TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA

Por:   •  22/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

DÉBORA DE ALMEIDA MELLO BRUNHOL

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA

[pic 3]

Nova Friburgo

2014

DÉBORA DE ALMEIDA MELLO BRUNHOL

A IMPORTÂNCIA DA FAMILIA NA ESCOLA

Trabalho apresentado ao Curso (Pedagogia)  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina O Ensino de Natureza e Sociedade, Ensino da Matemática na Educação Infantil, Ensino de Arte e Música, Seminário V e Estágio Curricular Obrigatório: Gestão.

Profs. Andréia Zompero, Hlenara R. Sampaio, Laura Cava, Raquel Franco.

Nova Friburgo

2014


    INTRODUÇÃO

 Neste projeto apresentarei o tema família na escola onde mostrarei a importância da parceria para o desenvolvimento das ações que proporcionam o sucesso escolar e o bem está social das crianças atendidas na escola. A participação da família na escola e de suma importância para que o aluno cresça confiante e seguro. Resgatando o interesse convergente complementar e sinérgica com os pais, professores e alunos, visando oportunizar a vivências que possibilitem refletir a infância, instrumentalizando os sujeitos para assumirem o compromisso com o caminho percorrido pelas crianças e adolescentes, acompanhando e provocando impactos positivos nas vidas dos educandos.

A vida escolar representa um período muito importante para o desenvolvimento da criança. Ela é uma fase de mudanças, pois a criança passa a conviver com outras pessoas buscando assim a sua independência. A família deixa de ser a única referência de mundo. Sendo assim, é de fundamental importância a participação da mesma no desenvolvimento da criança. Todo o processo de aprendizagem acontece de forma mais eficiente com a participação da família na escola. E o significado do que é uma família se torna mais presente na vida das crianças.

É na família que a criança construirá valores que serão incorporados ao longo da vida e onde ocorre o primeiro processo de socialização que lhes permitirá traçar caminhos futuros. Conseguir trazer a família para a escola ampliara os conceitos formulados pela criança e ainda permitirá conhecer a sua cultura pessoal para que a escola possa valorizá-la. Pensando assim, há a necessidade de estarmos estreitando laços entre escola e aqueles que dela participam direta ou indiretamente, a família, uma vez que procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola se envolvendo e participando com seus filhos.


JUSTIFICATIVA

A família é o primeiro ponto de referência para a criança, assim como sua casa. A escola entra na vida dela ampliando sua noção de espaço e seu sentimento de integração ao mundo. Este projeto visa promover a interação escola x família, a fim de estimular o desenvolvimento de sentimentos, como carinho, amor e respeito ao próximo, tanto em casa como fora dela. Este projeto será desenvolvido a fim de tentar identificar e superar os desafios, trabalhando na criança a afetividade e a importância deste sentimento no convivio familiar e escolar, buscando na interação de ambas, uma melhor formação das crianças.

 Como a família constitui a unidade dinâmica das relações de cunho afetivo, social e cognitivo que estão imersas nas condições materiais, históricas e culturais de um dado grupo social, ela será um parceiro a mais na busca pelo cumprimento da nossa função social. Ajudará-nos a cumprir com a nossa meta, cada um fazendo o que lhes é de direito e não deixando todas as ações para a escola, de modo que o aluno possa desenvolver em todos os aspectos da vida pessoal, profissional e ter sucesso, pois, nossa meta é ajudar o aluno em suas necessidades em parceria com a família.

                

OBJETIVO GERAL

        Propiciar à criança a reflexão de sua estrutura familiar e o conhecimento da estrutura  de outras famílias, e o relacionamento entre as pessoas de sua família e com as demais pessoas que a rodeiam, oportunizando  atividade  que despertem o respeito e o interesse pelos diferentes  grupos familiares. E despertar o interesse nas famílias, de participar da vida escolar de seus filhos, sabendo que assim seu desenvolvimento será mais intenso e melhor aproveitado.

OBJETIVOS  ESPECÍFICOS

  • Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar  incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da autoestima.
  • Reconhecer e respeitar os diferentes tipos de família.
  • Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar;

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

De acordo com Pequeno (2001), é a família que desnvolve os laços afetivos e sobretudo, materiais que são importantes para o desenvolvimeto e bem estar de seus integrantes. Segundo a autora a família desempenha um papel decisivo na educação formal e informal, é em seu espaço que são absorvidos os valores éticos e no qual se aprofundam os laços de solidariedade, importante entre as gerações.

Para Santo (1997), a participação da família poderia incentivar um melhor desempenho no processo de aprendizagem, refletindo, assim, no contexto social. A família como agente de socialização tem um papel importante na vida de seus membros, uma vez que é o primeiro ponto de referência para a criança e a primeira escola de seus filhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (143.2 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com