TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA TEÓRICA PARA A DISCIPLINA DE JOGOS E BRINCADEIRA

Por:   •  15/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo Piaget brincando e jogando que a criança tem acesso a novas descobertas e se desenvolve mais rápido, Piaget (1978) afirmam que os jogos são classificados por (3) três etapas que correspondem às (3) três fases do desenvolvimento infantil.

Fase sensória – motora (do nascimento até os 2 anos aproximadamente) a criança brinca sozinha sem a utilização da noção de regras. Fase pré – operatória (dos 2 aos 5 ou 6 anos aproximadamente) as crianças adquirem noção da existência de regras e começam a jogar com outras crianças jogos de faz de conta. Fase das operações concretas (dos 7 aos 11 anos aproximadamente) as crianças aprendem a lidar com regras dos jogos e jogam em grupos. Esta é a fase dos jogos de regras como futebol, damas, etc.

Ou seja, os jogos e brincadeiras têm como função o desenvolvimento e a coordenação motora da criança de forma divertida e prazerosa. As crianças expressam suas emoções através de símbolos e faz- de- conta, aprendem a ter regras e disciplinas sem que se sinta pressionada ou coagida. Aprendem de forma divertida. Através dos jogos aprende que na vida nem sempre se vence que perder também faz parte da brincadeira, com criatividade e diversão ela se desenvolve e paulatinamente vai formando seu caráter e se tornando parte da sociedade. Com educação, jogos e brincadeiras.

Bibliografia:

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. Imitação, jogo e sonho, imagem e representação 3° edição. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com