TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE PARA MEU CORPINHO.

Por:   •  26/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.598 Palavras (7 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 7

 1.TÍTULO DO PROJETO: A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE PARA MEU CORPINHO.

2. TEMÁTICA: HIGIENE CORPORAL

3.PÚBLICO-ALVO: 1º ANO.

4.INSTITUIÇÃO DE PRÁTICA DE ESTÁGIO: ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO CARLOS, localiza-se na Rua Jacob Milton Bennemann Nº 166, Bairro Amaral Ribeiro, na cidade de Sapiranga/ RS. Atualmente, a escola tem cerca de 500 alunos matriculados, na faixa etária de 4 à 15 anos, distribuídos em 21 turmas desde o JNA (Jardim Nível A) ao 9º ano do ensino fundamental, com carga horária anual de 200 dias letivos (800 horas letivas). Seu funcionamento é de segunda à sexta- feira,nos turnos manhã e tarde, com horários distintos para:

- Manhã JNA: 06h 30min às 11h 20min;

- Manhã de 1º à 5º ano: 7h 20h às 11h 20min;

- Manhã de 6º à 9º ano: 7h 20min à 11h 45min;

- Tarde de JNB à 9º ano: 13h às 17h.  

É uma escola pública, fundada em 30 de abril de 1969,data oficial do aniversário da escola. Construida em áreas de terra doadas pelo Sr. Theno Strassburguer e pelo Sr. Nelson Berg. Inicialmente possuia 49 alunos e duas professoras, ministradas em um prédio de madeira com duas salas de aulas enquanto outros espaços estavam sendo construídos. Sua nomenclatura foi sendo alterada ao longo dos anos, primeiramente “Escola Primária Municipal São Carlos”, depois “Grupo Escolar Municipal São Carlos” (1973) e “Escola Municipal de 1º Grau incompleto São Carlos” (1988), após ampliação para funcionamento até 5 série. No ano de 1990, começa a funcionar a 6ª série e em 1991 as 7º e 8º séries, passando para denominação de “Escola Municipal de 1º Grau São Carlos”. A denominação atual ocorreu em 1998.

 A partir dos anos 2000, a escola passou a expandir-se em espaços físicos, até chegar na estrutura atual de 13 salas de aula, um Laboratório de Ciências, um Laboratório de Informática, uma Sala de Recursos Multifuncionais AEE (Atendimento Educacional Especializado), biblioteca, auditório, ginásio de esportes, pracinha, administração (sala dos professores, direção, coordenação, secretaria, almoxarifado e banheiros), 2 banheiros masculinos de uso dos alunos, 2 banheiros femininos para uso das alunas, um banheiro com peças menores para uso dos alunos do 1º ano, área coberta, refeitório, cozinha, depósito e lavanderia.

O Projeto Político Pedagógico da escola foi elaborado em 2014, pelo corpo docente da escola, equipe diretiva, funcionários e com a participação da comunidade escolar.

Mensalmente, ocorrem reuniões pedagógicas e administrativas, com focos divididos de acordo com as necessidades do grupo, respeitando programações, estabelecidas no calendário escolar ou ainda, recebendo profissionais capacitados.

A turma observada foi o 1º ano que é composta por 23 alunos, sendo nove meninas e quatorze meninos, com faixa etária entre seis e sete anos. Uma professora titular, a turma possui um aluno de inclusão, e uma monitora para auxiliá-lo.

Durante a observação realizada na turma, pude perceber que a turma é tranqüila, os alunos são bem curiosos e dispostos a ajudar os colegas. A sala de aula é grande e arejada. Os alunos sentam em duplas, formando três filas. As classes e cadeiras são em um tamanho menor adequado a faixa etária dos educandos. Observei que ao fundo há um cantinho da leitura, duas prateleiras de brinquedos diversos e livros didáticos e dois armários. Nas paredes havia cartazes de ajudante do dia, calendário, alfabeto, números até 10, tabela silábica, aniversariantes, chamadinha e espaço para exposição dos trabalhos desenvolvidos. Nas estantes abertas, estão os livros didáticos da turma de livre acesso.

5.JUSTIFICATIVA:

A partir das observações feitas na turma e conversa com a professora titular percebeu-se a necessidade de trabalhar os hábitos de higiene, destacando a importância destes e assim evitando doenças, enfocando o cuidado com o corpo e o ambiente em que vivem.

Como foco principal, trabalhar com propostas que apresentem atividades voltadas para o desenvolvimento das linguagens oral e escrita, enriquecendo o processo de alfabetização, a partir da literatura especialmente de histórias infantis, com propostas pensadas no ambiente, juntamente com seus desafios de trabalhar os bons hábitos levando a conhecer melhor o seu corpo e ampliando os conceitos de saúde, do qual oportuniza um processo dinâmico e trabalhado em equipe com participação indispensável de todas as pessoas envolvidas com a criança. 

6.OBJETIVO GERAL:

Incentivar, através de bons hábitos, a necessidade de se estar sempre limpo e cheiroso, para que a criança se relacione bem consigo mesma (e com seu corpo), para que possa estabelecer, saudavelmente, suas relações consigo e com os outros.

7.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Perceber os cuidados com o corpo, à prevenção de doenças, à saúde de forma geral;
  • Interpretar e resolver situações-problema construindo a partir delas, os significados das operações fundamentais;
  • Adquirir noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida cotidiana;
  • Identificar os hábitos de higiene;
  • Conscientizar as crianças sobre a necessidade de se manterem limpos os locais onde habitamos.

8.CONHECIMENTOS:

  • Língua Portuguesa: Histórias, poemas e contos relacionados com o tema principal “Higiene”;
  • Ciências: Como a higiene pode interferir no nosso corpo;

             Na nossa saúde;

             Como prevenir doenças;

  • Matemática: Resolução de problemas matemáticos que envolvam o tema do projeto;

            Noções de tempo;

  • Artes: explorar e utilizar alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar, recortar, colar e aprofundar as possibilidades oferecidas pelos diversos materiais e instrumentos;

  • História: Conversação sobre a cultura do banho no Brasil
  • Geografia: Conscientização da sociedade através da escola desenvolvendo papéis na comunidade e na família.

9.METODOLOGIA:

Dia 1:O início deste trabalho será com uma conversa para apresentação da estagiaria e a comunicação de como serão nossos próximos dias juntos. Na rodinha diária, teremos uma conversa (mediada pela professora) em que os alunos farão suas colocações sobre o que sabem e entendem sobre a higiene corporal e do meio em que vivem. Então ela explicará sobre o assunto, a importância de tomar banho, pentear os cabelos, usar roupas limpas, lavar as mãos ao usar o banheiro e antes das refeições, escovar os dentes, etc.. Verificar por meio da conversa os conhecimentos adquiridos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (122.3 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com