TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA A SAÚDE

Por:   •  25/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.649 Palavras (7 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA- ENSINO FUNDAMENTAL

POSTAGEM   2: ATIVIDADE   2 PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA

A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA A SAÚDE

NOME: ELAYNE MONCLAIR SANTANA        RA:1988292

POLO: Valparaíso de Goiás 2021

Alimentação saudável

A escola exerce um papel muito importante na formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos, eles passam grande parte do seu dia no ambiente escolar e alguns fazem suas principais refeições.

No decorrer dos anos foi observado um grande aumento de casos de obesidade infantil principalmente em virtude de uma má alimentação, então houve a necessidade de se ensinar nas escolas sobre o que é uma alimentação saudável.

O principal objetivo e fazer com que os alunos entendam sobre os riscos e as consequências para o futuro ao continuar fazendo uma má alimentação.

E ensinar desde de cedo como adquirir hábitos alimentares saudáveis e que serão fundamentais para um futuro fazendo com que possa ser evitado algumas doenças.

Uma alimentação saudável na infância, significado um adulto saudável no futuro, claro que não só baseado na alimentação mais em uma vida toda saudável com exercícios físicos, sem estresse e com boas noites de sono.

Título:

A importância da alimentação saudável para a saúde

Situação-problema:

O projeto surgiu em virtude de os casos de obesidade infantil ter aumentado no decorrer dos anos e também algumas doenças referentes a má alimentação como colesterol alto, problemas de coração, problemas com a pressão arterial, diabetes dentre outras.

Foi considerado que a falta de tempo de alguns pais e as facilidades dos fest food e dos produtos industrializados, as crianças vem tendo uma alimentação baseada em altos índices de açúcar, sódio, corantes artificiais, tudo isso que ao longo dos anos pode ser um veneno para as crianças e trazendo consequências irreversíveis para a vida adulta.

São doenças alarmantes e que trazem grandes preocupações com uma mortalidade significativa, e que alguns casos podem ser evitados já na infância com hábitos saudáveis.

Justificativa:

O professor em sala de aula e capaz de perceber e analisar qual era o lanche que as crianças costumavam levar para a sala de aula e o que eles evitavam comer da merenda escolar.

É muito importante os professore ter a consciência das coisas que acontecem na escola e ficar atento aos pequenos detalhes que poderão fazer a diferencia na vida das crianças.

O projeto da reeducação alimentar é importante para as crianças aprenderem o que é uma alimentação saudável, quais são esses alimentos, quais devem ser evitados e principalmente as consequências e doenças que uma má alimentação traz para a saúde curto e longo prazo.

A visão geral e fazer com que os alunos entendam sobre atos saudáveis e que podem ser muito importantes para toda uma vida.

Embasamento teórico:

Segundo o Ministério da saúde cerca de 33% das crianças estão acima do peso, na maioria dos casos isso ocorre por comportamento inadequado dos pais. Entre 1989 a 2009 o sobrepeso mais que dobrou entre os meninos e triplicou entre as meninas.

Os especialistas destacam que isso vem ocorrendo em virtude das mudanças dos padrões alimentares e da falta de atividade física.

Hoje a indústria alimentícia vem investindo em produtos práticos e fáceis de preparo, porém perdem no seu valor nutricional. A maioria vem cheios de caloria, sódio, corantes artificiais e com pouca proteína, vitamina e com o que realmente importa para a saúde.

Os produtos artificiais ou os famosos fast food vem aumentado porque são práticos e os sabores se torna mais atrativos, porém também o fato de os pais passarem muito tempo longe dos filhos acabam querendo compensar a ausência pedindo uma pizza, saindo para comer fora, ou comprando o que as crianças gostam doces, chocolates, salgadinhos, hambúrgueres e muitos mais.

Segundo Rodrigues Silva (2008), a obesidade cresceu tanto nos últimos anos principalmente nos países desenvolvidos, que pode até ser considerada como uma epidemia global. Esses altos índices podem ser considerados pela herança cultural e genética (Rodrigues Silva, 2008).

Os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) de Ciências Naturais abordam o ensino com a temática alimentação durante todo o percurso do ensino fundamental, onde o estudante deverá desenvolver a capacidade de compreender que a fonte de matéria e energia para seu crescimento e manutenção do corpo e garantia de nutrição durante todas as etapas de transformação sofridas pelo mesmo, é o alimento (GROLLI, 2016).

O Ministério da Saúde tem a proposta de promover o espaço escolar como um ambiente para a educação nutricional e promoção da boa alimentação de crianças e jovens, favorecendo os hábitos considerados saudáveis.

Diante disso escola é considerada o ambiente propicio para viabilizar uma discussão sobre a saúde, com o foco nas ações de educação nutricional, contribuindo para interação entre todos os membros que fazem parte do corpo escolar e não só os alunos (BRASIL, 2005).

A importância de se estudar a obesidade infantil significa a prevenção para futuras doenças na vida adulta.

De acordo com a Lei 11.947, que foi atualizada em junho de 2009, defende a importância da educação alimentar, os valores nutricionais no âmbito do ensino e na aprendizagem infantil.

No âmbito legal dessa lei visa que a criança tenha todos os acessos dos nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento. De acordo com o artigo 12 dessa lei os cardápios alimentares da escola deverão ser elaborados por um nutricionista respeitando as referências nutricionais.

De acordo com tantas necessidades alimentícia foi criado o Programa nacional de educação escolar (PNAE), com o objetivo de oferecer ações de educação alimentar e nutricional aos estudantes a todas etapas de educação básica públicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (100.9 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com