TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia de ler

Por:   •  29/4/2015  •  Artigo  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  1.178 Visualizações

Página 1 de 2

Entendimento

O livro, aborda de uma maneira simples e objetiva como se dá o processo de letramento da leitura do mundo. Para Freire a leitura do mundo e a leitura da palavra escrita ou falada são totalmente interligadas, uma não pode existir sem a outra, e uma se faz necessária para complementar a outra. Ninguém fala ou escreve algo sobre o qual nunca viu ou viveu. A não ser que tenha uma imaginação muito além. Mas, mesmo assim a imaginação é permeada por fatos já vistos, a diferença é que o indivíduo adquire prática e com a prática, criatividade para brincar com seus pensamentos.

Freire através de sua historia nos mostra como desde o nosso nascimento começamos a fazer a nossa leitura do mundo. E isso é o fato de percebermos o mundo, senti-lo, compreendê-lo, conhecê-lo, em todas as situações em quanto crescemos somos cercados por interação nossa com o meio e com o outro, onde agimos sobre ela, em todas nossas experiências, experimentamos, nos movemos até ela, sentimos por que, o que nos move é o interesse, a curiosidade, a necessidade! É o que nos impulsiona para a construção do saber humano e nossa cultura. Ele deixa claro que saber ler vai muito além de saber todos os possíveis códigos que o texto apresenta, vai além da escrita.

Uma criança Quando chega à escola esta repleta de experiências, porém ela precisa de outras informações para compreender aquilo que ela não teve como vivenciar, assim, estimulados, nosso instinto humano nos guia a apreender o que nos rodeia. E é assim, experimentando e participando que o homem se torna consciente de si e do mundo que o cerca. Sendo capaz de transformar, solucionar problemas, criar novos problemas, produzir e agir. A escrita e a leitura da escrita é o aperfeiçoamento desta capacidade do homem.

A alfabetização é a criação ou a montagem da expressão escrita da expressão oral. Assim as palavras do povo, vinham através da leitura do mundo. Depois voltavam a eles, inseridas em representações da realidade. esse conjunto de representações de situações concretas possibilitava aos grupos populares uma “leitura da leitura” anterior do mundo, antes da leitura da palavra. O ato de ler implica na percepção crítica, interpretação e “re-escrita” do lido.

O ato de estudar, não é apenas na escola, estudar é criar e recriar e não repetir o que os outros dizem. A leitura não deve ser vista por apenas um texto, mas também a do contexto e deve ser cada vez mais seriamente estudada, debatida do lado da questão da alfabetização.

Para o autor a sociedade exclui dois terços de sua população, a leitura e a escrita. Ele ainda diz que é absurdo chegar ao fim do século, do milênio e ainda ostentar índices dos mal alfabetizados, pois existe um número alarmante de crianças entediadas de ler e de ir á escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com