TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA

Por:   •  12/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.180 Palavras (5 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 5

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA

RESUMO

A educação começa em casa, é essencial que família e escola estejam em parceria, cada vez a tendência é que o mundo vem se tornando um lugar perigoso e os pais procuram proteger mais seus filhos e acabam falhando em querer cuidar demais mais temos que dar uma segurança desejada sem causar serias consequências para que as crianças se desenvolvam melhor. É muito importante que tanto a escola quanto as famílias cumpram seus deveres para que ambos consigam atingir seus objetivos na formação de crianças, jovens, adolescentes e adultos para um bom começo. Tanto a família quanto a escola possuem objetivos em comum, e o mais importante dentre eles é preparar o filho/aluno para poder se introduzir de forma adequada a sociedade, por isso é muito importante essa parceria, pois a escola e a família atuando em conjunto, sabendo seus diretos e deveres, saberão a melhor forma de educar o indivíduo para melhorar seu futuro. A educação que será empregada a ele ao longo de sua vida é o reflexo de como se comportara em sociedade, e essa educação, em sua grande maioria vem da escola, pois ali é onde se aprende muitas das coisas mais importantes para a vida do ser humano. Porém, não é só da escola que se aprende valores importantes, a educação e aprendizagem está em todo lugar, como nas ruas, em casa com seus familiares, em viagens aprendendo sobre diferentes culturas, entre outras. Por isso e por demais fatores que essa junção entre família/escola é deveras importante, essa união traz muitas experiências e conhecimentos que serão determinantes na vida de todos, para alunos, família e escola.

Palavras-chave: Família. Escola. Educação.

1. INTRODUÇÃO

A família é o primeiro ambiente no qual o sujeito inicia sua vida em sociedade. Em meio a família, eles aprendem o básico sobre como se relacionar socialmente, que será muito importante quando ele adentrar ao ambiente escolar, outro dos primeiros ambientes de relacionamento do indivíduo.

No Brasil na área de educação, vemos uma grande dificuldade dos gestores das escolas em estabelecer uma parceria entre a escola e a família dos seus alunos, muito disso ocorre pela falta de interesse dos pais em participar da vida escolar de seus filhos. Porém é muito importante que os familiares participem, pois já é comprovado por vários estudos que a situação do ambiente familiar impacta diretamente no ambiente escolar, nas notas e no comportamento do aluno.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A família e a escola são muito importantes para o desenvolvimento do aluno como um cidadão na sociedade. Vários estudos mostram que a relação do indivíduo no grupo familiar influencia diretamente e fortemente no seu desenvolvimento escolar e social.

A família representa o alicerce para que o indivíduo construa uma boa estrutura social, sendo ela o primeiro grupo social do indivíduo, onde ele terá suas primeiras experiências com relacionamentos sociais, que depois se estenderam ao ambiente escolar e por fim na sociedade. Por isso a participação da família na vida da criança é muito importante, pois servira como modelo para futuros relacionamentos com outras pessoas.

Cabe a família ter e ensinar as noções de limites e respeito, ensinar os valores morais e como se comportar, ensinar o que é certo e o que é errado.

Quando os pais começam a participar mais ativamente na vida escolar de seus filhos, vê – se claramente um interesse cada vez maior por parte da família no desenvolvimento escolar dos filhos. A partir desse interesse, se os familiares do aluno ajudarem nas tarefas em casa, o indivíduo começa a se cativar e ter mais vontade de aprender mesmo fora dos limites da escola. Tal pratica de incentivo por parte da família já foi comprovada que causa uma melhora significativa nos resultados de notas do aluno, melhorando muito seu desenvolvimento.

“Percebemos muitas famílias desestruturadas, desorientadas, com hierarquia de valores invertida em relação à escola, transferindo responsabilidades suas para a escola, a família não está cumprindo sua tarefa de fazer a iniciação civilizatória” (Vasconcellos, 1995, p. 22).

A direção, a coordenação e vários professores acreditam na necessidade da participação e buscam atrair os pais para ela. O que se acredita é que a permanência desse clima e a concretização positiva da experiência com os pais e os servidores da escola criem uma cultura de participação que seja favorável a um processo escolar de maior qualidade e de proveito para os objetivos do ensino. (Paro, 2000, p.119).

Polonia, 2007, diz que uma das tarefas mais importantes da escola, juntamente com a família, e também muito difícil de ser implementada, é de preparar os alunos, professores e pais para se acostumarem com as rápidas mudanças e conflitos interpessoais do mundo, ajudando muito no processo de aprendizagem do indivíduo.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

      [pic 1]

                   Fonte: Palestra Educacional com pais, professores e direção.

Encontro da Associação de Pais e Mestres (APM), onde eles ressaltaram a importância da participação da família, sendo essencial no desenvolvimento da criança tanto na escola quanto na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (198.4 Kb)   docx (109 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com