TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR HEURÍSTICO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  26/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.451 Palavras (18 Páginas)  •  780 Visualizações

Página 1 de 18

LETICIA SANABIO REGO - 8088827

Licenciatura em Pedagogia

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR HEURÍSTICO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Orientadora: Profa. Dra. Renata Andrea Fernandes Fantacini

Claretiano – Centro Universitário de Batatais

Rio Claro - SP

2019

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR HEURÍSTICO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRINAÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Leticia Sanabio REGO[1]

Renata Andrea Fernandes FANTACINI[2]

Resumo

        O brincar é inerente à criança. É por meio da brincadeira que a criança explora e descobre o mundo, se desenvolve. Assim podemos introduzir o Jogo Heurístico, que colabora na estruturação do pensamento, no desenvolvimento da fala e da autonomia da criança, pois desperta sua curiosidade e potencialize suas experiências. Sendo assim, esse artigo tem por finalidade, conhecer, analisar e compreender a importância de crianças em fases iniciais de ensino, o contato com materiais não estruturados por meio do brincar heurístico e como isso impacta o seu crescimento e desenvolvimento. Com o objetivo de compreender que as brincadeiras heurísticas são maneiras positivas de influenciar o desenvolvimento da criança, foi por meio da revisão bibliográfica ampla e esclarecedora, em livros impressos e digitais, documentos oficiais do Ministério da Educação, monografias, revistas e artigos científicos, que esse objetivo foi alcançado. Assim, durante o desenvolvimento do artigo pudemos entender que a brincadeira é natural da criança, e que por meio dela a criança consegue se comunicar, explorar, e se desenvolver, e que na educação infantil a brincadeira deve ser um momento que os pedagogos devem observar a criança e com isso colaborar com seu desenvolvimento, e que nada melhor que proporcionar a criança uma brincadeira dirigida, como por exemplo o Jogo Heurístico, que estimula a criança, a pensar fora do comum e a estimular as habilidades da criança de criar algo novo. Conclui-se, então, que na educação infantil se faz necessário a pratica de novas propostas pedagógicas para que a criança seja amplamente desenvolvida, e que os Jogos Heurístico é uma importante ferramenta de exploração para a criança, uma vez que uni o brincar e o desenvolvimento de novas experiências.

Palavras-chave: Brincar. Educação Infantil. Jogo Heurístico.

1. Introdução

        O brincar é natural, é como a criança começa a explorar e descobrir o mundo que a cerca. Seguindo a BNCC (BRASIL, 2017, p. 35), “a interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, trazendo consigo muitas aprendizagens e potenciais para o desenvolvimento integral das crianças”. Devemos então pensar nos tipos de brincar que a criança pode ter ao seu alcance, sendo assim, nada melhor que materiais não estruturados para que a curiosidade e experiências das crianças sejam potencializadas, uma vez que cada criança pode desenvolver uma maneira e função diferente para cada material encontrado no seu momento de brincar. Esse brincar é chamado de Jogo Heurístico que colabora na estruturação do pensamento, desenvolvimento da linguagem oral e autônoma, pois oferece para a criança uma gama de objetos potencializadores de ações espontâneas, com os quais eles brincam livremente. (FOCHI, 2018, p. 100). E assim, “enquanto realizam a atividade de descobrir, os meninos e meninas vão tomando consciência das leis da natureza (da gravidade ou do equilíbrio) e das propriedades dos objetos (dimensão, volume e peso) ” (MAJEM; ÒDENA, 2010, p.47).

E uma vez que a criança tem a necessidade de sempre explorar novos e diversos ambientes criando constantemente novos brincares com os mais variados tipos de materiais, porque a escola também não fornecer meios para que essas crianças tenham esses espaços de contato com estruturas distintas de brincar. Sendo assim, essa pesquisa tem por finalidade, conhecer, analisar e compreender a importância de crianças em fases iniciais de ensino, o contato com materiais não estruturados por meio do brincar heurístico e como isso impacta o seu crescimento e desenvolvimento.

        Para isso, esse artigo terá como objetivo geral: “Compreender que as brincadeiras heurísticas são maneiras positivas de influenciar o desenvolvimento da criança”, e para se alcançar o objetivo geral existirá três objetivos específicos, sendo eles: “Conhecer como a educação infantil trata o desenvolvimento da criança por meio de diversas práticas de ensino”, “Conhecer o que são brincadeiras heurísticas e como utiliza-las”, “Compreender a importância de brincadeiras heurísticas dentro de instituições de ensino infantil”.

2. Metodologia

        A metodologia utilizada para a elaboração deste artigo será a pesquisa bibliográfica (revisão de literatura), por meio de livros impressos e digitais, documentos oficiais do Ministério da Educação, monografias, revistas e artigos científicos disponíveis em sites confiáveis.

A pesquisa bibliográfica é aquela que se realiza a partir do registro disponível, decorrente de pesquisas anteriores, em documentos impressos, como livros, teses etc. Utiliza-se de dados ou de categorias teóricas já trabalhados por outros pesquisadores e devidamente registrados. Os textos tornam-se fontes dos temas a serem pesquisados. O pesquisador trabalha a partir das contribuições dos autores dos estudos analíticos constantes dos textos. (SEVERINO, 2007, p. 122)

 

Nesse sentido, esta pesquisa bibliográfica, encontra-se fundamentada teoricamente a partir das contribuições de autores e/ou pesquisadores renomados na área da Educação Infantil, que abordam o tema Práticas Pedagógicas, tais como: Rolim; Guerra; Tassigny (2008), Majem; Òdena (2010), Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica (2013) Meirelles (2016), Base Nacional Curricular Comum (2017), Fochi (2018).

Para fundamentação teórica, este Artigo será dividido em 3 tópicos, sendo eles:

1) O brincar na infância.

2) A educação Infantil desenvolvendo a criança como brincar

3) O brincar heurístico contribuindo para o desenvolvimento da criança.

3. Desenvolvimento

3.1. O Brincar na Infância

Brincar tem origem do latim, da palavra vinculum, que quer dizer laço, e é derivada do verbo vincire, que significa prender, encantar. Vinculum se tornou brinco que originou o verbo brincar que tem o sinônimo de divertir-se.

A infância é a idade do brincar e isso é natural das crianças, é como elas começam a explorar e descobrir o mundo que as cercam. Por meio da imitação do que já se conhece partindo da observação da realidade, a criança cria suas primeiras formas de brinca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)   pdf (185.1 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com