TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TDAH NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Por:   •  24/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.328 Palavras (14 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

FAVENI

FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

ROSILENE DE OLIVEIRA MELO 

A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TDAH NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

      DEODÁPOLIS

2022

FAVENI

FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

       ROSILENE DE OLIVEIRA MELO 

A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TDAH NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título especialista em educação especial/educação inclusiva/ altas habilidades.

                                             

  DEODÁPOLIS

2022

A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TDAH NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

MELO, R. O [1],

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). “Deixar este texto no trabalho”.

RESUMO-O objetivo desta revisão bibliográfica é apresentar algumas estratégias de intervenção pedagógica para alunos com TDAH (Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade), através de um levantamento bibliográfico sobre esse tema em alguns artigos. Esse levantamento ocorreu com publicações de estudos dos anos 2015 a 2019, foram selecionados dez artigos que atendiam com o objetivo desta pesquisa. Os resultados mostraram a dificuldade encontrada pelos professores quando se faz necessário trabalhar com alunos que possuem esse transtorno, levando em consideração a superlotação das salas de aulas muitas vezes ocasiona a falta de atenção para com esses alunos durante a realização das atividades. Portanto podemos concluir que o maior desafio de alunos com TDAH é o processo da inclusão no ambiente escolar.

PALAVRAS-CHAVE: Inclusão escolar. TDAH. Educação Especial. Metodologias diferenciadas.

  1. INTRODUÇÃO

Em tempos atuais a inclusão vem sendo discutida em todos os setores sociais e principalmente no ambiente escolar. Segundo Gonçalves (2019), o ambiente escolar é um espaço que promove a convivência social e também o desenvolvimento humano. Sendo assim, tanto a comunidade, família, e os professores possuem uma ligação quanto à educação do individuo, e devem se adequar a realidade do meio em que se vive. Na Constituição Federal de 1988, sendo mais específico, no artigo 208, é determinado que: “o dever do Estado com a educação será efetivo mediante a garantia de: III – atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino”. (BRASIL, 1988). Outro documento que nos fala sobre a educação especial é a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), especificadamente na Lei nº 9. 394/96 em seu capítulo V, descreve sobre a educação especial: “Art.58. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta lei a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais” (BRASIL, 1996). Existem diversos decretos, portarias e políticas que visam regulamentar e orientar sobre a educação especial e sua inclusão no ambiente escolar.

De acordo com Gomes et. al (2019), o processo de ensino-aprendizagem tem uma grande importância para os alunos, sendo peça principal em seu desenvolvimento social e acadêmico. Quando o assunto é educação, são inúmeras as dificuldades enfrentadas pelos professores, na educação especial não é diferente, muitos professores relatam dificuldade para trabalhar com a inclusão de crianças, jovens e adultos que possuem necessidades especiais, incluindo o Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Em muitos casos esses alunos apresentam dificuldades em ler, escrever e em se concentrarem durante as aulas, o que conseguintemente muitas vezes o índice de repetência e evasão escolar aumenta.

Baseando-se no objetivo desta pesquisa, têm-se como situação-problema: O que é TDAH? Quais são os desafios e possibilidades dos alunos com TDAH na sala de aula? Quais recursos podem ser utilizados para que ocorra a estimulação e a inclusão desses alunos durante as aulas?

Atualmente os diagnósticos de pessoas com transtornos estão cada vez mais precoce, o que facilita no tratamento. O TDAH é definido como sendo um transtorno neurobiológico e que é gerado por causas genéticas, caracterizado por sintomas como a impulsividade, hiperatividade, falta de atenção, dentre outros. Mesmo diante do avanço a respeito do tema da pesquisa, os alunos com TDAH ainda sofrem com a inclusão dentro da sala de aula. Aqueles que são diagnosticados de uma maneira precoce acabam por ter uma maior possibilidade de se envolver nas atividades sem muita preocupação, e se tornando assim o mais independente possível. Para que ocorra essa inclusão os professores devem buscar por utilizarem metodologias ativas e até mesmos interativos.

O objetivo geral da presente pesquisa consiste em realizar uma breve revisão bibliográfica sobre o TDAH. Tendo como objetivos específicos, de que maneira os alunos com TDAH são incluídos nas atividades escolares, quais são os recursos e as estratégias para a inclusão desses alunos na sala de aula com os demais colegas. E quais são as dificuldades encontradas pelos professores ao terem que trabalhar com alunos que apresentam esse transtorno.

Atualmente a educação especial e inclusiva vem se destacando, e conseqüência disso é o conhecimento mais amplo por parte da sociedade diante dos transtornos, como por exemplo, o TDAH. Por muito tempo acreditava-se que esse transtorno pudesse ocorrer somente em crianças, o que estudos considerados recentes provaram que o TDAH perdura até a fase adulta. Tendo-se um conhecimento mais amplo sobre esse transtorno é que nos dias atuais pode-se utilizar de algumas estratégias para controlar os sintomas desse transtorno, o que permite que pessoas que sofrem de TDAH, ingressem em uma universidade, se torne bem-sucedido financeiramente, e independente. São pesquisas como essa e demais outras que incentivam a divulgação da importância do conhecimento sobre esses transtornos, em específico nesse caso do TDAH.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (96.2 Kb)   docx (30.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com