TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INCLUSÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA

Por:   •  6/7/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.949 Palavras (8 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE POTIGUAR-UNP

ESCOLA DE EDUCAÇÃO E TEOLOGIA

CURSO DE PEDAGOGIA

MARIA APARECIDA FIGUEIREDO DE LIMA

Projeto Diagnóstico Educacional – A INCLUSÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA

MOSSORÓ

2020

MARIA APARECIDA FIGUEIREDO DE LIMA

Projeto Diagnóstico Educacional – A INCLUSÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA

Trabalho apresentado no Curso de Pedagogia instituição de ensino superior Universidade Potiguar - UNP de Mossoró, como requisito para a realização da disciplina de prática profissional: Diagnóstico organizacional.

Orientador (es):  Sr.ª Ieda Mª Ferreira Nogueira Silva

                   

    MOSSORÓ

2020 


RESUMO

.

Palavras-chave: Educação, Formação, Docente.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO (JUSTIFICATIVA)        8

1.1        Objetivos do trabalho        9

1.2 Objetivo específico        9

2.        REFERENCIAL TEÓRICO        10

3.        ANÁLISE DA PROBLEMÁTICA        10

4.        PROPOSTA DE MELHORIAS        11

5.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

REFERÊNCIAS        11

        APÊNDICES        12

(Caso tenha fotos e imagens das técnicas utilizadas, comprovando sua execução).        12

        ANEXOS        12

  1. INTRODUÇÃO (JUSTIFICATIVA)

Este trabalho irá abordar sobre a inclusão escolar em tempos de pandemia e o impacto no ensino e aprendizagem escolar. O tema proposto foi escolhido tendo em vista as barreiras que são impostas pela sociedade, e que pessoas em situação de inclusão  enfrentam para frequentar para poder ter uma educação mais justa e de qualidade em tempos de isolamento social.

Neste período de pandemia é necessário dotar medidas para promover a igualdade e assim garantir a comunicação acessível e inclusa e proporcionar inclusão e proteção adequada aos alunos inclusivos.

De acordo com dados da ONU (organizações das nações unidas), 85 países estão com as escolas fechadas sem previsão de retorno, tendo em vista que os decretos estão sempre prorrogando a volta das aulas principalmente em virtude de as escolas serem um grande propulsor de contaminações. Sendo, assim a criança de educação inclusiva tem muitas dificuldades de em seguir todas as orientações e cuidados para evitar as contaminações, ou seja, precisamos pensar nas mais diversas estratégias para minimizar os prejuízos de aprendizagens dos alunos com necessidades especiais sem que isso afete seu convívio social principalmente.

A matéria utilizada para dar embasamento para este relatório tem como título: Ninguém para trás – uma conversa sobre inclusão escola em meio á pandemia de corona vírus. Essa matéria está disponível no link: https://respeitarepreciso.org.br/ninguem-para-tras-uma-conversa-sobre-inclusao-escolar-em-meio-a-pandemia-de-coronavirus/ e trás uma reflexão a cerca do próprio tema, pois não podemos esquecer-nos das crianças com necessidades especiais já que muitas delas têm muitas dificuldades no processo de ensino e aprendizagem escolar e necessitam de uma atenção maior para que essas barreiras não afetem seu aprendizado.

  1. Objetivos do trabalho

O objetivo deste trabalho é identificar os principais fatores que podem beneficiar á criação de estratégias e possibilidades, para diminuir a desigualdade social em relação aos estudantes com necessidades especiais no seu processo de aprendizagem escolar.

1.2  Objetivo específico

  • Identificar as estratégias pedagógicas na educação inclusiva
  • Abordar as principais reflexões a cerca da inclusão social escolar
  • Identificar aos impactos que podem afetar na aprendizagem escolar em tempos de isolamento social nas crianças com necessidades especiais
  1. REFERENCIAL TEÓRICO

   No Brasil, temos um único sistema organizacional de ensino e este precisa ser inclusivo. No Estatuto da Pessoa com Deficiência (2015) é reformulado o conceito de pessoa com deficiência que passa a ser identificada como aquela que tem impedimento de longo prazo, que em interação com barreiras ambientais e sociais, pode ter destruído sua participação na sociedade.

           O benefício de uma escola inclusiva vai muito além das pessoas com deficiência, ao introduzir o tema para alunos e profissionais do ambiente escolar sem deficiência eles também aprendem a lidar com as diferenças, com respeito e a falar sobre o tema sem discriminação.

‘‘O que percebemos é um total despreparo da sociedade em geral e das instâncias educacionais em particular, para empreender a tarefa de transformação que a inclusão exige’’. (SAMPAIO, 2009, p.107)

Enfatizamos que especialmente no período de pandemia, os alunos com deficiência tem sido os principais impactados pelo sistema de aulas á distancia, muitas vezes sem poder contar com recursos pedagógicos importantes para a sua assimilação do conteúdo. Compreendemos as dificuldades que as instituições podem encontrar para a implementação de programas de estudo inclusivos, que considerem os aspectos físicos, psíquicos e educacionais de pessoas com deficiência na escola.

Refletir sobre a inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais no ensino regular leva-nos inevitavelmente a repensar a relação entre a formação do professor e as práticas pedagógicas atuais. (DAVID, 2006, pág. 162)

Pensando nisso refletimos que o benefício de uma escola inclusiva vai muito além das pessoas com deficiência. Ao introduzir o tema para alunos e profissionais do ambiente escolar sem deficiência, estes também aprendem a lidar com as diferenças com respeito e a falar sobre o tema sem discriminação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (171.2 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com