mesma atividade como forma de fixar a matéria, tornando o ensino alienado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (122.4 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com