TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM

Por:   •  13/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  6.158 Palavras (25 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA- 8º SEMESTRE

JUSSARA ARAÚJO.

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE

ENSINO/APRENDIZAGEM

.

[pic 3]

Rolim de Moura

 2017

JUSSARA ARAÚJO.

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE

ENSINO/APRENDIZAGEM.

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para requerer o título de Licenciada em Pedagogia.

Orientadora: Prof. Greice Keli Laurentino Felix.

Rolim de Moura

2017

ARAÚJO, Jussara. A importância da afetividade no processo de ensino/aprendizagem: Projeto de Ensino de Licenciatura em Pedagogia – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. 22. Universidade Norte do Paraná, Rolim de Moura, 2017.

RESUMO

Este trabalho tem por finalidade analisar a importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem tanto do professor quanto do aluno, e nas relações pedagógicas professor aluno, apontando para o fato de que a afetividade pode determinar o sucesso de uma criança na escola e em sua vida futuramente. Este projeto nos convida a uma reflexão na questão sobre o afeto, ou seja, quando o professor se torna o principal mediador dessa afetividade em sala de aula propiciando a aprendizagem, pode melhorar, motivar o convívio do aluno com o professor, permitindo um relacionamento estabelecido entre a amizade e o respeito, desenvolvendo assim o seu próprio progresso físico, psíquico, espiritual e moral.  E visa-se a necessidade da afetividade, reconhecendo que o cognitivo está associado aos estímulos do afeto. Os resultados mostram que a afetividade, além de mediar o aprendizado torna possível melhorar as relações interpessoais, fortalecendo os laços de amizade, permitindo existir o respeito, amizade, solidariedade, generosidade, confiança para com todos os envolvidos.

Palavras-chave: Afetividade. Aprendizagem. Professor. Estudante.

SUMÁRIO

1 Introdução.................................................................................................05

2 Revisão Bibliográfica ...............................................................................07

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino...............................17 3.1 Tema e linha de pesquisa......................................................................17

3.2 Justificativa............................................................................................17

3.3 Problematização....................................................................................17

3.4 Objetivos................................................................................................18

3.5 Conteúdos..............................................................................................18

3.6 Processo de desenvolvimento...............................................................18

3.7 Tempo para a realização do projeto......................................................19

3.8 Recursos humanos e materiais.............................................................20.

3.9 Avaliação...............................................................................................20

4 Considerações Finais...............................................................................21

5 Referências...............................................................................................22

05

INTRODUÇÃO

A afetividade vem junto ao processo ensino aprendizagem em que o aluno passa a ser alvo da empatia do professor, que ao obter esse recurso sente-se estimulado a desenvolver uma prática pedagógica direcionada ao aluno.

Ao escolher este projeto com o tema afetividade se deu pela observação do ambiente escolar no dia-a-dia, onde percebe-se que os alunos vivenciam uma rotina de vida onde há diversos conflitos familiares, morais, que influenciam de forma brusca na construção dos valores humanos dos alunos, sendo que se encontram em fase de consolidação do seu carácter humano. A escola, o professor conseguem enxergar o retrato dessa influência em sala de aula, se deparando com alunos desanimados com os estudos, agressivos, sem perspectiva de futuro, com traumas sentimentais que vem deixando a aprendizagem deste aluno comprometida.

Surge então a necessidade da escola, o professor se posicionar diante dessa situação, demostrando este afeto que o aluno precisa; pois entendemos que o afetivo também exerce forte influência no cognitivo, pois quando a criança sente-se amada, querida, respeitada, pelo professor que demonstra tal atitude, com certeza esse aluno sentirá o desejo de aprender. Nisto constatamos como um bom relacionamento entre professor e o aluno, facilita como um todo de ambas as partes. Como professores precisamos refletir sobre a nossa práxis, se queremos tanto a atenção de nosso aluno, bem como o controle de uma turma, temos que conhecer nosso aluno, procurar entender suas particularidades, mostrá-lo que é importante para nós e que desejamos manter um convívio harmonioso.

 Transformar a sala de aula em um ambiente harmonioso é uma tarefa que requer bastante esforço por parte do educador, pois deverá haver muita compreensão e um olhar afetivo nas relações diárias em sala de aula com o aluno, pois este aluno está em fase de amadurecimento da personalidade. A partir dos seis anos de idade a criança adquire uma nova forma de socialização, migrando do estágio do egocentrismo para uma fase mais estruturada. É nesse ambiente das novas relações com o mundo e com o outro que elas vão construindo/internalizando atitudes, valores e conceitos. Daí a necessidade de trabalhar com a temática de natureza afetiva nas séries iniciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.9 Kb)   pdf (696.1 Kb)   docx (441.2 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com