TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Por:   •  23/6/2020  •  Monografia  •  4.791 Palavras (20 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE METODISTA

         SIRLENE APARECIDA DA SILVA NEVES ALVARENGA

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

São Bernardo do Campo

2020

SIRLENE APARECIDA DA SILVA NEVES ALVARENGA

TEMA: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Relatório final, apresentado a Universidade Metodista de São Paulo, como parte das exigências para a obtenção do título de Curso de Pedagogia.

Local, 15 de Junho de 2020.

                  Orientadora: Giselda Bretherick

São Bernardo do Campo

2020

EPÍGRAFE

‘’A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. ’’

Nelson Mandela

RESUMO

O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de comprovar a importância da afetividade nos processos de ensino-aprendizagem e refletir sobre o papel de familiares e educadores na formação desses sujeitos a partir dos princípios afetivos. Através de observações teóricas e literárias, a pesquisa constata que o ser humano necessita de afeto em todas as fases da vida, principalmente na idade escolar.  Demonstra os efeitos da ascensão digital na indisposição de afeto dentro dos lares e as consequências da falta de afeto tanto no âmbito familiar e educacional.

Palavras-chave: Afetividade. Ensino-aprendizagem. Ascenção digital.

  1. INTRODUÇÃO

Este artigo busca apresentar respostas sobre o papel da afetividade nos desdobramentos educacionais, defendendo a análise desse aspecto como de suma importância na tarefa educativa em salas de aula. Discussões que cercam o assunto crescem a cada dia, isso pois a afetividade é considerada elemento importantíssimo no que se refere ao funcionamento cognitivo dos sujeitos. Assim, a qualidade das interações promovidas nos âmbitos familiares, bem como no espaço da sala de aula contribuem, em grande medida, para levar o aluno ao desenvolvimento pleno de suas capacidades, sejam elas cognitivas, afetivas ou motoras. A intensificação das relações entre professor-aluno, as formas de comunicação estabelecidas, os aspectos afetivo-emocionais que são processadas internamente no indivíduo, permitem a construção de recursos para lidar com as situações da vida e são considerados alicerces da construção do conhecimento. E que, por conta disso, justificam a presente pesquisa.

O estudo teve início a partir da revisão de obras escritas, especialmente dos estudiosos Henri Wallon e Jean Piaget. No intuito de fornecer subsídios para a temática da afetividade e de sua importância no desenvolvimento humano os pontos apresentados pelos autores em relação ao assunto em pauta, a pesquisa compara os distintos pontos de vista destes autores e concluí que estes se complementam e explicam de modo profundo os aspectos afetivos, bem como a importância destes para o desenvolvimento das aprendizagens significativas.

Na sequência, a pesquisa procedeu-se entorno de estatísticas que demonstram a ascensão tecnológica desencadeadora de uma considerável baixa de disposição afetiva nos ambientes familiares. O distanciamento afetivo no núcleo das famílias afeta os processos educativos. Cada vez mais cedo as crianças são inseridas aos ambientes educacionais onde são acolhidas e instruídas durante o espaço de tempo em que ali permanecem. Em seus lares, muitas vezes experimentam de um relacionamento familiar frio, onde recebem afeto e atenção em grau cada vez menor. Enfadados pela rotina diária, realidade formada pelo mundo capitalista, os adultos encontram fuga e descontração nos ambientes virtuais, o que ocasiona a negligência de interações familiares. A falta de afeto no ambiente familiar reflete ao desempenho educacional dos sujeitos em formação, sobrecarregando os profissionais de ensino.

A pesquisa segue, observando a importância das relações afetivas entre professor-aluno, demonstrando que a escola tem papel fundamental no auxílio ao desenvolvimento afetivo. O docente representa o elo que intermedia a formação integral do discente, por isso, deve refletir e questionar sua prática pedagógica em busca de construir uma relação de amizade, respeito, confiança, sinceridade, tal como outras formas de interagir com o educando. Diante desta compreensão, entende-se que o equilíbrio entre os fatores apontados, resulta no bom desenvolvimento educacional dos alunos e também na formação integral da criança enquanto ser social.

  1. OBJETIVOS
  1. Objetivo Geral

Apontar os fatores que comprovam a importância da afetividade para o desenvolvimento infantil no processo de ensino-aprendizagem.

  1. Objetivos Específicos
  • Esclarecer a importância da afetividade nos estágios de desenvolvimento da criança.
  • Discutir os impactos do uso exagerado de recursos tecnológicos causam na disponibilidade afetiva entre pais e filhos e como isso interfere no desenvolvimento da criança.
  • Discutir a importância da afetividade na relação professor-aluno e os efeitos desse relacionamento na construção da aprendizagem da criança.  

  1. METODOLOGIA
  1. Tipo de Estudo

Este estudo caracteriza-se como exploratório, e tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, o que permite torná-lo mais explícito e passível de se construir hipóteses.

A abordagem utilizada foi qualitativa. Buscou-se através de reflexões bibliográficas, discutir e comparar pontos de vista científicos que esclarecem de maneira detalhada e clara o tema em pauta.

3.2 População Estudada

O estudo reflete aspectos ligados aos estudantes em processo de desenvolvimento, professores e familiares como atores fundamentais para a compreensão e concretização dos objetivos propostos.

  1. Análise de Dados

Os dados foram coletados a partir de estudos científicos, artigos e literatura de diferentes autores que esclarecem a importância da afetividade para o desenvolvimento humano, dando ênfase aos benefícios que o equilíbrio afetivo no ambiente familiar e escolar agrega aos sujeitos em processo de ensino-aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.6 Kb)   pdf (198.3 Kb)   docx (492.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com