TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  3/3/2018  •  Monografia  •  3.976 Palavras (16 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 16

Nome da Revista[pic 1][pic 2]

Vol. , Nº. 0, Ano 2013

Autor

Samara

[pic 3]


A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL

RESUMO

No presente artigo aborda-se o quanto ó lúdico é essencial para a vida das crianças e o porquê serve de aprendizado para as crianças. Percebe-se que nos dias atuais as crianças não têm mais contato com brincadeiras tradicionais, pois elas foram substituídas por jogos tecnológicos. A importância de se conscientizar a criança dos brinquedos e brincadeiras populares na formação e no desenvolvimento infantil e preservar a identidade e cultura da comunidade. Nesta investigação o objetivo é analisar a importância da ludicidade na educação infantil e quais são os benefícios que ela traz para tais alunos. Especificamente, pretende-se mostrar o desenvolvimento das crianças que tem contato com o lúdico baseado para que haja um resgate das brincadeiras e jogos infantis que não são vivenciados mais.

Palavras-Chave: Lúdico. Brincadeiras. Jogos Infantis.

ABSTRACT

In the present paper addresses is how playful O is essential to children's lives and why serves learning for children. It is noticed that nowadays children have no more contact with traditional games, as they have been replaced by games technology. The importance of being aware of the child toys and games in popular education and child development and preserve the identity and culture of the community. In this research the goal is to analyze the importance of playfulness in kindergarten and what benefits it brings to such students. Specifically, we intend to show the development of children who have contact with the playful-based so there is a redemption of games and children's games that are more experienced.

Keywords: Playful. Jokes. Playground.


  1. INTRODUÇÃO

        Neste artigo objetiva-se mostrar a importância da prática de atividades lúdicas e jogos inseridos na educação infantil. Para tanto, propõe-se fazer uma abordagem do desenvolvimento da criança que tem contato com o lúdico logo nas séries inicias e também será observada a metodologia empregada pelo docente que atente a esses alunos.

Lembrando que é essencial que um educador dê a devida importância à primeira infância, pois essa segue algumas etapas evolutivas e por meio dos jogos e brincadeiras realizados na escola a criança desenvolverá as habilidades motoras, cognitivas, afetivas e morais.

Sabe-se que os jogos e brincadeiras sempre tiveram presentes na vida do ser humano, pois apesar da era moderna, esses ainda são muito significativos no universo infantil. Por isso a educação tem um papel importante, pois ela consegue transmitir de geração em geração a importância desses jogos na infância.

Com o intuito de contemplar os objetivos propostos para a presente investigação científica, focou-se em uma pesquisa bibliográfica dos principais autores do tema em questão para um apoio teórico e assim mostrar a importância que o lúdico traz para a educação infantil.

Entende-se que a pesquisa bibliográfica não é apenas uma técnica de coletas de dado em si, pois:

Ela é importante desde o início da redação do projeto, como pesquisa exploratória para a definição do tema, conforme o que já foi aqui discutido. Em seguido, a pesquisa bibliográfica é necessária para a definição da bibliografia. Essa servirá para demarcação do referencial teórico, para a escolha de obras, que fizeram discussões análogas as propostas pelo projeto e, às vezes, conforme a natureza do tema, e do problema, para a seleção de fontes. (GROPPO, 2007)

Essa escolha se deu para mostrar aos profissionais da área da educação que é primordial preparar a criança desde as séries iniciais para que ela se desenvolva na aprendizagem com o ato de brincar e também que é preciso que o professor esteja preparado para envolver seu aluno em suas atividades lúdicas.

  1. AS BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    A infância é uma fase extraordinária durante a vida humana para o desenvolvimento de jogos de brincadeiras diversas. Contudo, poucas pessoas têm o conhecimento é que a criança aprende e se desenvolve de várias maneiras por meio dessas atividades realizadas. Diante desse contexto, a criança explora o meio em que vive e aprende mais sobre a cultura da humanidade, pois mediante as ações realizadas, ela passa a compreender o que é viver em sociedade e começa se adaptar diante das vivências sociais.

Outro aspecto também que pode ser analisado diante dessa situação é que os jogos e brincadeiras possibilitam que a criança se desenvolva cognitivamente, pois no momento que elas ocorreram a desenvoltura de algumas funções como: atenção, memória, coordenação motora, lateralidade, etc.

A importância das brincadeiras no desenvolvimento da criança tem sido mostrada nos dias atuais, pois o número de pesquisas em relação a esse assunto tem crescido cada vez mais. A brincadeira na Educação Infantil desempenha um papel fundamental, pois auxilia a criança exercer sua capacidade de criar, por isso é necessário que o pedagogo utilize vários métodos didáticos diferentes que incluam brincadeiras para que elas se desenvolvam a cada dia mais.  

A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com aquilo que é o “não - brincar”. Se a brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação isto implica que aquele que brinca tenha o domínio da linguagem simbólica. Isto quer dizer que é preciso haver consciência da diferença existente entre a brincadeira e a realidade imediata que lhe forneceu conteúdo para realizar-se. Nesse sentido, para brincar é preciso apropriar-se de elementos da realidade imediata de tal forma a atribuir-lhes novos significados. Essa peculiaridade da brincadeira ocorre por meio da articulação entre a imaginação e a imitação da realidade. Toda brincadeira é uma imitação transformada, no plano das emoções e das ideias, de uma realidade anteriormente vivenciada (Referencial da Educação Infantil, volume 1, p.27, ano ) .

Desse modo, percebe-se que a criança vivencia no real aquilo que é proposto a ela no lúdico e com isso começa a desenvolver-se cognitivamente, pois começa a ter a percepção que a brincadeira é um faz de conta e que essa ação não é real. Isso desenvolve os pensamentos da criança e as ensinam a ter criatividade diante dos acontecimentos vivenciados. É importante que o pedagogo tenha ciência do quanto é essencial que as crianças tenham acesso a essas atividades.

Na brincadeira infantil a criança assume e exercita os vários papéis com os quais interage no cotidiano. Ela brinca, depois, de ser o pai, o cachorro, o motorista, jogando estes papéis em situações variadas. (OLIVEIRA, 1992 p.57 apud TELLES.).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (330.1 Kb)   docx (741.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com