TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLA LUGAR DE ACESSO A CULTURA E FORMAÇÃO CIDADÃ

Por:   •  10/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.849 Palavras (12 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 12

         

 

 ESCOLA LOCAL DE ACESSO A CULTURA E FORMAÇÃO CIDADÃ

 

Acadêmicos¹

Tutor Externo²

         

RESUMO

A educação para a cidadania é encarada como um desafio central das instituições escolares e da sociedade em geral. Assim, os agentes educativos devem promover a formação e a socialização das crianças e jovens, fomentando igualmente a sua integração a participação ativa e responsável na vida da sociedade. O presente artigo tem por objetivo discutir a acessibilidade da cultura e a formação cidadã dentro do espaço escolar. Nesse sentido, tendo por base a discussão sobre a função social que deve ser formadora de cidadãos competentes para as atividades cotidianas, bem como, prezar os valores primordiais humanos de sociabilidade entre sujeitos. Além de fazer uma reflexão sobre a cultura, no processo de ensino-aprendizagem, que ultrapassem as barreiras da escola.

Palavras-chave: Escola. Formação cidadã. Cultura.  

  1. INTRODUÇÃO

Com o presente trabalho, pretende-se apresentar os objetivos da educação de acordo com o desejo de transformar a escola em um lugar de aprendizagem significativa. Por acreditar que o papel da escola é ajudar na formação ética de cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade, considera-se que a escola deve se atentar com a instrução das futuras gerações, dando condições para o desenvolvimento intelectual, moral e para o exercício da cidadania. Tais questões nortearão a discussão apresentada com o objetivo principal de discutir a importância da escola na sociedade e na vida do indivíduo.

Analisou-se a função social da escola, através de pesquisas feitas em sites, livros, artigos científicos e reportagens de revista e uma análise, também, com uma visão geral das escolas.

Primeiramente, far-se-á uma análise sobre a função social da escola, tendo em vista que não se trata apenas de um ambiente onde são ensinadas determinadas matérias e nada mais.

Logo após, abordar-se-á a importância da escola em tornar seus alunos críticos e ativos na sociedade, mirando não só no seu papel educacional mas também na formação ética de crianças e jovens, para que sejam capazes de construir relações sociais mais justas e solidárias.

Finalizando com uma relação entre cultura e educação e quanto ambas estão interligadas no processo escolar.

2. A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA

A escola é um espaço democrático dentro da sociedade contemporânea. Servindo para discutir suas questões, possibilitar o desenvolvimento do pensamento crítico, trazer as informações, contextualizá-las e dar caminhos para o aluno buscar mais conhecimento. Além disso, é um lugar de sociabilidade de jovens, adolescentes e também de difusão sociocultural.

Segundo Araújo (2003), os dois objetivos principais da educação são a instrução e a formação ética. Vele destacar que esses objetivos são indissociáveis e apoiam para a formação de cidadãos e cidadãs. A instrução é o trabalho com os conhecimentos construídos ao longo da história pela humanidade, relacionadas as áreas disciplinares como Linguagem, História, Artes, Matemática, Geografia etc. Já a formação ética é: “[...] a busca pelo desenvolvimento de aspectos que dêem aos jovens e às crianças as condições físicas, psíquicas, cognitivas e culturais necessárias para uma vida pessoal digna e saudável e para poderem exercer e participar efetivamente da vida política e da vida pública da sociedade, de forma crítica e autônoma.” (ARAÚJO, 2003, p. 31).

A educação em geral, designa-se com este termo a transmissão e o aprendizado das técnicas culturais, que são as técnicas de uso, produção e comportamento, mediante as quais um grupo de homens é capaz de satisfazer suas necessidades, proteger-se contra a hostilidade do ambiente físico e biológico e trabalhar em conjunto, de modo mais ou menos ordenado e pacífico. Como o conjunto dessas técnicas são dominadas de cultura, uma sociedade humana não pode sobreviver se sua cultura não é transmitida de geração para geração.

A escola no desempenho de sua função social de formadora de sujeitos históricos, precisa ser um espaço de sociabilidade que possibilite a construção e a socialização do conhecimento produzido, tendo em vista que esse conhecimento não é passado a priori. Trata-se de conhecimento vivo que se caracteriza como processo em construção.

Com o passar dos anos e a mudança na estrutura familiar, a escola, deixou de ser restrita ao ensino das matérias básicas, passando a auxiliar no papel da família nos processos de aprendizagem sobre questões afetivas e socioculturais.

A escola tem como função educar um indivíduo, para que ele aprenda a viver em sociedade, facilitando aos alunos pleno entendimento sobre determinado assunto, permitindo que eles assimilem direta e criticamente suas atitudes dentro de uma sociedade tão diferente socialmente

         A criança quando nasce não é um ser social, mas se torna, através da educação e da formação que recebe. É através da educação que serão transmitidas as ideias de moral, hábitos e sentimentos, tornando o ser apto a conviver em sociedade.

  1. A ESCOLA E A FORMAÇÃO CIDADÃ

A cidadania no seu sentido mais amplo é o exercício pleno dos direitos e deveres dos cidadãos numa sociedade democrática, incluindo a participação efetiva em todo processo social como sujeito histórico, de forma crítica e consciente.

A instituição escolar, desde a sua criação, tem como missão fundamental, transmitir o conhecimento acumulado pela humanidade ao longo de sua história. Desta forma, fatos históricos, leis da natureza, a escrita de acordo com a norma cult vigente, entre outras questões, sempre foram objetos da aprendizagem. O trabalho da escola e do professor visa, também, a construção de um jovem com atitudes refletidas e valores bem construídos, fatores determinantes para o desenvolvimento de normas positivas de conduta.  

Apesar da sua reconhecida importância no panorama educativo atual a operacionalização do conceito de Educação para a Cidadania não é uma tarefa fácil, tendo em conta a diversidade de elementos que o integram. Segundo Margarida Serrão e Maria Clarice Baleeiro (1999): “Educar para a cidadania é construir e/ou fortalecer a auto-estima, o auto-conhecimento e o conhecimento dos outros, de modo a possibilitar a inserção no colectivo, percebendo-se como alguém com direitos e deveres e como agente de transformação social responsável e consciente dos seus próprios limites” ( In Figueiredo, 2002, p.7).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (154.1 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com