TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DE PULAR CORDA NA ESCOLA

Por:   •  31/8/2015  •  Monografia  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  1.697 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

EDUCAÇÃO FÍSICA

A importância de pular corda na escola

[pic 3]

VOTORANTIM

2015

A IMPORTÂNCIA DE PULAR CORDA NA ESCOLA

Trabalho de Educação Física apresentado à Universidade Norte do Paraná- Unopar, como requisito parcial; Introdução educação física, Jogos,brinquedos e brincadeiras,Crescimento e desenvolvimento humano, Ciências morfofuncionais.

    Orientadores:

VOTORANTIM

2015

SUMÁRIO

Introdução ......................................................................................................................... 04

A Importância De Pular Corda Nas Escolas ..................................................................... 05

Conclusão .......................................................................................................................... 08

Referencias ........................................................................................................................ 09


INTRODUÇÃO

Pular corda sempre foi um dos mais animados brinquedos das crianças, é uma brincadeira antiga e que nunca foi esquecida sua utilidade é importante em qualquer momento exemplo: nas academias, nos treinos de boques, como recreação nas praças, parques, etc.

E nas escolas, já que as crianças adoram, o professor pode utilizar como jogo com bastante regras ou como brincadeira. E o mais importante disso tudo é que uma simples brincadeiras que ao praticar você consegue movimentar todos os músculos do corpo, então o quanto é importante sua pratica e que os professores utilizem bastante, devido os movimentos que faz e o desenvolvimento das crianças e pode ser utilizada em qualquer faixa etária .

E permite inúmeras possibilidades e variações em sua pratica. Há entanto alguns modos de pular corda que merecem a preferência das crianças.

A IMPORTÂNCIA DE PULAR CORDA NAS ESCOLAS

  • Altura alturinha; desenvolvimento: Duas crianças estendem a corda, iniciando no chão, e subindo ais pouquinhos. Os competidores saltam sobre ela. Quem conseguir pular altura é o vencedor.
  • Chinelinho; desenvolvimento: Duas crianças trilam a corda, enquanto dizem a palavra chinelinho, destacando as silabas. O participante que pula deverá deixar o chinelo ou sapato no chão na sílaba final nho, sem parar de pular; na repetição da palavra novamente na silaba nho, deverá junta-lo. Só para quando errar.
  • Chicote! Chicote Queimado! Pimenta!; desenvolvimento: consistem em tornear a corda cada vez mais rapidamente, de maneira que está, ao solo, estalo como um chicote. O desenvolvimento é idêntico ao da prova torneado.
  • Chocolate; desenvolvimento: Duas crianças trilham a corda no ar; enquanto dizem pausadamente, escondidinho as sílabas: chocolate. O elemento que pula deverá repousar o pé no solo durante as três primeiras sílabas (corda no ar) e soltar e saltar na ultima silaba (te), movimento que a corda batera no chão.
  • Cobra! Cobrinha; desenvolvimento: a corda é sacudida, rastejando no chão como se ela serpenteasse, O jogador deve pular, sem pisar nela. A cobrinha é repetida com a corda rastejando, mas com as ondulações mais altas, e assim por diante, quem queima na corda, isto é,  tocá-la ao pular, cai fora. Vencem esta prova os jogadores que conseguirem pular sem queimar. A seguir, os que vencerem, por um por vez, dobra a corda e gira-a no chão, para que os outros pulem, sem pisar, quando a corda passar.
  • Relógio; desenvolvimento: as cordas são trilhadas forte e rapidamente. O jogador deve passar correndo por baixo da corda, sem se deixar bater. Em seguida, entra, pula duas vezes e sai; torna a entrar pular três vezes e sai, assim até completar 100 pulos.
  • Saladinha; desenvolvimento: a corda é balançada a poucos centímetros do solo ao ritmo da canção salada, saladinha, bem temperada, arroz, feijão, carne. O jogador deve dar pulos sobre as laterais da corda.
  • Torneado; desenvolvimento: A corda é torneada e cada participante deve pular no mesmo lugar, sem deixar que a corda atinja. Esta prova começa lentamente e vai-se acelerando o torneado.

       

Material utilizado: “Corda”. 

Regras utilizadas: Não deixar que a corda bata no corpo.

Objetivo: O objetivo é desenvolver a cordenação, concentração, equilíbrio e estimular o raciocínio rápido concentração.

  • Desenvolver e ampliar o vocabulário e a, silabação a matemática exemplo: ao contar pulando corda, a música ao cantar pulando corda.

Os principais músculos utilizados são:

  • Face: músculo frontal, músculo do supercílio, músculo orbicular do olho, muscular do nariz (depressor do septo), bucinador, masseter, orbicular dos lábios, rissório de santorini, decúbito ventral, decúbito lateral.

- Pescoço: músculo esternocleidomastóide, músculo platisma, músculo esternocleidomastóide.

- Músculo dos membros superiores: músculos flexores, músculos extensores, deltóide, bíceps, supino, flexor dos dedos extensor dos dedos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (141.1 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com