TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE E A PRÁTICA DOCÊNCIA

Por:   •  5/10/2020  •  Relatório de pesquisa  •  2.696 Palavras (11 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 11

A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE E A PRÁTICA DOCÊNCIA

Giane Teixeira Marques

Prof. Orientador: Gilderley da Silva

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia (PED1709) – Estágio II

26/05/2019

RESUMO

O presente trabalho aborda a interdisciplinaridade como ferramenta necessária que interliga diversas disciplinas como o todo e não fragmentada com o objetivo de globalizar o conhecimento na tua totalidade, No entanto, é possível que para fazer isso os docentes necessitem modificar a ordem em que seus conteúdos são apresentados, tanto na proposta pedagógica quanto no material didático. É interessante que exista flexibilidade para condicionar essas pequenas alterações. Identificando possíveis desafios onde o docente possa fazer a interdisciplinaridade proporcionando o aluno a elucidar as situações problemas através dos procedimentos metodológicos, garantindo um feedback positivo entre eles, instigando-os a pensar nos conteúdos unificados e não fragmentados como era na forma tradicional onde o docente era o único detentor do conhecimento e o aluno o retentor de informações, a interdisciplinaridade propicia ao aluno o interesse em busca do conhecimento não de forma maçante mais como a busca pelo desconhecido unificado. Lembrando que a interdisciplinaridade deve ser vivida, executada, pratica nas escolas, para tanto exige-se que a comunicação, o dialogo sejam trabalhados de forma sistematizada nas ideias e por um trabalho conjunto.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade, prática e docência.

1 INTRODUÇÃO

O Presente trabalho aborda o tema a importância da interdisciplinaridade e a prática docente na qual o objetivo é enfatizar que a interdisciplinaridade procura passar a concepção unitária do conhecimento, integrando os conteúdos, superando a dicotomia entre ensino e pesquisa, levando em consideração a pesquisa a partir da contribuição das diversas ciências, tendo o ensino-aprendizagem centrado na holística de que aprendemos ao longo da vida.

É papel do docente ter essa sensibilidade para buscar meios de transpor ao educando instigar a busca pelo conhecimento de forma integrada e não segregada como o método tradicionalista faz, provocando no mesmo o desejo de buscar o conhecimento além das sala de aula, conduzindo a uma ação construtiva, para forma seres criativos.

O estágio supervisionado foi realizado no centro educacional La Salle localizado na avenida D. Pedro nº 151, no bairro Dom Pedro I, na cidade de Manaus no estado do Amazonas, A escola é muito bem adaptada à inclusão de crianças com necessidades especiais, onde o trabalho é realizado em conjunto com a família. A escola possui um setor chamado de Serviço de Orientação Educacional - SOE, onde esses pais e alunos são orientados sobre a adaptação e acolhimento das crianças com necessidades especiais.

2 A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL.

2.1 INTERDISCIPLINARIDADE O QUE É?

A interdisciplinaridade tem oferecido uma nova atitude diante do conhecimento, uma mudança de postura em busca do contexto do conhecimento, em busca do ser como pessoa integral. A interdisciplinaridade visa asseverar a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com os limites das disciplinas. Para isso, será preciso, como propõe Ivani Fazenda, “uma postura interdisciplinar”, que nada mais é do que uma ação de busca, de inclusão, de acordo e de parceria diante do conhecimento.

Pontuschka (1999) cita Severiano (1989) para dizer que:

A conceituação de interdisciplinaridade é, sem dúvida uma tarefa inacabada: até hoje não conseguimos definir com precisão que vem a ser essa reciprocidade, essa interação, essa comunidade de sentido essa complementaridade entre a várias disciplinas. É que a situação da interdisciplinaridade é uma situação da qual não tivemos ainda processo tateante na elaboração do saber. (SEVERIANO, 1989)

A interdisciplinaridade é o princípio de junção capaz de interligar estruturas de conhecimentos existente em relação entre as disciplinas, é a possibilidade de trabalhar conjuntamente, as abordagens simples de acordo com as possibilidades da criança, em determinada idade.  Fazenda intera (1979, p.9) “[...] esta integração não pode ser pensada apenas em nível de integração de conteúdo ou métodos, mas basicamente em nível de integração de conhecimentos parciais, específicos, tendo em vista um conhecer global.” Para tanto a interdisciplinaridade vai além de uma categoria de conhecimento fundamenta-se nas ações, experiências vivenciadas de educadores ao vivenciar a educação.

Para Freire (1987), a interdisciplinaridade é o processo metodológico de construção do conhecimento pelo sujeito com base em sua relação com o contexto, com a sua realidade, com sua cultura. Busca-se a expressão dessa interdisciplinaridade pela caracterização de dois movimentos dialéticos: a problematização da situação, pela qual se desvia a realidade e a sistematização dos conhecimentos de forma integrada.

Atualmente a interdisciplinaridade vem sido agregada pela maioria dos docentes, mostrando que tal postura garante a construção do conhecimento de maneira global, nas series iniciais do Ensino Fundamental, os docentes devem instigar os alunos a construírem relações entre os diferentes conteúdos presentes nas diversas disciplinas do currículo.

2.1  DOCÊNCIA x INTERDISCIPLINARIDADE

A atuação do processo de envolvimento do docente em um trabalho interdisciplinar, mesmo que sua formação tenha sido segregada é realizada através da interação professor/aluno, professor/professor, pois a educação só tem sentido na troca de experiência. “Se há interdisciplinaridade, há encontro, e a educação só tem sentido no encontro. A educação só tem sentido na “mutualidade”, numa relação educador-educando em que haja reciprocidade, amizade e respeito mútuo”. (FAZENDA,2003)

Não compete mais ao aluno efetuar a unidade do conhecimento mediante unicamente seu próprio esforço: a escola, através de seus docentes, deve oferecer aos alunos um conhecimento interdisciplinar, com a contribuição das diferentes disciplinas para uma pesquisa globalizante. (SILVA, 1999, p.68)

Nesta perspectiva os Parâmetros Curriculares Nacionais sinalizam que o conhecimento é o resultado de um processo de modificação, construção e reorganização utilizado pelos alunos para assimilar e interpretar os conteúdos escolares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (113.8 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com