TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia Hospitalar; Classe Hospitalar; Humanização; Afetividade.

Por:   •  25/5/2017  •  Resenha  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 3

Esse trabalho vem apresentar a Pedagogia Hospitalar como uma categoria de ensino, que busca legitimamente propiciar o educando hospitalizado a continuidade de seus estudos, planejando sua reintegração ao ambiente escolar e à sociedade. Para tal fez-se uma verificação bibliográfica sobre o tema “Pedagogia Hospitalar” contendo pesquisas relacionadas à legislação da classe hospitalar, ressaltando seu caráter educacional e a dificuldade na aprendizagem e a humanização dentro do ambiente hospitalar. Provando assim, que o pedagogo hospitalar vem colaborar com a família e com toda equipe de saúde para a melhoria integral do educando hospitalizado. Contribuindo no conhecimento de si mesmo de sua patologia e aumentando sua auto-estima.

Palavras-chave: Pedagogia Hospitalar; Classe Hospitalar; Humanização; Afetividade.

ABSTRACT

This paper presents Pedagogy Hospital as a teaching category, which legitimately seeks to provide the hospitalized pupil with the continuity of their studies, planning their reintegration into the school environment and society. For this, a bibliographic check was carried out on the topic "Hospital Pedagogy" containing research related to hospital class legislation, highlighting its educational character and the difficulty in learning and humanization within the hospital environment. Proving this way, that the hospital educator comes to collaborate with the family and with all the health team for the integral improvement of the hospitalized student. Contributing to the knowledge of itself of its pathology and increasing its self-esteem.

Key-words: Hospital Pedagogy; Hospital Class; Humanization; Affectivity.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O desempenho do pedagogo hospitalar ainda é uma realidade não muito conhecida e reconhecida em nossa sociedade, mesmo está prática sendo tão essencial nos dias atuais.

Quando somente conhecemos o conteúdo Pedagogia Hospitalar por meios de leituras, é completamente inimaginável como uma sala de aula dentro do hospital, como os educando agem, como os professores se portam. Aparenta ser tudo muito regrado, com seu princípio, meio e fim como na escola regular, mas quando o indivíduo se inclui na rotina de um ambiente hospitalar compreende que nada disse se coincide no hospital.

Como focado no decorrer deste trabalho a Pedagogia Hospitalar e o ambiente hospitalar tem um papel fundamental no resgate da cidadania, dando aos órgãos governamentais a execução de forma adequada.

Neste trabalho buscamos as leis que constituem o ambiente hospitalar como a Declaração de Salamanca, a LDB, as políticas de Educação Inclusiva e outras.

O propósito principal deste trabalho apresentado na questão norteadora foi ações socioeducativas o profissional da educação pode humanizar com eficiência no espaço hospitalar. Com base no trabalho realizado podemos concluir que para a humanização dentro do ambiente hospitalar torna-se algo eficaz tanto para os professores, como para os educando e para os pais. Para os professores, pois ao final de cada dia a sensação de mais um dia em que desempenharam de forma correta. Agradável também para os educando, pois além do ambiente hospitalar ser um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com