TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA DO MEIO AMBIENTE

Projeto de pesquisa: A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA DO MEIO AMBIENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.327 Palavras (14 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 14

Centro de Educação a DistânciaUniversidade Anhanguera

UniderpPóloZappeion

Curso Pedagogia

Disciplina: Trabalho de Conclusão de

Curso I e Trabalho de Conclusão de Curso II

A IMPORTÂNCIA DA FAMILIA NO AMBIENTE ESCOLAR

Mirian Angélica O. Silva RA 347092

Rosa Fátima da Silva RA 291227

Rose Meire de O. L. Jurkfitz RA 344242

Vera Nice A. Marques RA 309146

Renata C. Andreatta Brigatto RA331712

Tutora Presencial – Denise Sol

Campo Grande - MS, 14 de junho de 2014.

Dedicatória

A Professora e Orientadora, braço amigo de todas as etapas deste trabalho.

A minha família, pela confiança e motivação.

Aos amigos e colegas, pela forca e pela vibração em relação a esta jornada.

Aos professores e colegas de Curso; pois juntos trilhamos uma etapa importante de nossas vidas.

Aos profissionais entrevistados, pela concessão de informação valiosa para a realização deste estudo.

A todos que, com boa intensão, colaboraram para a realização e finalização deste artigo.

Aos que não impediram a finalização deste estudo.

Entre outras, meu muito obrigado.

Agradecimentos

Á Deus por ter me dado saúde e forca para superar as dificuldades.

A esta universidade, seu corpo docente, direção e administração que oportunizaram a janela que hoje vislumbro um horizonte superior, enviado pelo acendrada confiança no mérito e ética aqui presente.

A minha orientadora Denise Sol, pelo suporte no pouco tempo que lhe coube, pelas suas correções e incentivos.

Aos meus pais, pelo amor, incentivo e apoio incondicional.

E a todos que direta ou indiretamente fizeram parte da minha formação, o meu muito obrigado.

A Contribuição da Família para o Crescimento do Aluno de Séries Iniciais da Escola Pública Municipal na Cidade de Campo Grande - MS

Resumo

O presente artigo discorre sobre a importância da família no ambiente escolar, visto que nunca se discutiu tanto quanto hoje assuntos como falta de limite, desrespeito na sala de aula e desmotivação dos alunos.Pesquisadores e educadores têm mostrado um crescente interesse pelo estudo das relações entre a família e a escola devida á sua importância para a educação e o desenvolvimento humano. Neste artigo teórico, apresentaremos algumas reflexões sobre a importância do envolvimento da família com a escola e seu impacto sobre a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno. Os benefícios de uma boa interação e as implicações de uma falta de integração entre os dois contextos são discutidos brevemente, bem como são descritos aspectos das relações estabelecidas entre ambos. Finalmente, buscamos enfatizar a necessidadede uma integração mais efetiva entre a família e a escola, respeitando as peculiaridades de cada segmento.

Palavras-chave: Família, Educação Regular, Escola.

Abstract

This article discusses the importance of family in the school environment, as you never discussed matters as much today as lack of limits, disrespect in the classroom and motivation of students.

Researchers and educators have shown a growing interest in the study of relationships between family and school due to its importance to education and human development.

In this theoretical paper, we present some reflections on the importance of family involvement with the school and its impact on learning and student development. The benefits of good interaction and the implications of a lack of integration between the two contexts are discussed briefly, and are described aspects of the relationships established between them.

Special attention is given to concepts and types of family-school development and the perceptions of parents and teachers about this involvement. Finally, we emphasize the need for better integration between the family and the school, respecting the peculiarities of each segment.

1- Introdução

Esta pesquisa propõe chamar atenção, sobretudo para a necessidade da participação da família na escola e nas atividades por ela desenvolvida, como forma de contribuição para um melhor crescimento educacional do aluno.Considerando uma visão prematura de baixa participação das famílias junto a escola é que despertamos o interesse em realizar a pesquisa acerca desta temática.

O objetivo geral está fundamentado na oportunidade de proporcionar momentos de reflexão sobre a importância deste papel que é parte integrante do ProjetoPolítico Pedagógico (PPP) da escola, fazendo com que esta participação torne-se um meio facilitador do trabalho da gestão, aproximado assim, os pais à vida escolar de seus filhos.

Por tratar-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, pesquisadores da área específica serão consultados através de suas literaturas que tratam do tema em destaque com o fim de promover uma articulação, entre os autores renomados e conhecidos no assunto em questão e seus pressupostos, bem como evidentemente demonstrar os conteúdos obtidos através da coleta de dados na escola sobre a base filosófica utilizada na Instituição.

Capítulo I

A família e a sociedade no seu conceito histórico.

O conceito de família e sociedade pode serconsiderado até certo ponto subjetivo, porque está amarrada a quem as define e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com