TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVENDO O GOSTO PELA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  25/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.922 Palavras (12 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 12

DESENVOLVENDO O GOSTO PELA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Fernanda Baichim de Souza Holsback[1]

Nilcéia Gonçalves Cáceres2

RESUMO


O ensino da matemática há muito tempo deixou de ser aquele monstro que permeava os sonhos dos estudantes. Atualmente já há no mercado educacional diversos jogos, estudos e metodologias que facilitam a vida de quem é obrigado, pelo sistema educacional atual, a saber, matemática. Uma dessas fórmulas é começar com os estudos de matemática já na educação infantil, claro que de uma forma suave, pra que a criança pegue gosto pelo conteúdo. Até já existem muitas formas de conceber e trabalhar com a matemática na Educação Infantil. A matemática está presente na arte, na música, em histórias, na forma de organizar o pensamento, nas brincadeiras e jogos infantis, no faz de conta. Uma criança aprende muito de matemática, sem que o adulto precise ensiná-la e sem que pareça que é uma obrigação. Descobrem coisas iguais e diferentes, organizam, classificam e criam conjuntos, estabelecem relações, observam os tamanhos das coisas, brincam com as formas, ocupam um espaço e assim, vivem e descobrem a matemática. Contudo, é importante pensarmos no tipo de materiais que podemos disponibilizar para as crianças a fim de possibilitar-lhes tais descobertas sem os famosos cálculos sem fim.

Palavras chaves – Educação Infantil. Matemática. Jogos. Ensino. Criança.

INTRODUÇÃO

O ensino da Matemática é uma realidade na educação infantil. E este artigo trás um relato de algumas possibilidades de como trabalhar com a matemática com essa turma, já que são dúvidas frequentes entre educadores.

Mas como trabalhar, no dia-a-dia da Educação Infantil, a partir de tais concepções? O que ensinar para as crianças? Para responder a estas perguntas é importante compreender que as crianças estão inseridas em um mundo pronto no qual precisam se estabelecer, e que, desde o seu nascimento, esforçam-se para compreendê-lo e para fazer parte dele, reinventando e interagindo com cada momento. Dessa forma, o papel do professor seria o de facilitador desse processo. É como se o professor fosse o permeador desse processo proporcionando á esse aluno a oportunidade que eles precisam para explorar e descobrir o mundo.

Enfatizamos a importância de se desenvolver atividades matemáticas na escola infantil, uma vez que estamos inseridos no universo dos números desde que nascemos e que as crianças são capazes de desenvolver noções matemáticas mesmo antes de entrar na escola. Consideramos o conhecimento que utilizam na sua vida como, por exemplo, seriação, classificação, contagem numérica, etc. Partindo deste referencial acreditamos que frequentar uma classe de Educação Infantil significa, além da convivência entre pares, ter acesso a muitas oportunidades para a construção de novos conhecimentos, graças às ações que a criança exerce sobre o mundo real.

A aprendizagem está subordinada ao desenvolvimento. Nesta concepção de aprendizagem "... o jogo é elemento do ensino apenas como possibilitador de colocar o pensamento do sujeito como ação. O jogo é o elemento externo que irá atuar internamente no sujeito, possibilitando-o a chegar a uma nova estrutura de pensamento" (Moura, 1994, p. 20). Dependendo do papel que o jogo exerce na construção dos conceitos matemáticos, seja como material de ensino, seja como o de conhecimento feito ou se fazendo, tem as polêmicas teóricas entre os autores. Na concepção Piagetiana, o jogo assume a característica de promotor da aprendizagem da criança. Ao ser colocado diante de situações de brincadeira, a criança compreende a estrutura lógica do jogo e, consequentemente, a estrutura matemática presente neste jogo.

A operacionalização e análise destas idéias podem ser feitas em Kami & Declark (1994, p. 169). Segundo essas autoras, os "jogos em grupo fornecem caminhos para um jogo estruturado no qual eles são intrinsecamente motivados a pensar e a lembrar das combinações numéricas. Jogos em grupo permitem também que as crianças decidam qual jogo elas querem jogar, quando e com quem. Finalmente, esses jogos incentivam interação social e competição". Na concepção Vygotskiana, o jogo é visto como um conhecimento feito ou se fazendo, que se encontra impregnado do conteúdo cultural que emana da própria atividade. Seu uso requer um planejamento que permite a aprendizagem dos elementos sociais em que está inserido (conceitos matemáticos e culturais).

 A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O estudo da Matemática ocupa um lugar de destaque na vida escolar da criança por proporcionar à ela noções e conhecimentos que lhe servirão para a vida toda. Muitos estudos têm mostrado a relevância do trabalho com essa disciplina para as crianças pequenas, especialmente no que diz respeito à construção do conceito de número, além das noções ligadas às grandezas e medidas.

O jogo desempenha um papel importantíssimo na Educação Matemática.      

Para Kishimoto (1994, p. 22):

Ao permitir a manifestação do imaginário infantil, por meio de objetos simbólicos dispostos intencionalmente, a função pedagógica subsidia o desenvolvimento integral da criança.

Não se pode ignorar que a Matemática está presente em muitas das atividades realizadas pelas crianças, por exemplo: montar quebra-cabeças, contar e comparar peças de blocos lógicos, dividir o lanche; distribuir brinquedos e materiais pedagógicos entre os colegas; calcular a distância entre sua posição e um alvo a ser atingido; pensar no trajeto caminhado, etc.

Segundo Vygotsky (1998, p. 13):

Através do brinquedo a criança aprende a agir numa esfera cognitivista, sendo livre para determinar suas próprias ações. O brinquedo estimula a curiosidade e a autoconfiança, proporcionando desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção. O uso de jogos e curiosidades no ensino da Matemática tem o objetivo de fazer com que os adolescentes gostem de aprender essa disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse do aluno envolvido.

As pesquisas têm demonstrado que, desde muito pequenas, as crianças já elaboram conhecimentos sobre Matemática, fato observado por professores quando as crianças estão brincando, conversando, resolvendo situações-problema que se apresentam no dia-a-dia da escola e que, certamente refletirá em suas vidas futuras, em situações simples como fazer compras, ir ao banco, resolver situações em casa, pagar alguém, receber salário, etc.

Para Salvador (2004, p. 26):

Em relação ao trabalho com crianças da educação infantil, sabe-se que o trabalho com o conteúdo de matemática, vai muito além de aprender números e de contar. O ensino dessa matéria, hoje, tem como objetivo maior, encorajar a criança de modo que ela possa explorar uma enorme variedade de idéias matemáticas, não apenas numéricas, mas também aquelas relacionadas à geometria, medidas de forma que a criança possa conservar sua curiosidade, adquirindo diferentes formas de perceber e compreender o mundo em que vive.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (151.4 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com