TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA SOB A VISÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  5/12/2017  •  Monografia  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 5

UFJF – UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

GISELLE COSTA DE FREITAS

A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA SOB A VISÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

BELO HORIZONTE – MG

2016

UFJF – UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

GISELLE COSTA DE FREITAS

A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA SOB A VISÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Artigo Científico apresentado à Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência.

BELO HORIZONTE – MG

2016

A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA SOB A VISÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Giselle Costa de Freitas

Resumo

O presente artigo aborda como temática central a inclusão e a Educação Física inclusiva, focando especificamente na inclusão de alunos com deficiência sob a visão dos professores de Educação Física. O estudo visou analisar os desafios enfrentados pelos professores diante a inclusão de alunos com deficiência. Além disso, buscou evidenciar as necessidades desses profissionais no trabalho por uma educação inclusiva, estabelecer uma relação entre a formação profissional e a prática docente com os alunos, conhecer o grau de qualificação profissional dos professores e por último identificar as ações da escola a fim de promover uma educação inclusiva. Participaram do estudo seis professores de Educação Física da Escola Municipal Anísio Teixeira, os quais responderam a um questionário com questões estruturadas acerca dos principais desafios enfrentados pelo profissional diante do processo de inclusão. Os resultados mostraram que (FALTA REALIZAR O QUESTIONÁRIO).

Palavras-chave: Educação Física inclusiva, professores, inclusão.

Abstract: FALTA O RESUMO EM INGLÊS

Keywords: Inclusive physical education, teachers, inclusion.

Introdução

Este estudo busca analisar os desafios encontrados pelos professores de Educação Física diante da inclusão de alunos com deficiência. A pesquisa se justifica devido à necessidade de conhecer e compreender mais a respeito do assunto em questão a fim de modificarmos os nossos olhares perante a inclusão. Além disso, nos ajuda a identificar os problemas que acontecem no cotidiano da escola que possa vir a dificultar o acesso a uma educação inclusiva. É fundamental reconhecer as dificuldades e os desafios vivenciados pelo profissional de Educação Física no ambiente escolar e por fim discernir a realidade da escola quando se diz respeito à inclusão de alunos com deficiência.

O estudo objetiva evidenciar as necessidades dos professores de Educação Física diante de uma educação inclusiva; estabelecer uma relação entre a formação profissional e a prática docente com os alunos; conhecer o grau de qualificação de cada professor e identificar as ações da escola a fim de promover uma educação inclusiva.

Metodologia

O campo de investigação desta pesquisa foi a Escola Municipal Anísio Teixeira localizada na cidade de Belo Horizonte. FALTA ACRESCENTAR ALGUMAS INFORMAÇÕES DA ESCOLA E DA QUANTIDADE DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA.

Serão sujeitos a esta pesquisa seis professores de Educação Física da Escola Municipal Anísio Teixeira que atuam com alunos com deficiência nas aulas. FALTA ACRESCENTAR MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OS PROFESSORES COMO SEXO, IDADE, FORMAÇÃO.

Como instrumento de coleta de dados, foi utilizada uma entrevista semiestruturada com perguntas acerca dos principais desafios encontrados pelos professores diante a inclusão de alunos com deficiência. FALTA MONTAR O QUESTIONÁRIO PARA REPASSAR AOS PROFESSORES.

Contextualização Teórica

Temos no passado a valorização do belo, do perfeito e do igual, no qual a sociedade não reconhecia a diversidade. Muitas dessas concepções do passado contribuíram para a exclusão que existe atualmente.

Os corpos com deficiência antigamente foram excluídos e estigmatizados por décadas. No presente, esses corpos passaram a ser vistos como eficiente, revelando assim suas capacidades frente à superação dos desafios, vencendo os seus próprios limites a partir do momento que passaram a ter oportunidade de participar da sociedade. No futuro próximo que sejam compreendidos como seres humanos, dignos de respeito, de direitos e que não existam barreiras para impedir que se superem a cada dia para que assim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com