TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A  IMPORT NCIA DO MUSEU E CENTROS HISTÓRICOS PARA A PRESERVAÇÃO DA ARTE

Por:   •  28/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA

GEOVANA DOS SANTOS TEIXEIRA – RA: N4289C-6

“A IMPORT NCIA DO MUSEU E CENTROS HISTÓRICOS PARA A PRESERVAÇÃO DA ARTE”

ASSIS

2020

UNIVERSIDADE PAULISTA

GEOVANA DOS SANTOS TEIXEIRA – RA: N4289C-6

Atividade Prática Supervisionada apresentada à Universidade Paulista, sobre a orientação da Professora Andreia Pantano

ASSIS

2020

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO -------------------------------------------------------------------------------- 4

DESENVOLVIMENTO -----------------------------------------------------------------------5

DESENVOLVIMENTO -----------------------------------------------------------------------6

CONCLUSÃO ----------------------------------------------------------------------------------7

REFERÊNCIAS -------------------------------------------------------------------------------8

INTRODUÇÃO

Na atividade Pratica Supervisionada (APS), direcionada a disciplina de Metodologia da arte e movimento, no terceiro semestre do curso de pedagogia, pede para que os alunos apresente um trabalho que retrata a importância dos museus para a preservação da arte e da cultura, e através de muitas pesquisas e leituras podemos ter chegado a uma conclusão que nos mostra a realidade, e que nos faça entender a importância da arte dentro das instituições de ensino, e qual a sua ligação com as demais matérias e porque ela tem servido de “pilar” para os outros conteúdos acadêmico que nós temos que estudar no dia a dia. E porque ela ajuda tanto no desenvolvimento pessoal e social, não só de crianças como também na evolução de jovens e adultos.

O trabalho tenta realizar a missão de esclarecer a importância dos museus, e de demais centros culturais, tenta valorizar as obras dos escultores, pintores, músicos, escritores, etc., e trazer uma justificativa sensata sobre o que passaram para que suas obras hoje estejam expostas a paredes de museus, e outros centros históricos. O museu e seus semelhantes apresentam não só diversas obras, mais também nos mostra com extrema facilidade a história através de artefatos valiosos e de extrema importância para diversas culturas.

DESENVOLVIMENTO

Algumas escolas, fazem planejamento para que as crianças tenham acesso ao museu, através de pequenas excursões que os professores programam, pois acham de extrema importância que seus alunos obtenha contato com museus e centros históricos, para que seus alunos conheçam a sua cultura, e para que abstraia conhecimentos importantes para sua formação como ser humano. Dentro da instituição de ensino e dever do professor preparar um cronograma com aulas saudáveis e que desperte o interesse do aluno, pois a escola deve garantir sempre que suas crianças tenham experiencias artísticas. E que possa assim dar espaço para que os jovens expanda sua criatividade e descobrir desde o ensino fundamental a importância de se expressar, pois a criatividade se desenvolve dentro da escola, das series inicias, até o fim do ensino médio, não é só a criatividade da criança, mais também sua percepção, sua imaginação, a criança desenvolve uma sensibilidade e também um senso crítico, além de criar uma noção de sua dimensão social, por isso e importante ressaltar a importância de fazer atividades diferente do dia a dia da criança para que ela consiga procurar uma motivação e tentar se adaptar com aquilo que pra ela pode ser uma forma atrativa de se enxergar a arte em tudo que avista.

Nos dias atuais, as pessoas enxergam a arte apenas como uma disciplina que os pedagogos aplicam em salas de aulas. Mas esquecem que a arte é na verdade um conjunto de informações, de conteúdos ricos em histórias, além de ser também uma forma de se expressar como citado no parágrafo anterior. O fato da arte ter um conteúdo tão completo faz com que ela se torne um “pilar“ para as demais materiais, a arte não e so a forma que nos expressamos através de pintura, desenhos, teatro, música, poesias e entre outras coisas, ela e está também na história de quem somos, e da nossa cultura, da história do nosso pais e da nossa origem e evolução.

Hoje em dia museus e centros históricos são vistos apenas como pontos turísticos, mais esquecem a verdadeira essência do local e a importância de se valorizar. Os museus carregam com si provas de tudo que precisamos passar para chegarmos onde estamos agora, o museu tem o dever de preservar artefatos que comprovam o que a ciência diz sobre a evolução do homo sapiens,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com