TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS

Por:   •  21/10/2022  •  Dissertação  •  2.033 Palavras (9 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE UNOPAR

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 1° SEMESTRE.

DANILO JOSÉ CRUZ DE LIMA

A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NA CONTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS

SÃO JOÃO NEPOMUCENO-MG

2021

DANILO JOSÉ CRUZ DE LIMA

A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NA CONTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL-PTI LICENCIATURA DE PEGAGOGIA APRESENTADO À UNIVERSIDADE UNOPAR DE SÃO JOÃO NEPOMUCENO 1° SEMESTRE.

SÃO JOÃO NEPOMUCENO-MG

2021

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        1

2.        FERRAMENTAS DIGITAIS        2

3.        ADAPTAÇÃO E REORGANIZAÇÃO ESTRATÉGICAS        3

4.        CONTRIBUIÇÕES TECNOLÓGICAS        4

5.        ALFABETIZAÇÃO DIFERENTE, COM APOIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS        4

6.        CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS        6

7.        UMA NOVA GERAÇÃO DE ALUNOS        7

8.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

9.        BIBLIOGRAFIA        9

  1. INTRODUÇÃO

“No momento que estamos enfrentando com o covid19, precisamos mudar o ensino remoto para aulas emergenciais. É necessário criar estratégias para trabalhar com as aulas mediadas por tecnologias”.

As ferramentas digitais podem contribuir com o processo de aprendizagem no momento, no pós-pandemia e mais que isso, pode mudar a maneira que os estudantes se relacionam com a tecnologia, deixando o papel de produtores dela, além de personalizar o ensino e contribuir para que sejam protagonistas do seu processo. Seu uso começou com a intenção de trazer dinamicidade aos processos de aprendizagem e foi se desenvolvendo até os dias atuais. O universo da tecnologia é imenso e está sempre em desenvolvimento as metodologias ativas de aprendizagem utilizando os recursos digitais. Uma boa metodologia, com o uso de ferramentas digitais de ser inovadora e bem planejada, cabe aos educadores e as instituições de ensino encontrar a sua fórmula perfeita para promover um ensino de qualidade. O uso da tecnologia, nas aulas digitais podem explorar recursos visuais, sonoros e escrita, por exemplo. O bom planejamento da utilização desses recursos pode estimular o desenvolvimento do potencial de estudantes que possuem deficiências ou problemas de aprendizagem, tornando a educação mais inclusiva.

  1. FERRAMENTAS DIGITAIS

Neste momento em que estamos, temos que incentivar e criar estratégias para que o aluno possa usar as ferramentas digitais e aprender da mesma forma como se estivesse dentro de uma aula presencial, fazendo que o aluno se dedique e não tenha dúvidas sobre o seu aprendizado. Não podemos deixar de cita/lembrar que a pandemia acentuou muito a desigualdade, onde existe parte da população que não tem acesso para as ferramentas tecnológicas para acompanhar as aulas online. Mas existem meios de ajudar como: entregando o material em forma de apostilas com as atividades, porém o aluno fica escasso de explicação, comprometendo o incentivo e o aprendizado. Meios para solucionar essas questões estão sendo avaliados e instigando a criatividade e o apoio do professor para com aluno. Sendo gravando vídeos explicativos, indo até o aluno ou até mesmo ensinando na calçada de casa. Todas as pessoas estão saindo da sua zona de conforto e aprimorando a forma de ensinar usando a tecnologia ou não.

“As ferramentas digitais são uma ótima opção para a aprendizagem, desde acompanhado de objetivos claros e com potencial de apoiar as práticas pedagógicas, sendo exploradas a serviço da construção da aprendizagem e como um facilitador aos professores e estudantes”.

GAROFALO, D. Ecoa. uol, 07 out. 2020. Disponivel em: <https://www.google.com/amp/s/www.uol.com.br/ecoa/colunas/debora-garofalo/2020/10/07/a-importancia-de-ferramentas-digitais-no-processo-de-aprendizagem.amp.htm>. Acesso em: 04 maio 2021.

  1. ADAPTAÇÃO E REORGANIZAÇÃO ESTRATÉGICAS

Nesse exato momento em que vivemos com uma pandemia, tudo e todos tivermos que nos adaptar e reorganizar as nossas estratégias de ensino. Pois em meio a covid19 não podemos ter ou dar aulas presenciais e como um futuro pedagogo tenho minhas preocupações quanto ao ensino, de modo com que todos aprendam. Temos que pensar além por que não sabemos quando irá acabar ou se o aluno está estudando, ou se está sendo supervisionado e/ou se o aluno que precisa de atenção especial está com alguma dúvida. Precisamos pensar em tudo de todas as formas para que se surgir mais algum problema já temos a solução.

Desafios vamos enfrentar a todo momento, mas precisamos parar, pensar, reagrupar e solucionar cada desafio que vier, de forma que o aluno acompanhe tudo aquilo que for sugerido.

A utilização de ferramentas digitais ajuda muito nas questões de aulas remotas e supervisionadas para aqueles que tem acesso a essas ferramentas, vale lembrar que com a pandemia notamos acentuou muito a linha da desigualdade, onde também temos que pensar nos alunos e nas pessoas que são inteligentes, mas por causa da carência não tem o devido acesso as ferramentas digitais que hoje são usadas para o ensino. E o que podemos fazer sobre isso? E como fica os alunos das escolas rurais? E escolas que são menos favorecidas pelo o governo? As respostas para essas perguntas que devemos nos fazer as vezes já temos dentro da própria escola. A criação de apostilas com os materiais lecionandos em aulas online é uma delas, onde o aluno vai ter o material impresso igual a 18 anos atrás, onde quem não tinha internet discada fazia pesquisas em livros, iam a bibliotecas e conseguiam aprender da mesma forma, tornando assim igual o ensino para todos. E com a ajuda dos pais para orientar e supervisionar o aluno que não tem o devido acesso as ferramentas tecnológicas ou digitais. É importante ressaltar que o apoio dos pais também ajuda no trabalho dos professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (126.7 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com