TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  10/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  6.376 Palavras (26 Páginas)  •  1.080 Visualizações

Página 1 de 26

PROJETO DE PESQUISA

A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Neudiran Gonçalves Nunes de Méllo

INTRODUÇÃO

A Educação Infantil requer atenção especial e, assim, é recomendável ensinar às crianças com a intenção de conseguir resultados mais satisfatórios trabalhando-se o lúdico, através de brincadeiras e jogos. Pois, atualmente percebe-se que o uso de jogos é um elemento a mais, à procura de métodos que propiciem o ensino, percorrendo novos caminhos que construirão o saber.

A utilização da brinquedoteca é importante e precisa ser empregada de maneira que incentive a aprendizagem e que as crianças não sejam obrigadas a aceitá-los. É através da brinquedoteca que as crianças desenvolvem algumas habilidades importantes, como a atenção, a memorização, o imaginário, a concentração, a preservação, a classificação, a avaliação e o resumo, a interpretação, a discussão, a organização etc.

A brinquedoteca, na Educação Infantil, não só diverte como extrai das atividades objetos suficientes que podem gerar saber, interesse e ainda fazem com que os alunos reflitam com alguma motivação. As atividades desenvolvidas dentro da sala de aula devem ser utilizadas para que seja possível obter um bom desempenho na aprendizagem das crianças, principalmente as que têm dificuldades para aprender.

            Diante da necessidade de variar a prática pedagógica desenvolvida nas aulas de Educação Infantil, uma vez que alguns professores ainda empregam a pedagogia tradicional, é que se tem a pretensão de realizar este trabalho sobre a importância de aprender brincando na Educação Infantil, para que sejam fundamentados e construídos recursos de ensino para melhorar a qualidade das aulas por meio dos jogos e das brincadeiras com a finalidade de mostrar que essas atividades não devem ser utilizadas apenas para entretenimento.

Os momentos de jogo e de brincadeira devem se constituir em atividades permanentes nas quais as crianças poderão estar em contato também com temas relacionados ao mundo social e natural. O professor poderá ensinar às crianças jogos e brincadeiras de outras épocas, propondo pesquisas junto aos familiares e outras pessoas da comunidade e/ ou em livros e revistas. Para a criança é interessante conhecer as regras das brincadeiras de outros tempos, observar o que mudou em relação às regras atuais, saber do que eram feitos os brinquedos etc. (BRASIL, Vol. 03, 1998, p. 200).

  1. TEMA

                     O tema escolhido ajudará a compreender o quanto a brinquedoteca contribui para a aprendizagem das crianças na Educação Infantil. Os jogos e as brincadeiras são significativos para mudar a conduta das crianças depois que elas se apropriam das regras. Pois, a partir da assimilação das regras e transformações em seu comportamento, é possível saber se os jogos e as brincadeiras tiveram significação ou não para elas, dando possibilidade de construir o conhecimento em outras áreas.

                    A brincadeira oferece oportunidade à criança a descoberta, a criatividade, a invenção, a reorganização do que já sabe, produzindo novos saberes ou assimilando ao seu modo o que ocorre no cotidiano, aumentando o vocabulário, desenvolvendo o pensamento, ofertando à criança a atenção para aquele momento específico que a brincadeira oferece.

      Neste contexto, pode-se afirmar que brincar é um espaço onde é possível observar e coordenar as experiências prévias das crianças e o que os objetos manipulados sugerem ou provocam no momento atual. Através da repetição do que já sabem, usando a atividade da memória, modernizam seus saberes prévios, aumentando-os e modificando-os através da criação de uma circunstância nova fantasiada.

    Brincar constitui-se numa atividade interior das crianças, fundamentada no desenvolvimento imaginário e na interpretação da realidade. E ainda se tornam autoras de seus papéis fazendo suas escolhas, elaborações e pondo em prática suas fantasias e conhecimentos, sem que haja intervenção do adulto, com a possibilidade de refletir e resolver problemas livremente.

   Um dos mais importantes pensadores do século XX, Jean Piaget, acreditava que a ludicidade é o berço indispensável dos exercícios intelectuais infantil, sendo, portanto, imprescindível à pratica educacional. Na opinião de Vygotsky (2001, Apud SANTOS; COSTA; MARTINS, 2015, p. 81), é na brincadeira que a criança se comporta além do comportamento habitual de sua idade, seu comportamento diário; afirma que apesar do brinquedo não ser aspecto dominante da infância, ele exerce uma enorme influência no desenvolvimento infantil.

  1. JUSTIFICATIVA

O tema deste Projeto de Ensino foi escolhido para ajudar na compreensão de quanto a brinquedoteca contribui para a aprendizagem das crianças na Educação Infantil Os jogos e as brincadeiras são significativos para mudar a conduta das crianças depois que elas se apropriam das regras. Pois, a partir da assimilação das regras e transformações em seu comportamento, é possível saber se os jogos e as brincadeiras tiveram significação ou não para elas, dando possibilidade de construir o conhecimento em outras áreas.

Brincando, a criança desenvolve situação de interação social, “porque, brincando, a criança desenvolve a sociabilidade, faz amigos e aprende a conviver, respeitando o direito dos outros e as normas estabelecidas pelo grupo” (CUNHA, 1994, p. 11 Apud FREITAS, 2015, p. 20).

É importante ressaltar que proporcionar a interação é conceituar as diferentes formas de sentir, expressar e comunicar a realidade pelas crianças e isso tem consequência nas respostas diversas, que são trocadas entre elas e que asseguram suas aprendizagens. A influência mútua gera uma posição de auxílio, em que as crianças podem desenvolver seu processo de aprendizagem.

Vale enfatizar que as atividades lúdicas estão sempre presentes na vida das crianças desde muito pequenas. Na medida em que elas crescem, as brincadeiras ganham um aspecto mais social, e desse modo aprendem a lidar com os outros.

Deste modo, o brinquedo é fundamental para a criança, é a condução para crescer e dá à criança a oportunidade de explorar seu mundo. A ludicidade na educação infantil é uma metodologia pedagógica que precisa ser desenvolvida com o objetivo de ofertar um processo de ensino-aprendizagem com mais prazer e mais significado. As atividades lúdicas cooperam para a efetivação das finalidades propostas pela educação infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.3 Kb)   pdf (176.1 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com