TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  5/3/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE UBERABA

UNIUBE

CURSO DE PEDAGOGIA

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

FRANCA

2018

[pic 2]

Renata Fabiana Trindade Liveira santos

RA:1108436

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Pré-Projeto apresentado ao Curso De Pedagogia da UNIUBE – Universidade de Uberaba Professor-Tutor: Fátima Garcia Chaves.

Franca

2018

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

Nesta pesquisa irei apresentar sobre a psicomotricidade e suas vantagens na educação infantil, focando o desenvolvimento motor, cognitivo, físico e emocional da criança introduzindo a psicomotricidade e sua vantagem nas brincadeiras cotidianas das crianças como artifício para ajudar o desenvolvimento na aprendizagem. Em toda proposta será importante observar a relação entre o espaço e a criança, colocando atenção no brincar que é uma prática fundamental que contribui para as crianças no seu desenvolvimento psicomotor.

Na fala de Vieira (2009), destaca ser necessário que a instituição de educação infantil disponibilize um espaço físico interno e externo, apropriado para que ocorra desenvolvimento da aprendizagem das crianças, dando importância o direito de brincar dentro desse espaço, planejando brincadeiras que despertem as potencialidades e habilidades das crianças.

Expor a importância do acompanhamento do desenvolvimento psicomotor da criança para as aprendizagens em geral, onde é favorável ao desenvolvimento afetivo, cognitivo e social, onde trabalha a maneira lúdica para propiciar a leitura, escrita etc.

Na infância lançamos sementes para uma educação inovadora, livre e uma juventude pensante, critica e participativa, nessas idades é que podemos acompanhar e construir as bases para a solidariedade, para o amor e a paz.

PROBLEMATIZAÇÃO

A proposta da minha pesquisa é enfatizar a importância que a psicomotricidade tem em trabalhar a integralidade do desenvolvimento da criança incluindo todos aspectos, como, afetivos, motores, sociais, sendo de fundamental influência nas ações bem elaboradas e insistentemente objetivas na educação Infantil.

Percebo que o trabalho da educação psicomotora com as crianças atenta a uma formação que é indispensável para o desenvolvimento motor, afetivo e também psicológicos de cada criança, atividades lúdicas, jogos oportunizam essa base para tal desenvolvimento. Com isso, para desenvolvimento da linguagem é necessário que as crianças não pulem de fases e passem por todas elas. Cada criança precisa realizar essas atividades a partir dos seus níveis de maturação biológica, e na educação infantil é necessário que a criança tenha experiências com seu corpo, para que organize seu esquema corporal, com isso, a psicomotricidade consegue permitir que a criança compreenda esse corpo e também se expresse por meio dele, porque podemos perceber que o movimento transforma - se em comportamento e sendo assim ela desenvolve sua linguagem.

HIPÓTESE

A criança nasce e cresce, como sequência vital do ser humano, com isso ela se desenvolve acerca do mundo e do que está a sua volta, neste caminho quando está na vida escolar se beneficia com a aprendizagem e essa a acerca de oportunidades.

Quero com esse trabalho enfatizar a importância dos professores e outros acerca do movimento no mundo da criança, vejo que é essencial que o educador conheça das fazes de todo desenvolvimento motor da criança, para que proponha atividades e disciplinas onde as crianças se permitam utilizarem seus corpos como forma de explorar, criar, brincar, imaginar, sentir e aprender.

Cada indivíduo

OBJETIVOS

GERAL:

Estudar o valor do conhecimento psicomotor por meio de ações bem elaboradas e com o devido propósito na Educação Infantil, tendo em vista perscrutar e estabelecer o papel dos professores de Educação Física e das escolas, nesse processo de desenvolvimento.

ESPECÍFICOS:

  1. Verificar a prática da psicomotricidade no processo de alfabetização infantil.
  2. Destacar a importância da participação que a criança tem de atuar nesse processo de alfabetização, processo de ensino aprendizagem e questões educacionais.
  3. Medir a relação entre alfabetização e psicomotricidade, pois essa relação se dá por meio das habilidades básicas a alfabetização, como esquema corporal, lateralidade, estruturação espaço temporal, o professor se identifica como o facilitador da aprendizagem utilizando da psicomotricidade em suas aulas, se tornando uma ferramenta auxiliadora neste processo.

 

JUSTIFICATIVA

Esta pesquisa tem como objetivo abordar várias possibilidades de trabalhar na educação infantil com a psicomotricidade e seus conceitos.

Com essa pesquisa quero deixar de forma clara como a criança se expressa e se comunica e aprende através do corpo, criando ritmos e movimentos jogando ou brincando, desenvolvendo assim sua psicomotricidade e afetividade.

REVISÃO DE LITERATURA

Com base nas pesquisas nota-se que: Basei (2008) preocupa-se em elaborar um pensamento didático-metodológico para a Educação Infantil, e tendo como visão principal a criança em sua evolução, para Chagas e Santos (2013) interpela a importância dos jogos e das brincadeiras na evolução das habilidades motoras, afetivas, cognitivas e sociais das crianças, sempre referente com a psicomotricidade e indicando o papel do professor de Educação Física.

Entendo que Clara e Finck (2012) evidenciam a importância de trabalhar a evolução motora na infância e o compromisso das instituições e dos próprios professores. Para Molinari e Sanãs (2003 p.89-93), “a educação física, como prática psicomotora e através da educação psicomotora, estimula a execução do movimento em toda a passagem da existência do ser humano”. De acordo com essa concepção, baseia-se nos pensamentos da educação permanente, como uma nova forma de acontecimentos educativo que presentemente tende a modificar os conjuntos didáticos de todo o mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (113.3 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com