TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio em Educação Infantil: As Belezas do Mar;aprendendo,interagindo e desenvolvendo

Por:   •  26/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.617 Palavras (11 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

SUMÁRIO

1 PARTE I: PESQUISA        3

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA        3

1.2 OBJETIVOS        3

1.2.1 OBJETIVO GERAL        3

1.2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        3

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        3

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO        4

2.1 METODOLOGIA        4

2.2 CRONOGRAMA        5

REFERÊNCIAS        5

ANEXOS        5


1 PARTE I: PESQUISA

 1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Tema:Estágio em Educação Infantil: As Belezas do Mar;aprendendo,interagindo e desenvolvendo

1.2 OBJETIVOS

1.2.1 OBJETIVO GERAL

Refletir sobre as práticas pedagógicas que são desenvolvidas na Educação Infantil para a formação acadêmica no curso de Pedagogia.

1.2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Identificar a dinâmica do Centro de Educação Infantil APAE Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais
  • Planejar ações/atividades direcionadas ao exercício de docência na Turma SPE;
  •  Exercer regência com monitoramento de professor responsável.

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O estágio I é componente curricular obrigatório que será desenvolvido no sexto modulo da turma PED 1495, tendo como diretrizes principais a caracterização dos espaços onde são oferecidas atividades pedagógicas que visam à formação integral de crianças de 0 (zero) a 06 (seis) anos, constituindo-se de observação, diagnóstico, planejamento e intervenção pedagógica monitorada.

O Estágio Curricular Supervisionado e realizado de acordo com a Lei Federal do Estágio 11788 de 25 de setembro de 2008, que define Estágio como [...] ato educativo escolar supervisionado [...] que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior. (UNIASSELVI, 2015, pp. 3-4)

 

Portanto, é fundamental que nesta etapa o acadêmico consiga relacionar as teorias a que teve acesso com as situações vivenciadas no campo de estágio (instituição concedente). Dessa maneira, o mesmo se coloca à disposição para aprender, auxiliar, conhecer o campo de atuação do professor da Educação Infantil e, instrumentalizar-se para futuramente se tornar um profissional de qualidade nesta etapa da Educação Básica, se assim o desejar.

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO

2.1 METODOLOGIA

Inicialmente o acadêmico se apresentará na instituição concedente de posse do documento denominado Carta de Apresentação, onde estão descritos o módulo em que o mesmo está matriculado e a carga horária que deverá ser cumprida em campo. Com a autorização do profissional responsável são assinados os Termos de Compromisso, onde se estabelecem as responsabilidades do acadêmico, da instituição concedente e da instituição formadora.

A próxima etapa envolve a observação da turma e da instituição concedente onde serão coletados dados referentes aos aspectos administrativos e estruturais, fazendo com que o acadêmico obtenha informações que o auxiliem a compreender a dinâmica de funcionamento e os aspectos organizacionais do Centro de Educação Infantil ou entidade que atenda crianças de 0 (zero) a 06 (seis) anos. Realizar-se-á a observação da prática pedagógica do professor regente da turma, contribuindo para que o acadêmico estabeleça processos de reflexão acerca dos movimentos relacionados ao ensinar e aprender na Educação Infantil.

Em seguida dá-se a etapa do planejamento, onde acontece a escrita do roteiro de observação, o registro da frequência das horas observadas, a identificação dos assuntos a serem trabalhados em sala durante a regência, aproximando-os da área de concentração sempre que possível. Desta identificação resultara a elaboração de cinco planos de aulas diários ou o projeto de intervenção conforme a proposta da instituição.

Na sequência segue-se a intervenção pedagógica, onde serão destinadas vinte horas para que as atividades planejadas sejam desenvolvidas pelo acadêmico com a supervisão do Professora Sheila Cistina Nunes Dos Santos regente e orientação da professora orientadora.

A última ação envolve o relato do acadêmico em forma de artigo (paper), e posterior socialização com o intuito de oportunizar aos demais o acesso aos principais dados obtidos pelo pesquisador. Está etapa oportuniza a troca de conhecimento e a reflexão de todos os sujeitos envolvidos.

2.2 CRONOGRAMA

        

Data

Atividades desenvolvidas

Carga horária

/   / 2018

Observação

4 h

/   / 2018

Observação

4 h

Observação

4 h

Regência

4 h

Regência

4 h

Regência

4 h

Regência

4 h

Regência

4 h

REFERÊNCIAS

UNIASSELVI. Diretrizes e regulamentos de estágio e projeto de Ensino: Licenciatura em Pedagogia. Indaial: UNIASSELVI, 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (182.9 Kb)   docx (311.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com