TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS

Por:   •  12/2/2019  •  Artigo  •  3.188 Palavras (13 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 13

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS ¹

Cauãna Simeoni Barnabé ²

RESUMO

Neste trabalho, buscou-se evidenciar a leitura em seus diversos aspectos, possibilidades e demonstrar a importância do desenvolvimento de práticas de leitura desde os anos iniciais. Para o seu desenvolvimento foi elaborada revisão bibliográfica e pesquisa de campo, com entrevistas com professores e alunos. Foi possível constatar que a leitura é de suma importância para o aprendizado, pois leva o leitor ao conhecimento científico e o conhecimento do mundo, o qual refletirá para o leitor em novos conhecimentos. A leitura contribui ainda para o aluno ampliar também o aluno a aumentar o seu vocabulário e suas expressões, envolvendo o leitor com novas ideias e conhecimentos, as quais lhe darão enfoques para o seu progresso na vida. A leitura é um dos principais instrumentos para que o indivíduo construa o seu conhecimento e aprenda a exercer sua cidadania. Sabe-se também que a leitura é uma condição prévia para a escrita, pois bons leitores são bons escritores. Busca-se demonstrar também que o ato de ler deve ir além da leitura das letras, de palavras; levando o indivíduo à leitura de mundo, do contexto cultural onde ele vive possibilitando assim o desenvolvimento do senso crítico. O propósito é sensibilizar os alunos da importância da leitura como fonte de ampliação de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades, tanto durante o ato de ler ou na construção da escrita. Por isso, a importância da leitura nos anos iniciais;

 

Palavras chave: Leitura, escrita, aprendizado, conhecimento de mundo.

[pic 1]

¹Artigo elaborado na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II como requisito parcial para obtenção do Grau de Licenciatura no Curso de Pedagogia,

2 Cauãna Simeoni Barnabé, acadêmica do 8º semestre do Curso de Pedagogia da Instituição UNIGRAN NET – Faculdade de Educação do Polo de Tangará da Serra, MT, 2017.

1.INTRODUÇÃO

Cada criança é capaz de imaginar e fantasiar outros mundos por meio de uma grande aventura, de multiplicar nossa existência e nela assim, encontrar uma realidade. Ler histórias desde a primeira infância é, sem dúvida, um aprendizado de palavras, um estímulo para fala e escrita, e dominar com propriedade a linguagem. Então, não podemos imaginar em um ensino de qualidade, sem elaborarmos e incluirmos nos planos de aula um bom Projeto que estimule a leitura, sendo para a escola, ou para a comunidade como um todo.

É importante que as sementes sejam muito bem cuidadas desde pequenas. Pois não há como formar bons leitores se eles não tiverem um contato íntimo com textos. Há inúmeras maneiras de fazer isso. O importante é que o material escrito apresentado às crianças sem interessante e que desperte a curiosidade deles.

Para que isso ocorra é preciso que a criança tenha interesse e prazer na leitura, tornando este um momento normal e prazeroso em seu dia a dia. Por isso é importante que essas atitudes ocorram desde sedo, sendo iniciado no ambiente familiar, para que desde pequena a criança tenha contato com os livros ajudando a despertar seu interesse pela leitura. A escola também tem que incentivar seus alunos a ter contato direto com os livros e a leitura, sendo um processo fundamental para o aprendizado das crianças.

O ato de ler é um processo abrangente e complexo; é um processo de compreensão, de entender o mundo a partir de uma característica particular ao homem: sua capacidade de interação com o outro através das palavras, que por sua vez estão sempre submetidas a um contexto. Para Souza, “a leitura é, basicamente, o ato de perceber e atribuir significados através de uma conjunção de fatores pessoais com o momento e o lugar, com as circunstâncias. Ler é interpretar uma percepção sob as influências de um determinado contexto. Esse processo leva o indivíduo a uma compreensão particular da realidade.” (1992, p.22).

Este estudo pretende desenvolver atividades que convergem para ações voltadas diretamente para alunos e professores das séries iniciais do ensino fundamental e também a importância da leitura nas séries iniciais para a formação de leitores efetivamente comprometidos com a prática social. Portanto, porque as crianças devem ter contato com a leitura desde o ambiente familiar e principalmente no escolar? E qual é a importância da leitura no processo de aprendizagem?

Considerando neste sentido que a leitura é um processo muito importante para o ensino-aprendizagem, notando-se a necessidade de adquirir este hábito desde os primeiros anos. Sendo assim, este projeto pretende proporcionar o contado das crianças dos anos inicias com os livros, resgatando e construindo um momento espontâneo e prazeroso para elas na hora da leitura.

Buscando assim, sensibilizar os alunos através do contato com a leitura de obras diversas, motivando-os para a descoberta da importância da leitura como fonte de ampliação de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades. Fazendo assim com que construam hábitos e o gosto pela leitura, vivenciando emoções, fantasias, imaginação e que durante a leitura estão em constante processo de aprendizagem. Para que isso ocorra, os educadores também devem compreender a importância da leitura nos anos iniciais, aprimorando o ato de ler para a construção de novos conhecimentos e da própria escrita.

Para a realização desta pesquisa foram feitas algumas pesquisas bibliográficas, para ter um embasamento teórico e uma melhor compreensão sobre o assunto e uma pesquisa de campo na Escola Estadual Patriarca da Independência com professores e alunos sobre o ato de ler e a importância da leitura no processo de aprendizagem.

Considerando a realidade sociocultural dos alunos com relação ao processo ensino-aprendizagem, observamos que é de fundamental importância repensarmos na educação do futuro como formação do conhecimento e não somente como informação compartimentada no preparo do cidadão. Justificando-se também pela necessidade de promover a leitura em todos os segmentos da escola, de modo que o aprendizado da língua escrita aconteça prazerosamente. 

Entretanto, mesmo diante da “disponibilização” da leitura aos alunos, percebe-se que este acesso, ainda não está sendo suficiente para sanar dificuldades causadas pelo não contato com a leitura constante, o que acaba causando consequências serias dentro das aéreas de conhecimento trabalhadas na escola, bem como futuramente, possíveis dificuldades de atuação dentro da sociedade. 

Evidencia-se que essa realidade, consideramos de suma importância elaborar este projeto, com a finalidade de formarmos sujeitos do conhecimento despertando nos alunos o prazer pela leitura, podendo dessa maneira proporcionar a possibilidade de acesso a essa gama de conhecimentos efetivada nos livros disponíveis por meio da biblioteca escolar, a qual atenderá os alunos nos períodos matutino e vespertino. Partimos da premissa de que é fundamental promover práticas de leitura no contexto escolar.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (179 Kb)   docx (859.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com