TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS

Por:   •  20/1/2021  •  Dissertação  •  10.216 Palavras (41 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 41

[pic 1]

FLORIDA CHRISTIAN UNIVERSITY

UNIVERSIDADE LIVRE DO BRASIL - ULB

MESTRADO EM EDUCAÇÃO

SIMONE DE MELO BATISTA

O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO EM CLASSES COMUNS INCLUSIVAS NAS ESCOLAS DO MUNICIPIO DE BARCARENA PA- BRASIL.

ABAETETUBA

2016

SIMONE DE MELO BATISTA

O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO EM CLASSES COMUNS INCLUSIVAS NAS ESCOLAS DO MUNICIPIO DE BARCARENA PA- BRASIL.

Projeto de pesquisa apresentado a ULB para igresso no mestrado em educação na FCU.[pic 2]

Linha de pesquisa

Sujeito, Formação e Aprendizagem

                

BARCARENA

2016

Sumário

1 introdução.        3

2OBJETIVOS........................................................................................4

2.1 ESPECÍFICO.............................................................................................................5

3 REVISÃO DA LITERATURA.................................................................6

DIVISÃO EM ITENS DA REVISÃO DA LITERATURA........................................................6

3.1 UM BREVE HITÓRICO SOBRE A EDUCAÇÃO DO ALUNO SURDO...........................6

3.2 A EDUCAÇÃO DO ALUNO SURDO NO BRASIL......................................................10

3.3 CONCEITUANDO A SURDEZ..................................................................................14

3.4 AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS AO PROFESSOR PARA A EDUCAÇÃO DO ALUNO SURDO......................................................................................................................................15

3.5 QUAIS AS METODOLOGIAS DISPONÍVEIS PARA O TRABALHO COM ALUNO SURDO......................................................................................................................................18

3.6 A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO BRASIL........................................................20

4. METODOLOGIA DA PESQUISA.......................................................22

4.1CARACTERIZAÇÕES DA PESQUISA........................................................................23

4.2 CAMPO DA PESQUISA.........................................................................................25

4.3 UNIVERSO E AMOSTRA......................................................................................26

  1. INTRODUÇÃO

A inclusão educacional das pessoas com deficiência ou sujeitos com Necessidades Educacionais Especiais (N.E.E), tem como pressuposto a Declaração Universal dos Direitos Humano de 1948 que assegura em seu art.1°: [...] que todos os seres humanos nascem livres. Esta pesquisa fará uma análise pedagógica dos alunos surdos no ensino e aprendizagem no processo de inclusão nas escolas do Município de Barcarena PA- Brasil, pois se sabe que não basta somente que o surdo frequente uma sala de aula, mais que o mesmo tenha o direito de participar das aulas, e ter suas necessidades atendidas como a de qualquer outro educando.

Botelho (1998) e Lacerda (2000). Entre outros autores, alertam para o fato de que o aluno surdo, frequentemente não compartilha uma língua com seus colegas e professores, estando em desigualdade linguística em sala de aula, sem garantia de acesso aos conhecimentos trabalhados, aspectos estes, em geral, pouco problematizados ou contemplados pelas praticas inclusivas.

 Em vista desse quadro fático, estabeleci como campo de investigação a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Joana localizada, na Rua Magalhães Barata, quadra 230, Bairro centro Barcarena Pará Brasil, a qual atende cerca de 100 alunos com necessidades educacionais especiais, funcionando atualmente apenas no período diurno.

Esta pesquisa será relevante para o meio acadêmico enquanto fonte teórica que proporcionará a outros pesquisadores interessados pelo tema uma nova fonte de pesquisa, que contribuirá na formação, e informação tanto do educando como dos educadores para a construção de novos conhecimentos.

A justificativa para este trabalho é conhecer e estudar como vem se desenvolvendo o processo de ensino e aprendizagem de alunos, com deficiência nas classes comum, diante das novas propostas de inclusão, despertando assim minha inquietação diante da problemática que surge quando se fala em incluir um aluno surdo em uma classe comum, onde percebo que nem mesmo o professor consegue comunicar-se, com o aluno como pode haver inclusão sem comunicação? Então se faz necessário que professores e a comunidade escolar mantenha uma boa comunicação com o aluno surdo, para que o mesmo possa ter os mesmos direitos viver de maneira saudável e agradável em um ambiente onde possa compreende, e ser compreendido.

A metodologia usada para o desenvolvimento desse trabalho será a elaboração e aplicação de um questionário com perguntas semi-estruturadas que possuem algumas partes já sistematizadas previamente, Serão elaborados questionários os quais serão aplicados para professores, gestores, pais e alunos com questões diretas para facilitar a conclusão e a analise dos resultados.

O trabalho será desenvolvido em 5 Capítulos, sendo Introdução; 2 objetivos; 3 revisão; 4 metodologia da pesquisa; 5 considerações finais e recomendações; Referências bibliográficas; Apêndices; anexos.

2 OBJETIVOS GERAL:

Descrever e Analisar a prática pedagógica dos professores que atuam com os alunos especiais, e quais metodologias tem realmente contribuído para que aconteça a aprendizagem nas Escolas do campo do  Município de Barcarena PA- Brasil.

2.2 ESPECÍFICOS:         

Verificar como vem ocorrendo o desenvolvimento da pratica pedagógica docente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Joana Barcarena- Para- Brasil.

Descrever como vem ocorrendo o processo de ensino e aprendizagem na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Joana Barcarena- Para- Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (75.6 Kb)   pdf (365.3 Kb)   docx (437.4 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com