TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPOSTANCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  17/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.572 Palavras (11 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        DESENVOLVIMENTO        6

3        CONCLUSÃO        9

4        Referencias        10

  1.                 INTRODUÇÃO

     O presente portfólio tem como objetivo servir de avaliação interdisciplinar para o 4° semestre do curso de pedagogia. Além disso, servirá como experiência e aprendizado para os discentes desse curso.

      Através de pesquisas feitas podemos perceber que atualmente a Educação Infantil é considerada umas das etapas mais importantes para a formação das crianças, pois é onde as mesmas começam a existir fora do convívio familiar, o que envolve lidar com as diferenças, o desenvolvimento da personalidade e da autonomia, a criação de laços de amizade e as descobertas de diferente áreas do conhecimento, mais é importante ressaltar, que a Educação em creches e pré-escolas  foi reconhecida como um direito da criança e dever do Estado numa perspectiva educacional deixando de ter um caráter meramente assistencialista para assumir as funções de cuidar e educar há  pouco tempo, em resposta  a grande pressão dos movimentos feministas e dos movimentos sociais que tiveram grandes Contribuições.

     Contudo podemos perceber a importância da Educação Infantil para a vida do aluno onde é indispensável a atuação do docente que segundo a Base Nacional Comum Curricular-BNCC é papel do mesmo Promover o desenvolvimento integral do indivíduo, ensinando habilidades como autoconhecimento respeito, empatia, responsabilidade e determinação. Além disso, Percebe-se que a melhor maneira de ampliar as capacidades infantis é através das brincadeiras, como mediador o professor precisa questionar as crianças, estimular a refletirem, e ensinar o educando a construir seu próprio conhecimento de maneira crítica e autônoma, utilizando sempre atividade lúdica e se atentando a sua intencionalidade, direcionando durante a prática suas ações sem limitar o processo de aprendizagem tornando o ensino mais significativo.

                     


  1. DESENVOLVIMENTO

Também conhecida como ensino infantil, a educação infantil é a primeira etapa da educação básica é um direito assegurado a todas as crianças tanto pelas leis quanto pelos documentos educativos sendo uma das normas a BNCC onde deve ser pautada a partir das suas diretrizes. Ela atende crianças de zero a cinco anos de idade, que estão tendo os primeiros contatos com a escola, e por isso mesmo integra ensino e cuidado, funcionando como um complemento da educação familiar. Mas qual a finalidade da educação infantil?

Seu principal objetivo é promover nos pequenos estudantes o desenvolvimento dos aspectos físico, motor, cognitivo, social e emocional, além de fomentar a exploração, as descobertas e a experimentação, outra característica da ​Educação Infantil​ é que ​o brincar e o aprender devem ser conectados. É nesta fase também que as crianças começam a interagir com pessoas de fora do seu círculo familiar e comunitário, principalmente através da realização de jogos e atividades que envolvem a ludicidade.

Podemos observar que o início da Educação infantil teve um grande Marco, pois está ligado a um acontecimento importante no Brasil onde teve a entrada das mulheres no mercado de trabalho nas décadas de 40 as mesmas tinham grande dificuldade com quem deixar seus filhos, com passar do tempo as creches surgiu como uma medida de sanitização, em 1988 a educação infantil veio com a constituição que reconheceu pela primeira vez a creche e a pré-escola como parte do sistema educacional no país.

         Em 1996 tivemos outro marco importante a Lei de diretrizes e bases da educação nacional que determinou a educação infantil como direitos dos municípios e teve as separações das faixas definindo a Educação infantil a primeira etapa da educação básica e um direito de toda criança assim compreendendo os limites das coisas e aprendendo a se socializar com as pessoas, conhecer seu próprio corpo, entender os limites de si e de outro, vai aprender a se socializarem com as pessoas e diversas coisas.

Portanto a Educação infantil é o início de um grande marco para o desenvolvimento das crianças.

De acordo com o​ Censo Escolar de 2018​, foram feitas mais de 3,5 milhões de matrículas em creches e mais de 5 milhões de matrículas em pré-escolas no país. Ainda segundo a pesquisa, 32% das crianças de até três anos estão matriculadas em creches, sendo que ​a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) é atingir o índice de 50% até 2024​. Já na pré-escola, 91% das crianças com a faixa etária correspondente (quatro e cinco anos) estão matriculadas.

Ao falar em ludicidade logo vem um pensamento de jogos e brincadeiras, mais o lúdico vai muito além do que um momento divertido ou um passa tempo, o lúdico é a base de tudo, é um instrumento potente para o processo de ensino-aprendizagem em qualquer nível de formação, segundo dois pensadores importantes (Piaget e Vygotsky) O uso do lúdico é para satisfazer e criar possibilidades de interação, participação e confiança, e os mesmos a defendem como o principal meio de preparar as crianças, no entanto a BNCC já está cobrando das escolas para que desta maneira  enriqueça  a aula e desenvolva a inter-relação entre o professor e o aluno usando diversos métodos e recursos para a interação através de coisas mais simples como a reciclagem trazendo criações com o intuito de trazer inúmeras contribuições a todo alunado, como mostra a imagem a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (265.9 Kb)   docx (352.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com