TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INCLUSÃO SOCIAL

Por:   •  3/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

                               INCLUSÃO SOCIAL

Ana Maria Dyniewicz, Beatriz Ferreira Martins, Magda Lúcia Félix de Oliveira

  Devido ao aumento na oferta de profissionais, os trabalhadores tem a necessidade de constante atualização e aperfeiçoamento em suas atividades profissionais. As pessoas com deficiência tem uma barreira maior ainda a enfrentar que é o preconceito.                                                                        

  A inclusão nas empresas não ocorre somente por questões legais, mas também porque a empresa quer promover sua imagem institucional, tem isenção e benefícios fiscais, apoio de universidades e assessoria na capacitação profissional.

 Para alguns sociólogos, a deficiência não é o resultado de problemas médicos ou de fatores naturais, mas sim do preconceito e discriminação de uma sociedade que resiste a diversidade. A maioria desses sociólogos tem lesões físicas e dessa forma unem forças para lutar contra os problemas de discriminação que enfrentam.

Referências:

DYNIEWICZ, Ana Maria, FERREIRA MARTINS, Beatriz, FÉLIX DE OLIVEIRA, Magda Lúcia – Inserção dos deficientes físicos no mercado de trabalho: Revisão Bibliográfica, Maringá, 2011, 9 páginas.

                         -------------------------------------------------------------------

José Guilherme Ferraz de Campos, Eduardo Pinheiro Gondim de Vasconcelos, Gil Kruglianskas

  Todo o cidadão tem direitos e deveres. Todos tem direito a saúde, educação, salário digno, habitação e o direito de expressão e liberdade.

   Quando se fala em cidadania, os direitos humanos devem ser respeitados por todos, inclusive em pessoas com transtorno mental e também nas pessoas com deficiência. O Governo também tem responsabilidade, pois deve fornecer recursos nas demandas por tratamento e nas mudanças sociais necessárias.

   As empresas ainda encontram dificuldades para realizar os processos de inclusão, pois além dos gastos com a implantação do projeto, a média de escolaridade dos PCDs ainda é baixa, pois a maioria dessas pessoas ainda tem pouco acesso a educação.

  Algumas organizações sem fins lucrativos tem atuado no recrutamento e treinamento de pessoas com deficiências, oferecendo colocações na empresa e dando assessoria nesse processo de inclusão.

Referências:

FERRAZ DE CAMPOS, José Guilherme, PINHEIRO GONDIM DE VASCONCELOS, Eduardo, KRUGLIANSKAS, Gil – Inclusão de pessoas com deficiência na empresa, São Paulo, 2011, 14 pág.

 

   

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (32.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com