TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS E O MÉTODO BRAILLE NO CONTEXTO ESCOLAR

Por:   •  13/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.965 Palavras (12 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 12

REDE FUTURA DE ENSINO

CRISTYANE GONÇALVES LIMA

A INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS E O MÉTODO BRAILLE NO CONTEXTO ESCOLAR

GOVERNADOR VALADARES

2019

REDE FUTURA DE ENSINO

CRISTYANE GONÇALVES LIMA

 A INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS E O MÉTODO BRAILLE NO CONTEXTO ESCOLAR

[pic 1]

GOVERNADOR VALADARES

2019

A INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS E O MÉTODO BRAILLE NO CONTEXTO ESCOLAR.

CRISTYANE GONÇALVES LIMA

RESUMO

Este artigo aborda sucinta a preocupação social que várias escolas têm tido com a inclusão de crianças que apresentam qualquer deficiência, especialmente os visuais. A própria legislação vigente dentro do contexto educacional tem garantido o acesso igualitário a todas as crianças, independentemente de suas necessidades individuais. Além de demonstrar analiticamente como as crianças com deficiências visuais tem sido tratada e acolhida no contexto escolar, utilizando o método Braille como uma necessidadede aprendizado em toda as faixas etárias, e consequentemente de sua inserção social. As escolas eos educadores devem proporcionar aos alunos o direito da aprendizagem do deficiente visual, trazendo inúmeros benefícios aos seus desenvolvimentos, principalmente por serem cidadãos e tendo o Braille como método facilitador desse processo.

PALAVRA CHAVE:inclusão: deficiente: visual: escolar; Braille.

ABSTRACT

This article addresses the social concern that several schools have had with the inclusion of children with any disabilities, especially the visual ones. Legislation in effect within the educational context itself guarantees equal access to all children, regardless of their individual needs. In addition to analytically demonstrating how children with visual impairments have been treated and welcomed in the school context, using the Braille method as a learning need in all age groups, and consequently of their social insertion. Schools and educators should provide students with the right to learn the visual impairment, bringing numerous benefits to their development, mainly because they are citizens and having Braille as a facilitator of this process.

KEY WORD: inclusion: deficient: visual: school; Braille.

I-INTRODUÇÃO

        A inclusão passou a ser um assunto primordial e muito importante na educação

principalmente ao pensar no aluno como um ser social, capaz de desenvolver suas habilidades ou até mesmo suas dificuldades. Nesse sentido a inclusão exige um atendimento especiais as crianças com deficiências e uma receptividade de todos os educandos no sentido de estar acolhendo, aceitando, esforçando de forma coletiva no processo ensino - aprendizagem.

        Nesse mesmo cenário vale lembrar que todos têm direito a educação de qualidade e com adaptação as suas necessidades e individualidades. Por isso temos que observar como as crianças com deficiência visual tem sido tratada no contexto educacional brasileiro e destacar a importância do método Braille para aprendizagem,

apresentando uma potencialidade e conhecimento daquilo que é oferecido.

.         A legislação (BRASIL, 1998), determina que a educação, no seu currículo, viabilize procedimentos e metodologias para atender a população de crianças deficientes, buscando cuidar de suas necessidades comportamentais, emocionais ou sociais. Além do mais, a criança com deficiência precisa de uma atenção ainda maior do que as outras, pois a maioria das atividades escolares gira em torno de estímulos visuais para o acesso direto à palavra escrita, à formação de conceitos e interação e controle do meio ambiente.

        Por isso, o uso do sistema braile norteia a maneira de como trabalhar com os alunos com deficiências visuais em uma sala de aula, que com parceria com escola e famíliaos sucessos nos resultados são visíveis. O método contribuirá para uma aprendizagem própriada criança deficiente no sentido de seu desenvolvimento e aprendizagem própria.

        De acordo com Martins (2006), a importância do educador emconhecera família dessa criança em manter contato com eles, pois ninguém melhor que a família paraexplicar sobre a deficiência da sua criança e os limites que ela apresenta, bem como suasreações e obstáculos.O professor deve procurar envolver não só a família do aluno deficiente visualno seu processo educativo, como também a todos os agentes que fazem parte doseu cotidiano- professores, demais alunos, coordenadores, diretores e funcionários, que estarão diretamente ligados à inclusão do aluno deficiente no ambiente educacional.

2-DESENVOLVIMENTO

2.1 A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

        O termo inclusão está de uma forma direta ligado ao fato de que todas crianças sem exceção são diferentes e, portanto, dentro de suas diferenças, todas têm o direito de ser incluídas em uma escola sem qualquer distinção:

A inclusão é um movimento mais amplo e de natureza diferente ao da integração de alunos com deficiência ou de outros alunos com necessidades educacionais especiais. Na integração, o foco de atenção tem sido transformar a educação especial para apoiar a integração de alunos com deficiência na escola comum. Na inclusão, porém, o centro da atenção é transformar a educação comum para eliminar as barreiras que limitam a aprendizagem e participação de numerosos alunos e alunas (BRASIL, 2005, p.07).

        No contexto escolar, a inclusão é algo quedeve estar sempre presente, pois, a educação é direito de todos independentemente de qual seja sua deficiência. É um gesto de cidadania que integra todos dentro da sociedade. A inclusão é uma forma que visa à igualdade e justiça social, propagando a democracia e contribuindo para uma sociedade maisíntegra e justa.

        A intencionalidade em incluir alunos com deficiência em escolas,seja no ensinoregular, médio ou até mesmo em nível superior é o processo de ensino aprendizagem, fazendo com que se torne cada vez mais eficaz, pois a medida em que as criançasem todas as faixas etárias se agrupam, elas passam a imitarem os colegase com isso elas passam a aprender com eles, participando da vida social e adquirindo conhecimentos sobre as culturas do outro e da sua própria cultura adquirindo igualdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (205.6 Kb)   docx (65.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com