TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PSIQUISMO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Por:   •  25/10/2020  •  Artigo  •  3.693 Palavras (15 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 15

A IMPORTÂNCIA DO PSIQUISMO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.[pic 1]

JOELMA FERNANDA DE SALES CARNEIRO

RESUMO[pic 2]

O presente artigo tem como objetivo relatar sobre a importância do psiquismo no desenvolvimento da criança, levando a uma influência das circunstâncias concretas da sua vida, ou seja, fazendo com que a criança compreenda o lugar que ocupa objetivamente no papel das relações humanas. É na fase da pré-escola que a criança abre pouco do mundo da atividade humana que a rodeia. Onde passa a ter sua dependência através de aquisição de novos conhecimentos, com as pessoas que está diretamente em contato. E assim, ter maior facilidade de se adaptarem a diferentes ambientes, contribuindo para que posteriormente obtenham um bom desempenho escolar, pessoal e profissional e se tornem cidadãos responsáveis.

Palavras chaves: criança, relações humanas, pré-escola, dependência.

ABSTRAT

This article has been reporting on the importance of the psyche in the development of the child, leading to an influence of the concrete circumstances of his life, that is, making the child understand the place he occupies objectively in the role of human relations. That is why it is in the preschool phase that the child opens little of the world of human activity that surrounds him. Where the child starts to have his dependence on the people he surrounds with which he is directly in contact, in which he must always count on the demands of those around him, who make up his conduct, who are determined in intimate relationship, people with them.

Key words: child, human relations, surround, preschool, dependency.

1 - INTRODUÇÃO

A infância é um fenômeno histórico, isto é, cada sociedade produz e assume como seu um conjunto de ideias sobre a infância, que passa a alimentar a relação social entre a criança e a sociedade.

Para compreender o desenvolvimento precisamos observar quais mudanças comportamentais e quais tipos de consistência ou continuidade são compartilhadas pelos indivíduos. E quando a criança vai para creche ela se sente independente com as pessoas que a direciona.

A Educação Infantil é a primeira etapa do processo de aprendizagem e de constituição do ser humano com sujeito social. É na infância que a criança se desenvolve e se modifica de acordo com os meios em que vive. A criança, como todo ser humano é um sujeito social e histórico: pertence a uma família, que está inserida numa sociedade, com uma determinada cultura, em determinado momento histórico aprofundamento marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também a marca.

A Educação Infantil pode oferecer à criança condições para que as aprendizagens ocorram de maneira natural e as situações de cuidado e brincadeiras devem ser orientadas de forma integrada para contribuir para o desenvolvimento da criança. Ao procurar abordar a educação infantil das crianças de 0 a 6 anos, concebendo-a com base em uma visão sociocultural, estamos considerando a creche e a pré-escola como um espaço e um tempo com características próprias, não somente no sentido etário ou estritamente de acordo com alguma teoria do desenvolvimento, mas como local de produção de conhecimento, de cultura própria do grupo ali reunido.

Serão utilizados como embasamento teórico de desenvolvimento deste trabalho os fundamentos dos autores: Leontiev (1978), Vygotski (1996) e outros.

O desenvolvimento psíquico da criança é o desenvolvimento através da sua própria vida dos processos reais, por atividades, tanto no exterior como interior. Pois o desenvolvimento psíquico é caracterizado por um certo tipo de relação da criança com a realidade, ou seja, capaz de dominar uma etapa e determinar o tipo de atividade em que estão dominantes para ela.

É importante para a criança o seu desenvolvimento, pois ela ocupa um mundo das relações humanas que a rodeia, levando a conscientização por ela como não correspondendo às suas possibilidades, por isso é necessário a mudança e fazer com que a criança se modifique. Levando a amplificação de suas atividades por meio de mediação dos instrumentos que se interpõem entre o sujeito e o objeto de sua atividade.

A brincadeira é uma aprendizagem social e nesse sentido, a Educação Infantil tem um papel muito importante no currículo e na organização do planejamento escolar. No entanto, vê-se a importância de buscar um conhecimento abrangente em relação ao papel do lúdico na construção de uma visão do mundo pelas crianças.

2 - A IMPORTÂNCIA DO PSIQUISMO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

2.1 – Desenvolvimento Infantil

Para Sigmund Fred que desenvolveu seu pensamento considerado que as recordações passam do inconsciente para o consciente, que há forças resistentes a certo fatos, causando traumas e dor. Partiu do princípio de que reprimimos aquilo de que não gostamos ou o que nos incomoda, que não há descontinuidade na vida mental, cada evento mental é motivado pelo intuito consciente ou inconsciente de determinados fatos que o procedem. Por isso a psicanalise aponta que as primeiras relações estão vinculadas à formulação de que todos os bebês desenvolvem um forte vínculo com a mãe ou mãe substituta (cuidador primário). Apesar de esse ponto ser pacifico, existem divergências acerca de como o desenvolvimento dessas relações e suas vicissitudes se processam.  (FREUD, 2002, P. 47)

Segundo Freud (2002, p. 48), nossa casa mental, é denominada por ele aparelho psíquico e que se caracteriza por um conjunto de lugares virtuais em nossa mente, onde estariam as energias que nos impulsionaram á ação, seria composta por três sistemas ou instancias psíquicas, a saber: o pré-consciente, o consciente e inconsciente.

Já Wallon preocupado com o psiquismo humano, devotou-se ao estudo da criança, porque é uma infância que encontramos a gênese dos processos psíquicos. A psicogenética não determina um limite de desenvolvimento para as crianças, uma vez que este acontece de acordo com a interação dela com o ambiente, consentindo ou não que haja condições para a aquisição do conhecimento. A criança recebe estímulos oferecidos pelo meio social no qual está inserida, e assim a interação com outras pessoas possibilita mudanças em seu desenvolvimento. (WALLON, 1995, p. 59)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (159.7 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com