TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DE UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO SOBRE A CRIANÇA

Por:   •  10/12/2021  •  Artigo  •  2.941 Palavras (12 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 12

A IMPORTÂNCIA DE UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO SOBRE A CRIANÇA

                     GUIOMAR DO ROSÁRIO BARROS SOBRAL

RESUMO

Este artigo tem como objetivo dar alguns subsídios para se pensar sobre a criança e um olhar da Psicopedagogia clínica. Parte de uma breve pesquisa bibliográfica, indicando como a ideia e o conceito de criança e de infância têm se modificado de acordo com visões de mundo peculiares a um determinado tempo e lugar. Lendo e relendo Freud que, com a Psicanálise, abre um campo de investigação através do caso Hans, antes desconhecido, e descortina uma concepção de criança muito peculiar, buscando ainda ampliar o conhecimento acerca do tratamento psicanalítico de crianças faz-se uma leitura apurada nos ensaios de Anna Freud percebe-se uma excelente compreensão a respeito das forças existentes na mente impulsiva das crianças. O objetivo final deste artigo é que os leitores tenham uma primeira aproximação com as teorizações referentes à clínica psicanalítica com crianças.

Palavras-chave: Criança, Transtornos, Psique.


SOBRAL, Guiomar do Rosário Barros. Specialization in Psychoanalysis. Psychoanalysis with Children: The importance of a look at the child. Total number of sheets 16. Conclusion of the Postgraduate Course in Psychoanalysis - Maximum Institute of Humanities and Psychotherapies. IMAHP. Salvador, Bahia, 2021.

ABSTRACT

This article aims to give some subsidies to think about the child and a look of Psychopedagogy clinic. Part of a brief bibliographical research, indicating how the idea and concept of child and childhood have changed according to worldviews peculiar to a certain time and place. Reading and rereading Freud, who with Psychoanalysis opens a field of investigation through the previously unknown Hans case, and reveals a very peculiar conception of a child, seeking to expand the knowledge about the psychoanalytic treatment of children, a thorough reading is Anna Freud's essays perceive an excellent understanding of the forces in the impulsive mind of children. The final objective of this article is that readers have a first approximation with the theorizations regarding the psychoanalytic clinic with children.

Key words: Child. Disorder.Psyche.


INTRODUÇÃO

Partindo do que é observado nos escritos e na própria prática da clínica, e levando em consideração a emergente busca pelo atendimento psicopedagógico para crianças em faze escolar ou não, a presente pesquisa reúne vários exemplos coletados no intuito de responder ao problema de pesquisa: Existe um olhar e uma preocupação real com a criança com dificuldades e sofrimentos psíquicos mesmo em tão tenra idade?

O presente artigo propõe uma reflexão sobre o trabalho psicopedagógico e a importância do olhar sobre a criança e como encarar esse cliente no dia a dia da clínica procurando trazer um trabalho significativo com crianças que necessitam atendimento, pois apesar de tão pequenas poderão vir a precisar de acompanhamento de um profissional da área. Trazendo como objetivo geral analisar algumas abordagens acerca da clínica com crianças e suas facetas. Notadamente, o ritmo tumultuado das atividades de rotina mundial, pais tão atarefados que não podem ficar um tempo de qualidade com seus filhos, as preocupações que invadem os pensamentos da humanidade, os responsáveis que acabam por delegar a escola ou aos cuidadores a criação dos pequenos. Ainda, por condições genéticas, dificuldades ao gestar, parto difícil, as intercorrências dos primeiros dias e meses de vida, este pequeno ser poderá apresentar “N” transtornos entre os quais a falta de concentração, agressividade, dificuldades de aprendizagem, motivos que farão com que surja a inevitabilidade de um atendimento psicopedagógico.

O momento atual, no qual se vive, observa-se crescente manifestação instintiva do ser humano em transgredir normas sociais tornando evidente a existência de transtornos diversos. Não são poucos os casos de crianças que são conhecidas pela desobediência constante, pelo jeito ríspido de tratar outras pessoas, por algo que denote uma falta de educação na interação social, por sérias e graves disfunções no âmbito escolar, dificuldade com a leitura, escrita, os cálculos. Embora na maioria dos casos seja relacionado com a criação ou estimulação familiar, na verdade boa parte desses casos podem estar ligados a um desvio que carece de uma atenção maior.

Usou-se como metodologia da pesquisa teórica, onde foi feito uma busca em livros, monografias, dissertações, artigos e textos da internet, todo material já publicado que serviu de base para a realização deste artigo.

Notadamente, este artigo visa observar mais de perto o procedimento e a atuação do psicopedagogo na clínica. Pretende-se investigar estas abordagens acerca da psicopedagogia com crianças a partir de literatura disponível desta área de estudos, por entender que este tema precisa ser bastante estudado e discutido. Utilizando os escritos de autores como Sigmund Freud, Anna Freud, Melanie Klein, Donald Woods Winnicott, Arthur Jersild, Murray Stein, Roberto Assagioli entre outros, o estudo servirá para que a comunidade acadêmica tenha mais um instrumento para conhecimentos e entendimento sobre os enfoques ou abordagens psicopedagógicas no que se refere ao seu desenvolvimento cognitivo.

Assim, este artigo visa contribuir para um melhor entendimento do referido assunto, trazendo maiores esclarecimentos a respeito da necessidade de aprofundamento no conhecimento desta área de estudos.

Observou-se através das leituras que Anna Freud propunha um período de preparação, entrevistas preliminares, para produzir artificialmente uma demanda de análise, trazendo para a criança um que de consciência de seu sofrimento e necessidade de ser ajudada.   Notadamente, partindo de experiências de investigações como a citada acima leva a percepção dos transtornos mentais que mais atingem crianças, considerando sempre as diferenças entre os diversos transtornos e enfatizando os sofrimentos da psique infantil.

DESENVOLVIMENTO

A psicopedagogia nos oferece instrumentos ao considerar a dimensão singular do sujeito aprendente e os aspectos inconscientes envolvidos no processo de aprendizagem. Ressalta-se que as pesquisas que abordam a dificuldade de aprendizagem escolar e que focalizam o sujeito aprendente são em menor número e ainda pouco representativas diante da demanda que este tema traz atualmente.

 Dessa forma acredita-se que este trabalho poderá trazer contribuições relevantes para a interface psicopedagogia e educação de forma geral e mais especificamente para entender como se mostra o desejo de aprender/conhecer e o autoconceito que as crianças que passam por uma série de insucessos na escola têm sobre si mesmas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (124 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com