TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO

Por:   •  2/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.878 Palavras (8 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

FACULDADE ANHAGUERA

PEDAGOGIA

CAROLINA APARECIDA FERREIRA GUIMARÃES RA 29643203

TRABALHANDO COM GAMIFICAÇÃO

Produção Textual em Grupo - PTG

CAROLINA APARECIDA FERREIRA GUIMARÃES RA 29643203

IMPORTANCIA DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO

Produção Textual em Grupo - PTG

Trabalho apresentado à Faculdade Anhanguera, atividade interdisciplinar, como requisito parcial à aprovação no terceiro semestre do curso de pedagogia.

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        DESENVOLVIMENTO        4

3        PLANO DE AULA        5

4        CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

5        REFERÊNCIAS        10

INTRODUÇÃO

O trabalho tem por objetivo, demostrar como as ferramentas digitais podem auxiliar e agregar dentro do contexto educacional auxiliando na alfabetização e letramento segundo a BNCC.

Discorremos também sobre a importância da avaliação formativa seguindo a LDB, porquê e como devemos fazer a utilização da mesma adentrando em seus processos e verificando seus resultados trazidos pelos próprios alunos.
          A metodologia utilizada, foi a pesquisa bibliográfica, alguns textos direcionados à alfabetização e letramento e ferramentas digitais como uso pedagógico, textos de apoio disponibilizadas pelo portal do aluno, da faculdade Anhanguera por meio do curso de pedagogia no módulo semipresencial, quarto semestre do ano de 2022 e matérias fundamentais estudadas ao longo do semestre como ;Alfabetização e Letramento, Avaliação na Educação e Estratégias e Procedimentos para alfabetização.

Na página 8, temos um modelo de plano de aula, que usa como base um jogo de regras introduzindo as ferramentas digitais e a língua portuguesa, observando oralidade escrita e afins.

A utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Avaliação formativa

Avaliação formativa também conhecida como avaliação processual é um meio norteador, para identificar o que o aluno aprendeu, até que ponto ele tem conhecimento à cerca de determinado assunto e qual será o ponto de partida do professor de acordo com o resultado da avaliação, tornando um processo de conhecimento individual de cada aluno e sendo uma forma de autoconhecimento também de emancipação de aprendizagem. A avaliação formativa é uma forma de prosseguir com a caminhada rumo a aprendizagem e possui uma função diferente de uma avaliação classificatória e excludente utilizada no decorrer da história da educação.

Na avaliação formativa os erros evidenciam a oportunidade de aprender diferentes tipos de conteúdo, analisar o afetivo, cognitivo e psicomotor de cada aluno. “É chamada de formativa no sentido que indica como os alunos estão se modificando em direção aos objetivos.” ( SANT’ANNA 2005, p. 34).

A LDB 9.394/96 no seu art. 24, § 5, preconiza: a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios: a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre as de eventuais provas finais. Nesse artigo fica evidente a avalição do aluno de forma qualitativa e não mais classificatória e excludente dando ênfase, possibilitando uma aprendizagem democrática e abrangente na qual todos tem direito.

O medo de errar coagem o aluno fazendo com que não consiga se abrir para novas experiencias e oportunidades dentro de uma avaliação classificatória ao final do bimestre, dificultando sua aprendizagem e fazendo que decore algumas informações para realização da atividade em questão.

O erro oferece novas informações e formula novas perguntas sobre a dinâmica aprendizagem/ desenvolvimento, individual e coletiva. O erro muitas vezes mais do que o acerto, revela o que a criança “sabe”, colocando este saber numa perspectiva processual, indicando também aquilo que ela “ainda não sabe”, portanto, o que pode “vir a saber”. (ESTEBAN, 1999, p.21)

Diálogos em sala e discussões sobre diversos temas e os próprios erros, encaminham para novas possibilidades de saberes, abrange os temas e por meio desse diálogo é possível já avaliar o aluno de uma forma natural e conhecer as reais dificuldades e zona de conforto de cada aluno. Portanto o diálogo entre professor e aluno é uma importante ferramenta avaliativa também.

“[...] a intervenção pedagógica deve adaptar-se ao processo de construção do aluno, com situações de ensino e aprendizagem concebidas para superar desafios, que possam fazê-los avançar sempre.” Hoffmann (2001, p.72 apud SOUZA, 2013, p.30)

A tecnologia na educação

A tecnologia na educação é um principal aliado na construção de saberes, a partir dessa interação professores e alunos passam a ser responsáveis e mais ativos no processo do conhecimento. Trazer as ferramentas tecnológicas para o ensino e aprendizagem é colocar a realidade do aluno dentro e fora da sala de aula e favorecer essa aproximação, por meio de mídias digitais fica mais fácil a troca de informações e saberes, usando de forma organizada, dosada e com objetivos, as mídias e ferramentas tecnológicas, facilitam a aprendizagem, contudo é necessário que o professor esteja preparado para trazer a tecnologia para a sala de aula e que a partir do uso da tecnologia, possa criar projetos e estruturar o uso das ferramentas digitais.

Os dispositivos móveis tem ganhado cada vez mais espaço na vida e no cotidiano das crianças, a praticidade do uso dos aplicativos interativos atrai um grande número de usuários desde os primeiros anos de vida.

Segundo a BNCC a alfabetização deve ocorrer nos dois primeiros anos do ensino fundamental entre os 6 e 7 anos de idade, nessa fase as crianças já manuseiam dispositivos móveis com aplicativo e jogos interativos que atraem o interesse pela aprendizagem, porém, deve- se observar o uso excessivo desses dispositivos, para que não afetem as questões emocionais, psicomotor e cognitivo da criança, afinal, elas precisam se relacionar com crianças da mesma idade, colocar o corpo em movimento e realizar atividades de acordo com a sua faixa etária, respeitando assim o seu desenvolvimento global.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (147.3 Kb)   docx (52.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com