TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DO ATO DE LER

Por:   •  18/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN

Campus Avançado de Patu-CAP

Curso de Graduação em Pedagogia

Disciplina: Alfabetização e Letramento

Professor: Carla Moura Dutra

Aluna: Paula Fernanda Moura Queiroz

Fichamento Comentado

A importância do ato de ler

“A leitura do mundo precede a leitura da palavra...” (Freire, p.19)

Comentário:

Não começamos a ler a partir da estrutura das palavras em si, mas a partir da leitura prévia de mundo.

“Linguagem e realidade de prendem dinamicamente” (Freire, p. 20)

Comentário:

Entendo aqui que, a linguagem e a realidade se entrelaçam com fluidez, de forma natural.

“... a ‘leitura’ do meu mundo, que me foi sempre fundamental, não fez de mim um menino antecipado em homem, um racionalista de calças curtas.” (Freire, p. 24)

Comentário:

Freire diz que começou sua leitura de mundo muito antes de qualquer outra leitura e isso não lhe trouxe mal algum, não tirou os direitos de ser criança e nem pulou as fases necessárias para o seu desenvolvimento, ou seja, lhe trouxe muito mais benefícios do que malefícios.

“A regência verbal, a sintaxe de concordância, o problema da crase, o sinclitismo pronominal, nada disso era reduzido por a tabletes de conhecimentos que devessem ser engolidos pelos estudantes. Tudo isso, pelo contrário, era proposto à curiosidade de alunos de maneira dinâmica e viva, no corpo mesmo de textos, ora de autores que estudávamos, ora deles próprios, como objetos a serem desvelados e não como algo parado, cujo perfil eu descrevesse.” (Freire, p. 26)

Comentário:

Aqui percebemos que, naquele tempo ainda jovem, ele tinha a preocupação de construir o conhecimento com os alunos e fazer com que este conhecimento fosse significativo para os mesmos.

“A memorização mecânica da descrição do objeto não se constitui em conhecimento do objeto. Por isso é que a leitura de um texto, tomado como pura descrição de um objeto é feita no sentido de memorizá-la, nem é real leitura, nem dela portanto resulta o conhecimento do objeto de que o texto fala. (Freire, p. 26)

Comentário:

Neste sentido, percebe-se uma grande crítica à educação bancária, não é porque o aluno vomita palavras que ele sabe ler.

“A insistência na quantidade de leituras sem o devido adentramento nos textos a serem compreendidos, revela uma visão mágica da palavra escrita” (Freire, p. 2)

Comentário:

Não é a quantidade de páginas que o aluno lê que define se ele é um bom leitor, ou se ele sabe ler e sim o significado e o sentido que a tem para o mesmo.

“A alfabetização é a criação ou a montagem da expressão escrita da expressão oral. Esta montagem não pode ser feita pelo educador para ou sobre o alfabetizado. Aí tem ele um momento de sua tarefa criadora.” (Freire, p. 29)

Comentário:

Não é o professor que cria o processo de alfabetização, este é um processo que precisa ser desenvolvido de acordo com as vivencias e com as necessidades de cada aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com