TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO PRÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  6/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.256 Palavras (14 Páginas)  •  1.964 Visualizações

Página 1 de 14

A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO PRÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

RESUMO

O artigo tem por finalidade ajudar na contação de historia, auxiliar no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. Muitas vezes a historia representa a realidade da criança seu dia a dia a vivencia, seus desafios e diversidade e com isso a criança aprende como vence-lo como enfrentar, superar a sua dificuldade.

INTRODUÇÃO

O momento que vivemos é o do acesso fácil a internet a tecnologia, a criança tem esse acesso a todo o momento, as informações chegam ao monte em todo o momento de todo os locais do mundo dando assim fácil acesso a todo o momento, o livro foi deixado de lado, esquecidos a criança não tem mais interesse pela leitura deixando um desafio ao educador.

A contação de historia era uma forma de prender a atenção das crianças em sala de aula, e o contador vem surgindo novamente, renascendo, a contação é uma ótima ferramenta pedagógica para auxiliar o professor o educador na educação infantil, no ensino fundamental, ela atiça o gosto pela leitura a imaginação, a criatividade a oralidade, envolve o afetivo e o social.

UMA VISÃO HISTORIOGRÁFICA SOBRE A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Entre os séculos XVII e XVIII, a criança era tida como um mini adulto, com tarefas de adulto, não se compreendia que a mesma era diferente e tinha pensamentos e necessidades diferentes, tanto que a taxa de mortalidade infantil era um pouco alto para a época, a literatura era lhe passado como os demais, como se a mesma já tivesse compreensão para entendê-la.

Somente com a ascensão da burguesia e com a mudança da cultura familiar que a criança começou a ser conhecida como tal, como individuo diferente do adulto, na escola se vê a necessidade de mudança na literatura infantil e na teoria da mente da criança, foi um dos principais agentes que fez que ocorresse a mudança.

As primeiras histórias foram feitas por educadores e pedagogos no final do séc. XVII e durante o séc. XVIII.

A contação de historias e umas das artes mais antigas que se tem noticia essa atividade e desde o surgimento do homem a milhões atrás, é uma pratica da cultura humana e antes de se inventar a escrita, era através da contação de historia que se tinha as informações as noticia como era passada a cultura à tradição.

É a maneira mais significativa que a humanidade tem para se expressar, o ato der contar historia é a melhor maneira que o ser humano tem para se expressar, vontades, sentimentos, fatos que não podem ser expressados pela razão, aonde usa se para transmitir valores, sentidos da vida de pai para filho, avo para neto é a força que impulsiona o ato de contar historias.

Histórias é o ato que a humanidade encontrou para expressar experiência que na verdade não acontecem, é uma atividade de comunicação. Por meio desta é se repassado costumes valores, tradições para estimular a formação do cidadão.

Por isso o ato de contar historia é um ato magico, onde se enche de emoção, coração, imaginação, do sentido ao que se conta se emociona e se sente , toca o coração e se é tocado. A contação de historia esta ligada a imaginação da criança diretamente, incentivando a imaginar e também a adquiri o gosto pela leitura, ampliando seu vocábulo suas referencias proporcionando um melhor desenvolvimento do consciente e subconsciente no seu espaço intimo interno e externo, resultando numa melhor formação de crença e valores de sua personalidade.

Com a capacidade de imaginar a pessoa o ser humano desenvolve a habilidade de entender e compreender historia de ficção, pois nossa vida nada mais que narrada de varias maneiras, toda historia nos passa informações e emoções, por isso alguns tem o receio de trabalhar com crianças e jovens. A Historia tem o papel de contribuir com o senso de justiça e tolerância, dando caso necessário novos rumos a imaginação para bem o mal, bom ou ruim.

Por isso que a mudança a reformulação da literatura infantil se fez necessário para a função social e individual passando a respeitar a necessidade da intenção que quer se transmitir a criança, adequando a faixa etária de cada um.

É um momento magico e único que envolve a todos que estão neste momento, narradores e ouvintes, ao contar historia o professor lança uma cumplicidade junto ao aluno, lembrando aos tempos antigos da historia em volta da fogueira, nas escolas não se reúne em volta da fogueira, porem cria o vinculo entre professor, livro e aluno, um elo, o ato de contar historia é própria do ser humano, e o professor pode aproveitar desse recurso importante e formar grandes leitores.

Tem se possibilidades infinitas com a contação de historias em sala de aula, além de divertir , educa , instrui , socializa, desenvolve a inteligência e a sensibilidade. A literatura, não tem recebido a devida atenção e com a contação de historias é uma alternativa, um estimulo positivo, que não é obrigatório e nem rotineiro o em sala de aula, dando o aluno um prazer em ler, com isso se transformando em um grande leitor, um bom critico, não basta ler tem que gostar de ler.

        Quando se utiliza a contação de historia a sem sala de aula, todos saem ganhando tanto o aluno que é instigado a imaginar a participar, quanto ao professor que faz com que sua aula seja amais prazerosa, mais objetiva com maior participação em sala pelos alunos, além disto, o aluno aprende a expandir sue universo cultural e imaginário, tendo um maior contato como livros, e através da varias situações a contação de historia, instiga, intriga faz pensar, traz descobertas, provoca riso, o encantamento, ao se contar uma historia percorre um caminho infinito de descobertas e compreensão do mundo.

CARACTERIZAÇÃO DOS CONTOS DE FADAS, FÁBULAS E HISTÓRIAS CURATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DOS ASPECTOS SOCIOCOGNITIVO E AFETIVO DA CRIANÇA (3 A 6 ANOS).

As historias contadas sempre acompanham a vida de um homem em sociedade, é através dela que se preservou a cultura por muito tempo, era a única fonte de aquisição de conhecimento, a narrativa e a contação são tão antigas quanto o homem.

O texto sempre mantem uma estrutura fixa, parte de um conflito ou carência algum problema que desequilibra a tranquilidade inicial. O desenvolvimento é a busca da solução para o problema, no plano de fantasia, com introdução de elementos mágicos como fadas bruxas e duendes, gigantes entre outros, a solução acontece no final quando volta a tranquilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (127.2 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com