TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História social da criança e da família

Por:   •  28/5/2018  •  Resenha  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

p[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]



INTRODUÇÃO

No presente trabalho foi abordado o Tema: Educar e o Cuidar na Educação Infantil, levando como ponto de partida o desenvolvimento da criança pequena, as práticas pedagógicas, os vínculos afetivos e a diversidade, compreendendo que toda criança é curiosa e frágil, precisando da orientação dos professores e familiares para favorecer o seu crescimento intelectual, afetivo e cognitivo. Assim a criança se desenvolve e tem sua própria identidade, é na primeira infância que o papel da família e dos professores ganha força e também é nesse sentido desafiador, porém, gratificante.

        No Educar e Cuidar na Educação Infantil tem como base os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (1998) e as Revisões das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009), dando total atenção à criança pequena, indispensáveis ao seu desenvolvimento.

        Portanto, na Educação Infantil é a primeira infância da criança pequena, o foco é atingir e explorar ao máximo sua criatividade, curiosidade natural, desejos e fantasias, contribuindo para uma rotina agradável no processo do Ensino/Aprendizagem de qualidade.

            O primeiro Capítulo irá tratar sobre o início da história da educação européia, o cuidado na educação brasileira e suas finalidades.

 O segundo Capítulo irá abordar o Educar e o Cuidar e a evolução histórica da concepção de infância, interação criança/criança como recursos de desenvolvimento.

 No terceiro Capítulo, sobre a importância da Família / Escola como um dos principais recursos no processo da aprendizagem da criança, fazendo uma reflexão sobre o papel da família dentro fora, junto da escola e falando sobre alguns autores interacionistas como Vygotsky, Wallon, Piaget e outros.

            O papel do educador é alertar que devemos contribuir para a prática do educar e cuidar e que a escola seja, para o aluno, um ato prazeroso, uma forma de demonstrar seus conhecimentos de mundo, um ato de descoberta.

           


JUSTIFICATIVA

O eixo principal desse trabalho está focado no Educar e no Cuidar e sua importância, principalmente para crianças inseridas nas creches de três anos de idade, essas crianças se constituem em um processo de socialização, o qual estabelece vínculos com as pessoas.

A proposta deste trabalho é mostrar que o Cuidar e o Educar estão entrelaçados e fazer com que as crianças sejam capazes de explorar o ambiente, relacionar com outras pessoas, manifestar curiosidades e interesses e aprendizado para o seu dia-a-dia.

O educar na educação infantil associa-se ao brincar como forma de aprendizagem, isto porque na brincadeira o profissional pode intervir pedagogicamente nas ações de cuidado e educação entre crianças e o conhecimento, propiciando a realização de atividades em que elas reorganizam o que existe e criam novos significados tornando-a participativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (160.9 Kb)   docx (46.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com