TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  15/8/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Desde cedo a criança esta inserida no processo de aprendizagem, a mesma precisa de interação. Para que ocorra essa interação a mesma necessita estabelecer comunicação tanto oral quanto gestual. A escola é parte fundamental nesse processo, pois é a partir da comunicação e e das atividades que as crianças conseguem desenvolver melhor seus movimentos.

Educação por meio da psicomotricidade é uma educação que engloba e associa todas as potencialidades do ser, tanto intelectuais, afetivas, sociais quanto motoras, fornecendo segurança, equilíbrio, permite assim seu desenvolvimento, fazendo com que consiga organizar corretamente suas relações com meio no qual esta inserido.

O principal objetivo de trabalhar a psicomotricidade com as crianças desde cedo é seu desenvolvimento motor e mental, levando a mesma a dominar seu próprio corpo adquirindo inibição e espontaneidade. Cabe aos profissionais da educação identificar as dificuldades no processo de aprendizagem e tentar desenvolver estrategias que permita alcançar objetivos.

Para Favaro(2004):

É importante identificar as dificuldades de aprendizagem relacionado-as ao desenvolvimento psicomotor e que, com a criação e aplicação de práticas motoras nos anos iniciais, consegue-se a prevenção e diminuição das dificuldades de aprendizagem.

Conforme crescem, as crianças passam a realizar movimentos intencionais, como pegar objetos, por exemplo. É tocando, cheirando, apalpando, que elas desenvolvem seu físico, elaborando conceitos, despertando emoções, construindo seu conhecimento, ou seja, percebendo o mundo a sua volta e partindo dai construindo seu proprio mundo.

Quando a criança vai a escola e participa de inúmeras formas de aprendizagem, a mesma vivencia o processo de elaboração e reelaboração do conhecimento por meio do movimento.

Na psicomotricidade existem dois conceitos: fazer com que a criança tenha noção de seu corpo e o ato de movimentar-se.

Há um pensamento equivocado no que se refere a psicomotricidade, onde a mesma é relacionada ao movimento somente, mas não, esta ligado ao processo mental também, sendo que a psicomotricidade é a educação de movimentos que procura melhor utilização das capacidades psíquicas. O desenvolvimento da psicomotricidade também pode ser feito em casa,juntamente com os pais, estimulando seus filhos com brincadeiras que desenvolva noção de espaço, movimento e percepção da criança.

Segundo Molinari, (2002):

É importante salientar que o movimento é uma significação expressiva e intencional, além de ser uma manifestação vital da pessoa humana, o que retoma a afirmação que é pelo movimento que o envolvimento atinge o pensamento, dando ao movimento um conteúdo de consciência.

É na educação infantil que a psicomotricidade tem maior importância, pois o conhecimento esta em constante desenvolvimento, ja que a criança já é estimulada desde o ventre ao movimento.

FÁVARO, M.T.M. CALSA, C.G.As Razões do Corpo: Psicomotricidade e Disgrafia. 2004.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (90 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com